Andando de bicicleta

Como Maximizar os Benefícios do Exercício para a Saúde Mental

Você provavelmente já ouviu que os exercícios, além de todos os benefícios físicos que fornece, pode também promover uma melhora na sua saúde mental e ajudar no combate à ansiedade e depressão. Mas de acordo com um estudo recente publicado no Journal of Behavioral Medicine, a pesquisa mostra que, na verdade, acreditar que o exercício terá um efeito positivo pode ser tão ou mais importante para a sua saúde psicológica e neurofisiológica do que o próprio treino.

Os pesquisadores convidaram 76 homens e mulheres para o laboratório para uma sessão de spinning de nível moderado por 30 minutos.

Antes que eles subissem na bicicleta, foram divididos em dois grupos:

  1. Um de pessoas que assistiram a vídeos que exaltavam os benefícios positivos para a saúde do ciclismo
  2. Outro que não os assistiu.

Basicamente, o laboratório estava tentando manipular suas percepções do exercício, para ver como as suas expectativas afetariam os benefícios do treino. Eles também perguntaram diretamente aos participantes sobre suas percepções sobre os benefícios da atividade física.

O resultado (monitorado através de exames de atividade cerebral)

Os participantes que já estavam a par dos benefícios do exercício e acreditavam neles mostraram aproveitá-los bem mais, além da aparente melhora do humor e maior redução da ansiedade. E os dados de monitoramento do cérebro revelaram que eles também estavam mais relaxados neuronalmente.

Então, se você está apenas praticando atividade física porque sente que tem que fazer isso, como uma obrigação, é preciso tentar ter uma relação mais positiva e harmoniosa com o seu próprio tempo de exercício. Assim que você conseguir ter essa melhor relação, irá aproveitar ainda mais dos benefícios que ele fornece ao seu corpo.

E caso você esteja se perguntando se o efeito é o mesmo em todas as formas de exercício de resistência, você não precisa sair e trocar seus tênis de corrida para uma bicicleta.

Atividades como natação, corrida e outros exercícios aeróbicos se aplicam ao mesmo estudo. Assim, nos dias em que você está temendo ter que ir buscar um treino no, tente mudar o seu treino! Há uma grande variedade de sugestões de atividades físicas para você.

Você acredita e conhece todos os benefícios dos exercícios que você pratica diariamente? Quais são os seus preferidos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*