13 Benefícios da Cebolinha – Para Que Serve e Propriedades

Especialista:
atualizado em 20/08/2020

Pense em uma erva perfumada, verde e que adicionada à comida dá um sabor sutil. Sim, a cebolinha é essa planta, nativa da China e Terras Altas da Sibéria, e que atualmente está dentro de quase todas as cozinhas.

A cebolinha faz parte da família dos vegetais e ervas. Essa família de alimentos tem sido cultivada por centenas de anos, não somente pelas suas características e para dar sabor nas comidas, mas também conhecida por suas propriedades medicinais.

Benefícios da cebolinha para a saúde e boa forma

Os benefícios da cebolinha para a saúde são inúmeros, segue abaixo onde ela pode ser usada e para que serve esta erva saborosa e extremamente saudável:

1. Atua na prevenção do câncer

A família de vegetais que a cebolinha participa tem sido estudada em relação ao combate de alguns tipos de câncer, especificamente de estômago e de colorretal devido aos seus compostos orgânicos ricos.

Ainda não foi descoberto o motivo exato pelo qual esses compostos inibem o cancro, mas há hipóteses de que os compostos inibem o crescimento do tumor e a mutagênese e possuem antioxidantes que ajudam a destruir os radicais livres fazendo com que o crescimento de células cancerígenas e tumores não aumente. Além disso, a cebolinha ajuda o corpo a produzir a glutationa, um agente que permite identificar toxinas e outras substâncias causadoras de câncer e eliminá-las.

Um estudo publicado pelo Jornal do Instituto Nacional do Câncer revelou que homens que ingerem vegetais da família Allium possuem menos riscos de câncer de próstata.

Já no caso de câncer de esôfago e estômago, foram feitos experimentos em animais que tiveram como resultado a inibição do tumor.

Além disso, alguns estudos mostram que a quercetina e outros flavonoides encontrados nessa planta têm propriedades que ajudam a proteger contra o câncer de mama, cólon, ovários, endométrio e pulmões.

2. Fortalece ossos, limita danos neuronais e ajuda contra o Alzheimer

Existem diversas vitaminas e minerais encontrados em cebolinhas, mas a mais importante é a vitamina K, pois é um nutriente fundamental que muitas vezes não é encontrado facilmente em alimentos comuns. Essa vitamina é fundamental para manter a densidade mineral óssea e a integridade óssea.

Conforme envelhecemos, a densidade mineral tende a cair, consequentemente nos deixando com osteoporose, condições inflamatórias e artrite. As altas taxas de vitamina K, como as encontradas nas cebolinhas, podem ajudar a produzir a osteocalcina, que é fundamental na manutenção da densidade mineral nos ossos.

A cebolinha picada fornece 16% do que é necessário de vitamina K de acordo com valores recomendados diários. A vitamina K é conhecida principalmente pela formação e fortalecimento dos ossos, precaução dos danos neuronais no cérebro e uso no tratamento de doenças de Alzheimer, e portanto estes são alguns dos benefícios da cebolinha.

3. Atua contra problemas digestivos

Alguns componentes encontrados na cebolinha podem auxiliar contra desconfortos digestivos. Além disso, o vegetal possui qualidades antibacterianas naturais que podem eliminar inúmeras bactérias, particularmente aquelas da família da salmonella, que podem causar estrago no sistema gastrointestinal.

Em outras palavras, a cebolinha possui um alto poder de aumentar a eficiência de absorção de nutrientes do seu intestino, assegurando que você consiga absorver o máximo de nutrientes possíveis de suas refeições.

4. Promove a saúde do coração

Um dos componentes orgânicos mais importantes encontrados na cebolinha é a alicina, que luta contra o mau colesterol e para uma melhor saúde do coração. Além disso, essa substância foi relacionada à redução da pressão arterial.

Quando combinada com efeitos vasodilatadores do potássio encontrado na cebolinha, a erva pode auxiliar bravamente na redução da estirpe cardiovascular.

A quercetina, outra substância orgânica presente na cebolinha, foi relacionada à redução dos níveis de colesterol e placas nas artérias, evitando aterosclerose e ajudando na redução do risco de AVC e ataques cardíacos – mais alguns importantes benefícios da cebolinha para a saúde.

5. Melhora do sistema imunológico

A maior atenção é focada nos componentes orgânicos da cebolinha, mas os nutrientes tradicionais também são muito importantes. Os altos índices de vitamina C na cebolinha auxiliam na eficácia do sistema imunológico, evitam contusões e ajudam na produção de colágeno, que é um componente essencial na criação de novos vasos sanguíneos, células, tecidos e músculos.

Além disso, a cebolinha possui qualidades antibióticas e agentes antibacterianos que trabalham junto com a vitamina C eliminando microrganismos perigosos e combatendo resfriados, gripes e infecções fúngicas particulares.

