Agachamento

Como Fazer o Movimento Perfeito no Agachamento

Se você é uma pessoa que costuma ir à academia com frequência já há algum tempo, certamente já fez ou tentou fazer agachamentos. Esse é um exercício que aparece em quase qualquer tipo de treino para pernas. Por que os agachamentos são tão populares assim?

Primeiro de tudo, não há outra forma mais eficiente de tornear suas pernas e bumbum. Segundo, estes são os grupos musculares mais largos do seu corpo, além do músculo mais forte, com maior potencial para ajudar na queima de calorias.

Resumindo, ao desenvolver os músculos dos glúteos, você terá um bumbum mais firme, forte e um potencial de queima de calorias maior. No entanto, será que você está agachando da forma correta? Aqui estão 5 movimentos e dicas fáceis sobre o que fazer e não fazer quando estiver agachando na academia:

1. Posicione corretamente os seus pés

Para fazer o agachamento perfeito, comece com seus pés ligeiramente mais abertos do que a largura do seu quadril, com os dedos virados para fora entre 5 e 15 graus, dependendo da mobilidade de seu quadril. Lembre-se, não como uma bailarina, apenas um pequeno ângulo.

2. Cuide de seus joelhos

Seus joelhos não devem ultrapassar a linha dos seus dedos do pé. Se você simplesmente agachasse seu quadril, os joelhos necessariamente iriam para a frente; portanto, inicie o movimento de agachamento levando o quadril para trás em direção a uma parede (real ou imaginária) atrás de você.

Teste esse posicionamento colocando todo o seu peso para trás em cima dos calcanhares, e tente movimentar seus dedos do pé. Se não conseguir movê-los, jogue o peso mais para trás. Seus calcanhares precisam ficar colados ao chão o tempo todo para proteger os joelhos e ativar corretamente os músculos dos glúteos.

Você também deve evitar que seus joelhos curvem-se para dentro – imagine que você está pressionando-os levemente para fora para mantê-los em linha com as canelas.

3. Não curve sua coluna

Mantenha a coluna numa posição neutra, com os braços estendidos para a frente para manter o equilíbrio. Evite dobrar sua pélvis sobre as costas, arqueando-as. Utilize os músculos abdominais para mantê-las longas e eretas.

4. Mantenha o peitoral para cima

Frequentemente, as pessoas mergulham seu peitoral para a frente enquanto agacham. Em vez disso, mantenha seu peito levantado. Uma dica interessante e fácil para aprender isso é manter contato visual com algo à sua frente.

5. Utilize o intervalo adequado de movimento

Como você sabe exatamente até onde descer? Começar de forma devagar e sem peso é o melhor para quem está começando. Agache o máximo que você puder enquanto conseguir manter os pontos listados acima de forma correta. Depois disso, solte o ar e mantenha a coluna e peitoral imóveis até voltar à posição inicial. Com um pouco de prática, você estará propenso a descer cada vez mais no agachamento e sentir-se mais forte a cada repetição.

Agora, tente fazer alguns agachamentos mantendo estas dicas em mente. Comece com 3 séries de 15 repetições, sem nenhum peso. Uma vez que tenha compreendido completamente os movimentos, você pode começar a fazer algumas variações e incorporar pesos, kettlebells e muito mais.

Você costuma fazer agachamentos durante seus treinos na academia? Quantas vezes por semana? Acredita que vinha fazendo os movimentos corretos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*