Como tirar rachadura dos pés: 15 remédios caseiros

Especialista da área:
atualizado em 15/03/2021

As rachaduras são um problema comum nos pés que ocorrem principalmente nos calcanhares. Veja então como tirar rachaduras dos pés de forma simples em sua própria casa.

  Continua Depois da Publicidade  

As rachaduras nos pés podem ocorrer tanto em adultos como em crianças e parecem afetar as mulheres com mais frequência do que os homens.

Para a maioria das pessoas, essas rachaduras não são algo sério e podem apenas causar um certo desconforto ao caminhar com os pés descalços. Mas, em alguns casos, elas podem se tornar muito profundas e causar dor.

São várias as causas das rachaduras nos pés: elas variam da falta de hidratação à superexposição à poluição e algumas condições médicas como eczema, diabetes e psoríase, por exemplo.

Mas, se você sofre com isso, veja agora como tirar rachadura dos pés.

Como tirar rachaduras dos pés: remédios caseiros

Veja então como tirar rachaduras dos pés com algumas opções de remédios caseiros.

1. Banana

A banana é um hidratante natural da pele pois contém vitaminas A, B6 e C, que ajudam hidratar e a manter a elasticidade da pele.

Para usá-las para tirar rachaduras dos pés, separe duas bananas maduras (não use as verdes pois elas contêm um ácido que é maléfico para a pele).

Amasse-as criando uma pasta lisa e esfregue essa pasta suavemente em todo o pé, incluindo as unhas e as laterais do dedo do pé.

Mantenha por 20 minutos e em seguida lave os pés com água limpa. Repita a aplicação todas as noites antes de dormir durante 2 semanas ou até estar satisfeito com os resultados.

  Continua Depois da Publicidade  

2. Sal de Epsom

Sal de Epsom

O sal de Epsom suaviza a pele e também acalma os pés cansados.

Encha a bacia com água morna e misture ½ xícara de sal Epsom. Mergulhe seus pés rachados por 15 minutos e em seguida esfregue para remover a pele morta. Faça isso duas ou três vezes por semana até seus pés ficarem macios.

3. Vaselina e suco de limão

Pesquisas científicas mostraram que as propriedades ácidas do limão e as propriedades hidratantes da vaselina ajudam a tratar os pés secos e doloridos.

Para começar, mergulhe os pés em água morna por cerca de 15 a 20 minutos, enxágue e seque.

Em seguida, misture uma colher de chá de vaselina e algumas gotas de suco de limão na água morna e esfregue esta mistura sobre os calcanhares e outras partes rachadas dos pés até que seja absorvida pela pele.

Aplique esta mistura e use um par de meias de lã durante a noite e lave pela manhã. As meias de lã ajudam a reter o calor do corpo e aumentam a eficácia da mistura. Faça isso regularmente antes de dormir.

4. Aloe Vera

Aloe vera ou babosa ajudar remover à pele seca e morta. Ela cura os sulcos e rachaduras que se formaram e aumenta a síntese de colágeno porque seus aminoácidos são responsáveis ​​pela ação de amaciamento da pele.

Mergulhe os pés em água morna por alguns minutos. Em seguida, seque e aplique uma quantidade generosa de gel de aloe vera nos pés. Faça isso antes de se deitar para dormir e vista um par de meia.

  Continua Depois da Publicidade  

Repita esse procedimento todas as noites por quatro a cinco dias e você notará uma grande diferença em seus pés.

5. Azeite

Azeite

O azeite é uma maneira natural de como tirar rachaduras dos pés pois possui propriedades nutritivas que tornam a pele macia e suave.

Para isso, você irá precisar de apenas 1 colher de sopa de azeite. Aplique com a ajuda de um pedaço de algodão e massageie suavemente os pés em movimentos circulares por cerca de 10 a 15 minutos.

Use um par de meias grossas de algodão e lave depois de uma hora. Você pode repetir isso todos os dias.

6. Vinagre de maçã

Os ácidos suaves presentes no vinagre de maçã suavizam a pele seca e morta facilitando a esfoliação.

Para isso, você irá precisar apenas de 1 xícara de vinagre de maçã, água morna e uma bacia. Encha a bacia com água suficiente para absorver os pés (cerca de três a quatro xícaras), adicione o vinagre de maçã e misture bem.

Mergulhe os pés na água por cerca de 15 minutos e depois esfregue para remover a pele morta.

7. Manteiga de Karité

A manteiga de karité é um hidratante que hidrata e nutre a pele. Também possui propriedades curativas e melhora várias condições da pele relacionadas à secura devido ao seu teor de vitamina A e vitamina E.