A planta ainda possui moderado efeito anti-inflamatório que torna a prevenção de artrite reumatoide mais um dos possíveis benefícios da cebolinha. O suco da planta pode ser usado como um repelente natural, e se colocado em feridas, pode reduzir infecções fúngicas. Outro ponto positivo é que a planta ajuda no mecanismo de defesa. A vitamina E presente na planta têm propriedades antioxidantes que suportam as funções dos mecanismos de defesa.

Por possuir diversos nutrientes importantes como potássio, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina C, ácido fólico, niacina, riboflavina e tiamina, há ainda diversos outros benefícios da cebolinha como o alívio do nariz entupido e resfriados.

Existem ainda alguns remédios populares tradicionais que utilizam a cebolinha para aliviar na dor de estômago, flatulências, estimular a digestão e combater a anemia.

6. Promove a saúde ocular

Os carotenos encontrados nas cebolinhas, luteína e zeaxantina, são responsáveis por reduzir estresse oxidativo no sistema ocular e retardar o aparecimento de cataratas nos olhos. Eles também ajudam a retardar e prevenir a degeneração macular, mantendo a visão saudável na velhice.

7. Prevenção de defeitos de nascimento

Outro nutriente essencial nas cebolinhas é o ácido fólico, que é essencial para grávidas que querem segurança no desenvolvimento saudável de seu bebê. O ácido fólico previne defeitos do tubo neural nos recém-nascidos, configurando mais um dos importantes benefícios da cebolinha.

8. Atua desintoxicando o corpo

A cebolinha possui propriedades diuréticas suaves, e se combinada com outros componentes antibacterianos, auxilia na desintoxicação do corpo.

Nesse processo, a cebolinha ajuda a eliminar toxinas, sais, águas e até mesmo gordura, mantendo os sistemas de órgãos funcionando normalmente.

9. Benefícios da cebolinha no sistema circulatório

A cebolinha também inclui ingredientes que evitam o coágulo sanguíneo e as grandes quantidades de vitamina C ajudam na elasticidade dos capilares sanguíneos. Além disso, o ácido fólico ajuda a aumentar a circulação sanguínea e a vitamina C facilita a assimilação de ferro dentro do organismo.

10. Baixa em gordura, sal e calorias

É uma opção saudável e natural. A planta fornece apenas quatro calorias por xícara, não possui quantidades significativas de sódio e cada porção possui um décimo de grama de gordura.

11. Pele limpa

Por possuir betacaroteno, a cebolinha é eficaz na remoção de acnes e também pode ser usada como máscara facial para tratamento de pele seca.

12. Cabelos fortes

Há ótimos benefícios da cebolinha para a saúde capilar – ela estimula o crescimento do cabelo pelo aumento do fluxo de sangue no couro cabeludo e nas raízes. É boa também para a redução ou eliminação de coceira no couro cabeludo e seu suco pode evitar a queda de cabelo.

13. Pode ajudar no tratamento de baixa libido

É considerada um alimento afrodisíaco.

Propriedades da Cebolinha

Outro aspecto muito importante a se saber é que a cebolinha pode estimular o apetite de uma pessoa, consequentemente fazendo-a ter mais fome. Portanto, há importantes benefícios da cebolinha para pessoas com problemas digestivos e que possuem incômodos gastrointestinais.

No entanto, a cebolinha é um alimento rico em nutrientes, o que significa que enquanto é baixa em calorias, é rica em nutrientes benéficos como vitaminas, minerais e antioxidantes.

Uma colher de sopa de cebolinha contém uma caloria e zero grama de gordura, proteína e carboidrato, providenciando 3% do valor diário essencial de vitamina A e C.

Veja abaixo a tabela nutricional com mais detalhes da cebolinha:

Porção de 100 gramas
Valor Energético19,5 calorias
Carboidratos3,4g
Proteínas1,9g
Fibra alimentar3,6g
Fibras solúveis0,1g
Cálcio79,9mg
Vitamina C31,8mg
Piridoxina B60,1mg
Fósforo26,9mg
Manganês0,1mg
Magnésio24,6mg
Lipídios0,4g
Ferro0,7mg
Potássio206,4mg
Cobre0,0ug
Zinco0,3mg
Tiamina B10,0mg
Riboflavina B20,0mg
Sódio1,6mg

Como adicionar mais cebolinha ao seu dia-a-dia

Por ser um tempero, a cebolinha pode ser facilmente adicionada à dieta. Além disso, acrescentar cebolinha é uma excelente maneira de dar mais sabor às refeições sem aumentar calorias extras, gordura ou sódio.

Uma boa dica seria acrescentá-la à receita no final do preparo para manter os benefícios da cebolinha e suas propriedades nutritivas. Além disso, use uma faca bem afiada, caso contrário, o sabor e seus nutrientes poderão ser dissipados na bandeja de corte de legumes.

