Como tomar Cobavital corretamente: Dose adequada e duração de uso

atualizado em

Para quem não conhece, o Cobavital é um medicamento que ajuda a aumentar o apetite e desenvolver a massa muscular, porém para isso é necessário usar a dose adequada e por um tempo determinado para alcançar esses resultados.

O Cobavital geralmente é indicado em casos de anorexia, que é a falta de fome e apetite, também pode ser usado quando a pessoa está se recuperando de uma cirurgia ou de uma doença e para crianças que estão com atraso no seu crescimento.

Por ser um medicamento que estimula o crescimento muscular, começou a ser utilizado por praticantes de musculação na busca de aumentar o tamanho dos músculos, pois apesar de ser indicado que se tenha a prescrição de um médico, o Cobavital é vendido sem a necessidade de se ter a receita para comprá-lo.

Em sua fórmula o Cobavital tem a cobamamida que é uma das formas de vitamina B12 ativa e age com efeito anabolizante, ou seja para o crescimento muscular e tem também o cloridrato de ciproeptadina que tem ação de estimular o apetite.

Como tomar o Cobavital?

Cobavital
Imagem: via Abbott do Brasil

Esse medicamento deve ser usado quando é prescrito pelo médico, pois por abrir o apetite, pode provocar ganho de peso e como todo medicamento, existem efeitos colaterais.

O Cobavital é vendido em farmácias e drogarias e se apresenta como microcomprimidos que devem ser diluídos na água, chás ou leite ou em forma de xarope.

Caso a utilização do medicamento seja feita por pessoas que praticam musculação para aumentar a massa muscular, as orientações para tomar o Cobavital são as mesmas.

O médico fará as orientações individualizadas, mas de maneira geral as informações de uso são as seguintes:

  1. Para crianças de dois a seis anos: tomar antes das refeições, geralmente almoço e jantar, de meio a um comprimido.
  2. Acima de seis anos: um comprimido antes do almoço e um antes do jantar, a dose diária não pode ultrapassar dois comprimidos por dia.
  3. Para adultos: a dose diária são três comprimidos, tomando um comprimido antes do café da manhã, almoço e jantar.

Vale ressaltar que os fabricantes não colocam na bula quando a dose para adultos deve começar a ser usada, por isso é necessário a orientação de um médico.

No caso de esquecimento de alguma dose do medicamento, a pessoa deve tomar assim que se lembrar, mas se estiver próximo de tomar a próxima dose, deve pular a que esqueceu. 

Por quanto tempo posso tomar esse medicamento

Estudos indicam que este medicamento é para um tratamento de curto prazo, geralmente são seis meses de uso. Isso porque, sua utilização por um tempo mais prolongado pode causar efeitos colaterais, por isso quando é tomado por frequentadores de academia sem a orientação de um médico ou nutricionista, deve-se tomar cuidado.

O uso de medicamentos ou suplementos para aumento de massa muscular, não deve ser realizado sem a orientação de um profissional de saúde (nutricionista ou médico).

Efeitos colaterais que o Cobavital pode causar

  • Sonolência
  • Sedação
  • Dor de cabeça
  • Secura das mucosas
  • Náuseas
  • Lesões na pele
  • Agitação
  • Irritabilidade
  • Alucinações
  • Tontura

Os efeitos mais comuns são a sonolência e sedação que podem desaparecer após uns quatro ou cinco dias do início de uso, sendo que os outros efeitos são menos frequentes de acontecer.

Para os frequentadores de academia que usam o medicamento com o objetivo de ganhar mais músculos, não é aconselhável tomá-lo no pré- treino, pois pode causar sonolência.

Quem não deve tomar Cobavital

Crianças menores de dois anos, mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem tomar este medicamento, pessoas que tenham glaucoma, úlcera péptica, retenção urinária ou obstrução do duodeno também não poderão usar o Cobavital.

O Cobavital favorece a ação dos antidepressivos, de bebidas alcoólicas e medicamentos anticonvulsivos, por isso as pessoas que fazem uso destes medicamentos ou que forem ingerir bebidas alcoólicas, não devem tomar.

O Cobavital é um anabolizante?

Anabolizante
Cobavital não é fabricado a partir de hormônio, por isso não é um anabolizante

O Cobavital tem a função de tratar pessoas que estão com problemas de saúde que interferem no peso e na perda de massa muscular.

Por ter um efeito que ajuda a ganhar músculos, ele potencializa o anabolismo (que é a construção de tecido muscular). No entanto, ele não pode ser confundido com um anabolizante esteroide, pois este tipo de substância é um hormônio fabricado em laboratório a partir da testosterona que é o hormônio natural.

A função dos hormônios sintéticos (fabricados no laboratório) como no caso dos anabolizantes, é a de fazer uma reposição no caso de pessoas que estejam com uma queda na produção deles, como no caso da testosterona para homens quando estão em uma idade mais avançada e necessitam desta reposição.

Já o Cobavital não é fabricado a partir de nenhum hormônio, portanto não pode ser um anabolizante, ele apenas tem um efeito da vitamina B12 de agir nos músculos para evitar a perda acentuada de massa magra, juntamente com o efeito de melhorar o apetite para aumentar a quantidade de alimentos e nutrientes consumidos.

O uso do Cobavital deve ser acompanhado de uma alimentação rica em nutrientes que contribuem para a saúde como frutas, legumes, verduras e proteínas.

A alimentação equilibrada ainda será necessária para obter bons resultados no ganho de massa muscular e aumento de peso de forma saudável.

Deve-se entender que o aumento de peso não significa aumento de gordura corporal, pois o objetivo é aumentar a massa magra, que são os músculos.

Os músculos preservados nos dão mobilidade, autonomia, protegem nossos órgãos, ajudam nos movimentos respiratórios e batimentos cardíacos, garantem todo o movimento do nosso corpo, por isso é muito importante preservá-los e o Cobavital ajuda nesta função para aqueles que necessitam.

Fontes e referências adicionais

Você já teve a experiência de tomar Cobavital? Como foram os resultados? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. Alexandre Seraphim

Dr. Alexandre Seraphim é Nutrologista - CRM 52.978779. Formou-se médico pela Universidade do Grande Rio e é pós-graduado em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia. Possui diversos cursos na área de emagrecimento, hipertrofia e medicina ortomolecular que o qualificam ainda mais como um grande especialista da área. Para mais informações, entre em contato com ele em sua conta oficial no Instagram (@dr.alexandre.seraphim).

Deixe um comentário