13 Benefícios da Água de Rosas – Como Fazer, Para Que Serve e Dicas

Quando entregues em forma de presente para alguém, as rosas podem simbolizar romantismo, amor e carinho. Elas ainda podem ser utilizadas para enfeitar e deixar um ambiente mais perfumado e agradável.

Mas você sabia que também é possível misturar as pétalas dessas flores com a água? Vamos conhecer a partir de agora os benefícios da água de rosas, conhecendo para que serve e como fazer esta bebida.

13 benefícios da água de rosas: Para que serve?

1. Tratamento de infecções na pele

A água de rosas pode contribuir com o tratamento de infecções ao ser aplicada diretamente na pele. Ela trabalha como um antisséptico natural e impede a propagação de bactérias no local atingido. Sua ação antibacteriana pode beneficiar a cura de cortes, feridas e cicatrizes.

Caso tenha um problema na pele, converse com seu dermatologista sobre a possibilidade de aplicar a água de rosas na pele e utilizá-la como auxiliar ao tratamento. Lembrando que além de fazer uso da água de rosas, você deve seguir todas as orientações passadas pelo profissional.

2. Tonificação da pele

Ao ser aplicada diretamente na pele, a água de rosas também pode proporcionar um efeito de tonificação. Isso acontece graças à sua natureza hidratante e perfumada.

3. Fonte de vitamina C

A água de rosas contém vitamina C, um nutriente que fortalece e melhora o sistema imunológico do organismo humano, deixando-o mais equipado para lutar contra vírus e bactérias que atacam o corpo.

A vitamina C também contribui em relação ao fluxo sanguíneo, à cicatrização de feridas, à regulação dos níveis de glicose no sangue, à melhoria dos sintomas da asma, além de colaborar com a melhoria da visão.

4. Fornece vitamina A

A bebida também é dotada de vitamina A, um componente que auxilia o sistema imunológico, participa do desenvolvimento e manutenção do tecido epitelial e está envolvido nos processos de reprodução e comunicação celular.

O nutriente também contribui com a saúde dos olhos e colabora com o crescimento e a diferenciação celular, o que é fundamental para a formação e manutenção do coração, pulmões e rins.

5. Combate a oleosidade

A aplicação do produto na pele controla o excesso de óleo que se encontre presente na pele. De acordo com o especialista em cuidados com a pele, Dr. Deepali Bhardwaj, a água de rosas ainda auxilia na remoção do óleo acumulado nos poros obstruídos.

6. Limpeza da pele

O especialista Deepali Bhardwaj também explicou à página que o produto contribui com a retirada de sujeira acumulada nos poros obstruídos da pele. Ou seja, a água de rosas ainda ajuda em relação à limpeza da pele.

7. Propriedades anti-inflamatórias

Bhardwaj ainda declarou que a bebida possui propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar a diminuir a vermelhidão na pele irritada, além de combater a acne, a dermatite (reação alérgica caracterizada por vermelhidão, coceira, descamação e formação de pequenas bolhas) e o eczema (inflamação na pele).

8. Propriedades antioxidantes para a pele

Quando aplicada na pele, o produto traz um efeito antioxidante, ajudando em relação ao fortalecimento das células da pele e à regeneração dos tecidos da pele.

9. Aroma relaxante

Sentir o aroma da água de rosas pode ajudar a melhorar o humor, combater os sentimentos de ansiedade, promover uma sensação de relaxamento e colaborar para o crescimento do bem estar emocional.

Colocar o aroma do produto no travesseiro ainda pode auxiliar a dormir melhor depois de um dia pesado, auxiliando assim a qualidade do sono.

10. Saúde dos cabelos 

As propriedades hidratantes da bebida também podem beneficiar os cabelos. Acredita-se que a água de rosas possa auxiliar o tratamento de inflamações no couro cabeludo e a combater a caspa. Nestes casos, é sempre bom contar com o acompanhamento do dermatologista para saber se o produto é indicado para o caso e como o resto do tratamento deve ser.

O produto ainda pode ser utilizado como um condicionador para os cabelos, além de atuar como um revitalizador para o crescimento dos fios.

11. Inflamação na garganta

Conforme a especialista em bem estar e estilo de vida, com histórico profissional na medicina chinesa, Denise Baron, fazer gargarejo ou segurar a água de rosas na parte de trás da boca pode ajudar a tratar a garganta inflamada.

Caso opte por essa receita, não deixe também de buscar auxílio médico e seguir o tratamento completo como forma de livrar-se do problema.

12. Antienvelhecimento

Acredita-se que o consumo da água de rosas colabora com o combate de problemas oriundos do envelhecimento da pele, atuando na diminuição das rugas e no clareamento de manchas escuras.

13. Problemas digestivos 

A ingestão da água de rosas também auxilia em relação a problemas digestivos como inchaço, dor de estômago e prisão de ventre.

Mais uma vez, aconselhamos a consulta ao médico para saber se a bebida é indicada para o seu caso e quais outros procedimentos devem ser adotados para lidar com o problema digestivo em questão. 

Como fazer: Receita de água de rosas

Receita 1 

Ingredientes: 

  • 1 xícara de pétalas de rosas (o ideal é que as rosas não tenham nenhum produto tóxico, sendo retiradas diretamente do jardim, no entanto, se isso não for possível, é permitido utilizar rosas compradas no comércio);
  • 2 xícaras de água;
  • 1 tigela grande de vidro com tampa e que seja resistente ao calor;
  • 1 pano;
  • 1 jarra de vidro grande e com tampa.

Modo de preparo:

  1. Ferver as duas xícaras de água. Colocar as pétalas de rosas na tigela de vidro, adicionar a água fervente sobre as pétalas e tampar;
  2. Deixar descansar durante 30 minutos. Após, colocar o pano sobre a jarra de vidro e despejar a água de rosas, deixando o líquido na jarra e as pétalas no pano. Armazenar a jarra com a água de rosas na geladeira até o momento em que for utilizá-la. 

Receita 2

Ingredientes:

  • 500 g de pétalas de rosas;
  • 1 panela com tampa;
  • 500 ml de água destilada;
  • 1 garrafa de cristal com tampa hermética (que impede a passagem de ar).

Modo de preparo:

  1. Escolher as pétalas de rosas, que idealmente não devem ter nenhum produto tóxico. Caso for fazer a colheita para utilizar na receita, colha pela manhã, período em que elas apresentam mais propriedades;
  2. Encher a panela com 500 ml de água destilada. Adicionar as pétalas e levar ao fogo alto com a panela tampada;
  3. Quando começar a ferver, abaixar o fogo, sem deixar o vapor escapar pois é ele que carrega os óleos essenciais das flores, mantendo a panela tampada. Deixar em fogo baixo durante 10 minutos e, então, desligar;
  4. Deixar descansar durante uma hora ou mais. Quando o vapor reduzir, filtrar o conteúdo da panela, ficando apenas com a água, sem as pétalas. Passar a água para a garrafa, tampar e armazenar na geladeira.

Além de aplicada na pele, a água de rosas também pode ser utilizada como acompanhamento de saladas nas refeições. Antes de utilizar o produto, consulte o seu médico para se certificar de que ele não fará mal a você.

Você já conhecia esses benefícios da água de rosas? Pretende utilizá-la agora para tais propósitos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

Deixe um comentário