Especialista da Área:

Como Fazer Yakult com Kefir?

Aprenda como fazer Yakult com kefir a partir de três receitas diferentes e confira alguns benefícios e cuidados acerca do consumo de kefir na dieta.

O Yakult é um leite fermentado comercial, preparado à base de leite desnatado e do probiótico Lactobacillus casei Shirota. O problema é que além desses ingredientes, o produto também tem açúcar, o que pode ser um impedimento para aqueles que procuram diminuir a ingestão de açúcar em prol de sua saúde e boa forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas você sabia que pode existir uma alternativa menos açucarada para quem gosta da bebida? Pois é, estamos falando da versão caseira do Yakult preparada com kefir, que você vai aprender o passo a passo abaixo.

Depois que aprender como fazer Yakult com kefir, você pode aproveitar para entender um pouco melhor se o Yakult original engorda e conhecer outras receitas de Yakult caseiro light com diferentes ingredientes.

Sobre o kefir

Acredita-se que a bebida tenha sido originada nas Montanhas da Cáucaso da Europa Oriental. Entretanto, mais importante do que essa curiosidade é saber que existem inúmeros benefícios do kefir, já que ele é conhecido como um alimento rico em proteínas, cálcio, vitamina B e probióticos – bactérias e outros micro-organismos do bem, que beneficiam a saúde, especialmente o sistema digestivo.

A bebida também já foi associada com a melhoria da digestão e com a diminuição da inflamação.

No entanto, ainda que os probióticos e o kefir demonstrem efeitos positivos em relação a doenças, as pesquisas em relação a eles estão muito provavelmente ainda em seus estágios iniciais. As informações são da Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares, e do site WebMD.

Como fazer Yakult com kefir?

Vamos aprender três maneiras de como fazer Yakult com kefir, mas antes de chegarmos a elas, sugerimos que você dê uma olhas nessas receitas de iogurte de kefir, já que ele aparece na lista de ingredientes de todas receitas abaixo:

Método 1

Ingredientes:

  • 500 ml do soro de kefir (é possível retirá-lo ao coar o iogurte de kefir);
  • 1 colher de sopa cheia de cream cheese de kefir ou 200 ml de iogurte de kefir;
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • ½ colher de sopa de xilitol, stevia ou outro substituto natural do açúcar refinado;
  • 2 gotinhas de essência de laranja.

Modo de preparo:

Juntar todos os outros ingredientes e levar ao liquidificador, que deve estar com o copo e a tampa muito bem higienizados; Bater tudo e servir gelado imediatamente. A quantidade que não for servida no momento deverá ser guardada bem fechada na geladeira.

Método 2

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • 600 ml de soro de kefir (ele é obtido ao coar o iogurte de kefir);
  • 250 ml de leite;
  • Essência de baunilha a gosto;
  • Adoçante (opcional).

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes dentro de uma garrafa esterilizada; Mexer bem com o auxílio de uma colher para que o soro fique bem misturado ao leite e servir gelado.

A bebida pode durar entre sete a oito dias dentro da geladeira. Armazene a sua em uma garrafa bem esterilizada e fechada.

Método 3

Ingredientes:

  • Suco de 1 laranja pera;
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha;
  • 700 ml de soro de kefir (obtém-se o soro de kefir ao coar o iogurte de kefir);
  • 300 ml de iogurte de kefir;
  • 3 colheres de sopa de adoçante em pó stévia.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes em um recipiente e bater com o auxílio de um mix. Outra opção é colocar tudo em uma garrafa, tampar e chacoalhar bem para ficar tudo misturado; Servir-se e armazenar o restante na geladeira em uma garrafa bem esterilizada e tampada

Cuidados com o kefir

Segundo informações do site WebMD, o kefir é classificado como possivelmente seguro quando ingerido oralmente por adultos ao longo de até oito semanas. No entanto, isso não significa que esse leite fermentado não exija cuidados, não tenha contraindicações ou não possa provocar reações adversas.

De acordo com a Mayo Clinic, para quem escolher fazer o kefir em casa, é fundamental lembrar-se de utilizar sempre leite pasteurizado para evitar contrair uma doença provocada por alimentos ou intoxicação alimentar.

“Em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, incluindo aqueles com HIV, Aids e diversas outras condições os probióticos podem resultar em infecções perigosas”, advertiu o pesquisador da área de nutrição Kris Gunnars.

Como não existe uma quantidade suficiente de informações confiáveis a respeito da segurança do uso do kefir para as mulheres gestantes e as mulheres que estão na fase do aleitamento dos seus bebês, a recomendação é que elas ajam com segurança e evitem o consumo da bebida, alertou o site WebMD.

A publicação advertiu ainda que o kefir pode aumentar efeitos colaterais como problemas intestinais, problemas estomacais, feridas na boca, sonolência, transpiração e perda de cabelo em pacientes que passam pelo tratamento da quimioterapia do câncer de cólon.

Por isso, caso você sofra com qualquer tipo de doença ou condição específica de saúde, esteja grávida ou se encontre no período de amamentação do seu neném, consulte o seu médico para saber se pode ou não pode tomar kefir e outros produtos ricos em probióticos.

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, nos primeiros dias de consumo os probióticos podem provocar reações como gases e desconforto abdominal leve, que devem melhorar depois que a pessoa se adapta a eles, afirmou o pesquisador da área de nutrição.

Também podem surgir sintomas como inchaço, náusea, cólica intestinal e prisão de ventre durante esse período inicial do uso do kefir, porém, assim como os mencionados no parágrafo anterior, eles devem se resolver com a utilização contínua do produto.

Caso você experimente efeitos colaterais mais graves ao kefir ou outros produtos com probióticos, procure rapidamente o auxílio médico para receber o tratamento necessário.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou desses métodos de como fazer Yakult com kefir? Pretende aprender e experimentar fazer o seu próprio? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo muito solicitada para palestras, consultoria a empresas e atendimento personalizado para atletas, pessoas com condições especiais de saúde e pessoas que desejam melhorar a forma física de forma saudável. É a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España). É também membro da International Society of Sports Nutrition. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma. Dra. Patricia Leite é uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário