Como plantar cereja em casa – Passo a passo e cuidados

Especialista da área:
atualizado em 11/04/2021

A cereja, comumente cultivada em locais frios, é uma fruta apreciada em todo o mundo, mas saiba que é possível plantar suas sementes em casa, de forma até simples, como veremos.

  Continua Depois da Publicidade  

Ela é considerada por muitos como uma fruta exótica, pelo fato de raramente ser cultivada no Brasil. E essa dificuldade de cultivo não é à toa: o nosso clima tropical não é o melhor para o crescimento da planta.

Por isso, vamos agora conhecer as diferentes formas de plantar cereja em casa, além de aprender um pouco mais sobre a cerejeira.

Veja também: Calorias da cereja: tipos, porções, dicas e receitas com cerejas

A arvore de cereja, ou cerejeira

A cerejeira é uma árvore que chega a medir cerca de 10 metros de altura. Sua floração, que a torna uma bela árvore ornamental, é bastante intensa, e suas folhas caem durante o inverno.

Mas, além de sua aparência única, o cultivo da cerejeira é feito pelo seu fruto, a cereja, que é consumido em diversos países do mundo.

cerejas na cerejeira

Por que plantar cereja em casa?

Existem muitos motivos para se plantar uma cerejeira em casa, como:

  • Pode ser usada como uma planta ornamental, pois ela é considerada uma das mais belas árvores conhecidas;
  • Cultivar plantas e árvores frutíferas é uma ótima forma de garantir que as frutas estarão completamente livres de agrotóxicos e outros compostos químicos que possam ser usados em plantações comerciais.

Por isso, vale a pena o trabalho de germinar e cuidar de um pé de cereja, mesmo que leve alguns anos para dar frutos.

Como plantar cereja?

Comprar uma muda de cerejeira já formada ou uma planta jovem, é a forma mais prática de cultivar cerejas. Mas o processo também pode ser feito com sementes, embora seja mais trabalhoso.

1. No jardim

Para plantar a cerejeira no jardim, o ideal é conseguir uma muda já germinada, uma vez que é mais difícil controlar as condições de temperatura nesse tipo de cultivo.

  Continua Depois da Publicidade  

O solo escolhido deve ser fértil e com uma boa drenagem, para evitar o acúmulo de água. Além disso, o local deve ter uma boa incidência de sol, por pelo menos quatro horas por dia, mas também com um bom período de sombra.

Então, após a escolha do local, você deve fazer um buraco com cerca de 30 cm de profundidade e plantar a muda. Depois, preencha o espaço que sobrou com a terra e fixe bem a planta.

Se achar necessário, você pode colocar um tutor, ou uma escora, ao lado para assegurar que ela fique reta até enraizar bem.

cerejas na mão

2. No vaso

Nesse caso, iremos focar no cultivo a partir de sementes de cereja, mesmo que seja um processo que nem sempre dá resultados. Para isso, você vai precisar de um vaso, sementes de cereja, cascalho (ou casca de pinus ou folhas secas mortas) e terra.

Após conseguir os materiais, siga os seguintes passos:

  • Primeiro, preencha o fundo do vaso com cascalho (ou casca de pinus ou folhas mortas secas) para auxiliar com a drenagem;
  • Depois, adicione a terra até a metade do vaso, e então coloque as sementes;
  • Então, cubra com o resto da terra, tomando cuidado para não deixar as sementes numa profundidade muito grande;
  • Posicione o vaso em um local com mais umidade, que tenha menor incidência do sol, mas com muita claridade;
  • Regue mais ou menos a cada três ou quatro dias, dependendo do lugar onde o vasinho ficar, mas fique de olho, para não deixar a terra muito seca.

Observação: Alguns especialistas recomendam que as sementes sejam guardadas em geladeira por cerca de três meses antes do plantio, para simular as condições de sua região de origem.

Mas é bom ter em mente que as cerejeiras demoram para germinar, e pode levar meses até que você perceba que o processo de plantio realmente funcionou.

O problema do clima brasileiro

Não há cultivo comercial da cereja no Brasil porque ainda não foram desenvolvidas espécies adaptadas ao clima do nosso país. Isso acontece porque a cerejeira precisa acumular cerca de 1.400 horas de frio para quebrar a dormência das sementes e favorecer a germinação.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas existem outras espécies da cerejeiras que necessitam de menos horas de frio, entre 100 e 150, mas as respectivas cerejas não têm sabor agradável. Portanto, plantar cereja em casa é uma alternativa mais viável para os brasileiros que moram no exterior, em países onde faz mais frio.

O problema com os agrotóxicos

Como vimos anteriormente, um dos motivos para aprender como plantar cereja em casa é garantir que a fruta não contenha agrotóxicos. Mas você já parou para pensar e pesquisar o que são essas substâncias e o que elas podem ter de tão ruins?

Os agrotóxicos são, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, produtos químicos, físicos ou biológicos que são utilizados com o objetivo de controlar o crescimento de pragas que iriam de alguma forma afetar a produção.

Mas esses produtos podem trazer diversos problemas para a saúde, como alguns tipos de câncer, infertilidade e problemas neurológicos. Por isso, o consumo de alimentos orgânicos é tão importante, e o cultivo caseiro e artesanal pode ser uma boa opção para algumas pessoas.

Veja também: 9 doenças causadas por agrotóxicos nos alimentos

Dicas e cuidados

  • Existem diversos tipos de cereja, então, pesquise sobre eles antes de escolher uma para plantar em casa;
  • Se possível, prefira plantar a cerejeira no início do outono, uma vez que a planta precisa de um período de alguns meses em tempo mais frio para germinar e começar o crescimento;
  • Também é possível cultivar a cerejeira na forma de bonsai, embora as técnicas utilizadas para o cuidado da planta sejam bastante diferentes;
  • Por fim, é normal que a cerejeira perca as folhas durante o inverno, uma vez que em seu ambiente natural, isso ocorre para que a planta poupe energia.
Fontes e referências adicionais

Você já sabia como plantar cereja em casa? Pretende experimentar, mesmo sabendo dos desafios com relação à temperatura do nosso país? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

1 comentário em “Como plantar cereja em casa – Passo a passo e cuidados”