Você sabia que o café, em sua forma crua e não tostada, pode ser benéfico para o seu plano de emagrecer com saúde?
Em 2012, o Dr. Joe Vinson apresentou suas descobertas no 243º Encontro e Exposição Nacional da American Chemical Society (Sociedade Americana de Química) obtidas em uma pesquisa sobre a relação do café verde com a perda de peso.
Veja o que esse pesquisador descobriu em seu estudo, entenda mais sobre o que é o café verde, como ele pode te ajudar a emagrecer e como usá-lo.
O que a ciência diz sobre o café verde e o emagrecimento
No estudo, os participantes ingeriram diferentes concentrações de extrato de café verde em cápsulas, enquanto as pessoas do grupo controle tomaram cápsulas com placebo (um pó inativo), durante 22 semanas. Os pesquisadores quantificaram a perda de peso, o IMC (índice de massa corporal) e a porcentagem de gordura corporal.
Os participantes eliminaram mais peso quando consumiram 1050 mg de extrato de café verde por dia, do que os participantes que ingeriram placebo ou quando usaram a dose baixa (700 mg). Como o estudo se estendeu por 22 semanas, houve tempo suficiente para observar alguns resultados significantes para os participantes, como a redução média de 10,5% no peso corporal total e 16% na porcentagem de gordura corporal.
A dieta dos participantes foi monitorada durante o período do estudo, assim como a prática de exercícios físicos. Esse monitoramento não foi feito com o objetivo de solicitar mudanças na dieta e nos hábitos dos participantes, mas apenas para coletar dados para interpretação dos resultados, a fim de realmente entender o quanto o café verde impactou no emagrecimento.
Não houve, ao longo do estudo, nenhuma mudança na ingestão calórica e na frequência ou intensidade da prática de atividade física. Mas vale ressaltar que os próprios autores afirmam que o consumo diário das cápsulas de café verde ajudam ou aceleram o emagrecimento, quando acompanhado de dieta baixa em consumo de gordura e prática regular de atividade física.
O que chama a atenção neste estudo é que as cápsulas com extrato de café verde de fato aceleraram o emagrecimento. Essa informação foi suficiente para chamar a atenção da comunidade científica, da mídia e, é claro, das grandes companhias alimentícias. Então, não se impressione ao reparar na grande quantidade de produtos de café verde nos supermercados e lojas de produtos naturais.
O que é exatamente o café verde?
O café verde não é verde, de maneira alguma, só é cru. O café que você compra no supermercado ou toma em sua cafeteria favorita consiste de grãos que foram torrados antes de se tornarem essa bebida deliciosa. Torrar é uma forma de cozinhar, e cozinhar e aquecer o café produz uma ótima bebida, mas não ajuda efetivamente nos seus esforços para perder peso.
O café verde, por outro lado, refere-se ao café que não passou pelo processo de torrefação, por isso contém de 3 a 5 vezes mais antioxidantes, do que o café tradicional, que é torrado.
O café verde é, então, mais puro e conserva um importante fitoquímico, o ácido clorogênico, além do dobro de cafeína que tem em um café tradicional. Se você moer o grão e depois fizer uma bebida, vai notar que ela não tem o mesmo sabor e o aroma do café tradicional, pois eles são adquiridos após a torrefação. O café produzido com o grão cru é mais amargo e menos aromático, do que aquele produzido com o grão torrado.
O que tem no café verde que faz perder peso?
O ácido clorogênico presente no grão de café cru é o que nos ajuda a perder peso.
Existem evidências de que este polifenol inibe a amilase e a lipase pancreática, duas enzimas do trato gastrointestinal que quebram o amido e a gordura. Isso impede a absorção da glicose e dos lipídios (gordura) pelo organismo, diminuindo a absorção de calorias e levando à perda de peso.
A torra do grão elimina o ácido clorogênico e faz o café ficar inútil para a perda de peso, explica o autor do estudo mencionado no início.
Estudos realizados em ratos mostraram que o extrato de café verde também consegue inibir, em certo grau, a absorção de gordura no fígado. Ele também inibe uma enzima responsável por quebrar o glicogênio estocado no fígado e liberá-lo na corrente sanguínea. Como resultado, ele ajuda a controlar os níveis de glicose e insulina no sangue.
Além disso, outros resultados científicos mostram que o extrato de café verde potencializa a mobilização das reservas de gordura no tecido adiposo (tecido gorduroso), para gerar energia a partir de sua queima.
Isso, com certeza, auxilia o processo de emagrecimento de pessoas que estão fazendo uma dieta baixa em calorias e estão praticando atividade física regularmente.
Você conseguiria comer grãos de café cru todos os dias? Ou, então, trocar o café tradicional pelo café verde? Há quem aprecie a bebida feita com o café verde, mas seu sabor não é tão popular quanto o do café tradicional, pois é muito amargo.
Como funciona?
Ao invés de preparar uma bebida com o café verde ou mastigar os grãos de café verde, você pode tomar cápsulas contendo o extrato do café verde em pó.
A dose diária recomendada para consumo varia de 100 a 400 mg. Em lojas de produtos naturais, você geralmente encontra cápsulas de 200 mg, com a indicação de consumo de 2 cápsulas por dia, uma de manhã e outra 20 minutos antes do almoço.
A quantidade de cápsulas varia conforme a miligramagem do produto. De forma geral, aconselha-se não tomar as cápsulas à noite, pois podem atrapalhar o sono, devido à alta concentração de cafeína.
É aconselhado, também, que você não ultrapasse a dose de 9 gramas, ou 9000 mg, de café verde por dia, pois pode causar toxicidade e sintomas como palpitação cardíaca e nervosismo.
No estudo mencionado, os participantes utilizaram uma dose alta do extrato de café, 1050 mg, mas vale lembrar que se tratava de um estudo controlado e supervisionado. Sempre utilize a dose recomendada pelo seu médico ou médica.
Possíveis efeitos colaterais e contraindicações
Evite associar as cápsulas de café verde com outros estimulantes, pois você pode sofrer alguns efeitos colaterais dessa combinação, como:
- Insônia.
- Nervosismo.
- Palpitação cardíaca.
- Ansiedade.
Aproveite e veja o que nossa nutricionista diz sobre sono e emagrecimento:
As cápsulas de café verde são contraindicadas para quem sofre de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), nervosismo exagerado, e de problemas gástricos, como gastrite e úlcera.
Também é contraindicado para gestantes e pessoas com síndrome do intestino irritável. Crianças também não devem tomar cápsulas de café verde, especialmente as que são mais hiperativas.
Onde posso encontrar o café verde?
Se você não encontrar o café verde em lojas físicas próximas a você, com certeza conseguirá encontrá-lo pela internet. Os resultados promissores dos estudos científicos tornaram o extrato de café verde algo muito atrativo para os fabricantes de alimentos e suplementos.
Agora que você já sabe que as cápsulas de café verde podem te auxiliar no processo de emagrecimento, procure ajuda profissional para incluí-lo adequadamente dentro de um plano de emagrecimento, cuja base seja alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos. O uso isolado das cápsulas não promoverá o emagrecimento que você está buscando.
Fontes e referências adicionais
- Randomized, double-blind, placebo-controlled, linear dose, crossover study to evaluate the efficacy and safety of a green coffee bean extract in overweight subjects [Retraction], Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity: Targets and Therapy, 2014; 7: 467-468.
Fontes e referências adicionais
- Randomized, double-blind, placebo-controlled, linear dose, crossover study to evaluate the efficacy and safety of a green coffee bean extract in overweight subjects [Retraction], Diabetes, Metabolic Syndrome and Obesity: Targets and Therapy, 2014; 7: 467-468.
Pode consumir o grao em si (comprar o grao e tomar enteiro)
chá verde em capsula faz o mesmo efeito?
Olá Marlene. Recomendo a leitura deste artigo: https://www.mundoboaforma.com.br/cha-verde-em-capsulas-funciona/