A cebolinha combina com muitos pratos, e os que mais fazem sucesso são os preparos com ovos, queijos, quiches, fritadas e batatas. Também é excelente para cobrir cremes, sopas e saladas.

E para pessoas que gostam de plantar, é possível cultivá-las em pequenos vasos e em locais ensolarado.

Vale lembrar que existem poucos relatos de reações negativas. No entanto, uma quantidade excessiva de cebolinha, com elevada concentração de compostos orgânicos fortes, pode causar desconforto gástrico.

Você já conhecia estes inúmeros benefícios da cebolinha para a boa forma e saúde? Agora que já sabe para que serve a erva, irá incluí-la mais em seu cardápio? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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17 comentários em “13 Benefícios da Cebolinha – Para Que Serve e Propriedades”

  1. Não conhecia todo est conteúdo em um vegetal tão simples. Vou usá-lo no suco verde , p não perder nenhuma vt / mineral. Obgada por esse conteúdo importante
    .

  2. gosto muito de cebolinha uso em quase tudo que faço, principalmente no tempero do feijão no arroz,na carne etc.
    para o tempero do feijão coloca a cebolinha com o alho na gordura ou óleo,deixe fritar ate ficar douradinho,e jinte ao feijão, o sabor fica uma delicia.

  3. ola amigos e amigas ,vai ai minha receita de boa saude, suco de 6 laranjas e suco de 1/2 limao. 6 folhas frescas de couve com caule e, 3 folhas de cebolinhas de folhas ,”obs’ nao e cebola de batata . 3 caule com folhas de salsinha frescas de horta, e 2 dentes de alho cru. bata tudo juntos no liquidificador +/- por 5 minutos e ta pronto o elixir da ,boa saude … modo de usar, pela manha em jejum, 1/2 copo americano com o suco,ou 1 xicara media com o suco. tomar 1/2 copo novamente,1 hora depois do almoço e 1 hora depois do jantar, beba 3 a 4 vezes por dia .” observaçao ” pela manha antes do jejum, tomar so agua. si tiver sede, tomar cafe,ou leite,ou cha ou lanchar so 1 hora depois de ter tomado o suco da boa saude._ eu tomo esse elixir da boa saude todos os dias, ja a 5 anos nao tomo nenhum tipo de comprimido para qualquer tipo de infermidade ,espero ter ajudado , um forte abraço a todos, espero contato com voces thal.

  4. Adoro com caldinho de feijão. Coloco o feijão recém preparado no prato com bastante caldo e pico bastante cebolinha. Depois coloco por 10 a 15 segundos no micro-ondas só pra das uma leve cozinhadinha nele. O gosto que a cebolinha dá nos caldos é maravilhoso!

  5. Excelente essas informações, uma pena que não haja divulgação dos benefícios, algo tão simples e importante. Faço salada de cebolinha com coentro , alho , azeite e uma pitada de sal. Uma delícia.

  6. Sabia que tinha boas propriedades ao corpo humano, porém, não imaginava todas essas qualidades da planta. Matéria, ótima, parabéns a todos, (as). A única coisa que falta é, maior publicidade para os cidadãos (as) deste País tão mal informado e muito pouco aculturado. Eu, em particular, faço molho de: (cebolinha, salsinha, alho, cebola, vinagre de maçã, óleo de girasol, azeite virgem, limão galego ou limão ciciliano ou limão cravo, (todos sem casca, porém com semente, tudo triturado em liquidificador com 12 velocidades), e um pouco de vinho branco seco). Faço mais ou menos 01 litro e guardo da geladeira. Uso para tudo, tempero de carne, carne de frango, saladas, etc. Da casca do limão galego faço doce. Da casca do maracujá, faço também, doce. Estou começando a triturar semente de abóbora, de melão, de mamão, caroço de abacate, para fazer doce ou farinha, na substituição ao, glutém. Na refeição da manhã, bato duas colheres de leite de soja em pó, uma colher de farinha de linhaça, farinha de chia, adoçante. Tomo mais ou menos, 400 ml, como uma maça e uma banana nanica. Tenho alergia a lactose do leite e o glutem também, me faz mal. No comentário acima da Edna, acho muito importante ensinarem quantidades e receitas. PORÉM, MAIS UMA VEZ, TEMOS QUE TENTAR DIVULGAR O MÁXIMO POSSÍVEL, POIS NOSSA POPULAÇÃO É MUITO DESINFORMADA E NADA ACULTURADA.
    PARA O BEM DO PAÍS, “BRASIL”.

  7. Voce falou muito bem, gostei muito do artigo mas ficou somente nisso porque não deu receita e nem a quantidade usada, isso não adiantou.

  8. Nossa! Estou substituindo a alface pela cebolinha por ser mais rápida a higienização e estou surpresa com os inúmeros benéficios da mesma.Muito bom saber. Tenho diabetes e procuro ter na minha refeição diária(almoço) pelo menos 05(cinco) tipos de folhas e vegetais.