Aplique 1 ou 2 colheres de sopa de manteiga de karité nos pés e massageie-os por um ou dois minutos para que a manteiga de karité seja facilmente absorvida.

Então, vista um par de meias e deixe-a agir da noite para o dia. Repita isso por algumas noites até que seus calcanhares fiquem macios.

8. Máscara de sal, limão, glicerina e água de rosas

Juntamente com as propriedades ácidas do limão, a combinação de água de rosas e glicerina acaba sendo um tratamento eficaz porque a glicerina amolece a pele (é por isso que é usada na maioria dos produtos cosméticos).

Enquanto isso, a água de rosas tem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas que ajudam na cicatrização de rachaduras.

Pegue uma bacia com água morna e adicione sal, cerca de 8 a 10 gotas de suco de limão, uma colher de sopa de glicerina e uma colher de chá de água de rosas. Mergulhe os pés por cerca de 15 a 20 minutos nesta água.

Usando uma pedra-pomes ou um lavador de pés, esfregue os calcanhares e as laterais dos pés.

Por se tratar de uma mistura pegajosa, você pode usar uma meia e deixá-la durante a noite. Lave com água morna pela manhã e repita isso por alguns dias até que os calcanhares fiquem macios.

9. Aveia

A aveia possui propriedades anti-inflamatórias e hidratantes que ajudam a remover as células mortas e a amaciar a pele. É por isso que ela é considerada uma maneira eficaz e natural para quem busca como tirar rachaduras dos pés.

Misture 1 colher de sopa de farinha de aveia com 4 gotas de azeite para formar uma pasta grossa. Aplique nos pés, principalmente nos calcanhares ou em qualquer parte rachada.

Deixe agir por cerca de meia hora, enxágue com água fria e seque. Repita isso em dias alternados.

10. Máscara de banana com abacate

O abacate é rico em várias vitaminas, óleos essenciais e gorduras que ajudam a reparar a pele seca. Já a banana funciona como um hidratante, tornando a pele mais macia e suave.

Misture uma banana madura com metade de um abacate e aplique esta pasta grossa e cremosa sobre seus pés. Deixe agir por cerca de 15 a 20 minutos e depois lave os pés com água morna.

Você pode fazer isso todos os dias até que seus pés voltem a ficar macios.

11. Mel

Mel

Uma revisão de estudos realizada em 2012 mostra que o mel pode ajudar a curar e limpar feridas e hidratar a pele. Por isso, você pode usar o mel como esfoliante para os pés.

Para isso, misture uma xícara de mel para meio balde de água morna. Mergulhe os pés por cerca de 15 a 20 minutos e esfregue suavemente. Você pode fazer isso regularmente.

12. Vick VapoRub

O Vick VapoRub contém eucalipto, cânfora e mentol em uma base de óleo de aguarrás. Esta pomada é emoliente, retendo a umidade e promovendo um efeito de resfriamento.

Antes de ir para a cama, aplique uma camada generosa de Vick VapoRub nos pés e massageie por 5 minutos. Em seguida, coloque meias confortáveis (de preferência de algodão).

Na manhã seguinte, lave os pés com água. Repita esse procedimento diariamente antes de ir para a cama.

13. Óleo de gergelim

O óleo de gergelim é considerado muito nutritivo, hidratante e ajuda a suavizar e acalmar os pés secos e rachados com muita eficiência.

Aplique cerca de 4 a 5 gotas de óleo de gergelim nas partes dos seus pés que estão rachadas. Massageie bem até que seja absorvido pela pele e faça isso diariamente antes de ir para cama.

14. Óleo de coco

O óleo de coco é frequentemente recomendado para pele seca, eczema e psoríase porque ele pode ajudar a sua pele a reter a umidade.

Para este tratamento, você irá precisar de apenas 2 colheres de sopa de óleo de coco e um par de meias.

Antes de se deitar, aplique o óleo generosamente em seus pés e, em seguida, coloque as meias. Pela manhã, lave os pés como de costume e repita isso por alguns dias.

15. Bicarbonato de sódio

bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um esfoliante muito comum que é usado em diferentes partes do corpo e também é uma maneira de tirar rachaduras dos pés.

Isso porque ele remove as células mortas e também acalma a pele, pois possui propriedades anti-inflamatórias.

Encha 2/3 de um balde com água morna e adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Misture bem até que o bicarbonato de sódio se dissolva na água.

Em seguida, mergulhe os pés nessa mistura por cerca de 10 a 15 minutos. Retire então os pés da imersão, esfregue suavemente com a pedra-pomes e enxágue com água limpa. Faça isso duas vezes por semana.

Fontes e Referências Adicionais

Você procura como tirar rachadura dos pés porque sofre com essa condição? Já testou alguma receita? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário