Como Usar o Chá de Gengibre para Perder Peso

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Preparado a partir das raízes frescas de gengibre, este chá pode elevar seus níveis de metabolismo. Por ser um alimento com calorias negativas, você pode usar o gengibre para adicionar sabor à sua comida ou simplesmente preparar uma xícara de chá. Aprenda a seguir tudo sobre como usar o chá de gengibre para perder peso.

O chá de gengibre por si só não pode fazer maravilhas para a perda de peso, mas ele pode ser usado junto com uma dieta balanceada e exercício físico adequado para ajudá-lo a emagrecer.

Chá de gengibre é um remédio popular e natural para uma ampla variedade de distúrbios digestivos, incluindo dor de estômago, vômitos e gastrite. É também um remédio conhecido para a gripe e tosse. No entanto, durante o passado recente, ele chamou a atenção de entusiastas da perda de peso. Uma pesquisa realizada na Universidade de Maastricht, Holanda, descobriu que esta erva contém um tipo de cafeína que ajuda a perder peso.

Existem também outros chás que você pode experimentar no intuito de perder peso, como é o caso dos chás emagrecedores. Mas você também pode buscar variações do chá de gengibre e seguir o mesmo processo para emagrecer, como é o caso do:

Apelidado como o “anfetamina comestível”, o chá de gengibre aumenta a termogênese e reduz as vontades de comer. Manter a fome sob controle é a chave para a perda de peso. E isso foi provado por um conjunto de pesquisadores que realizou uma pesquisa no Institute for Human Nutrition, da Columbia University.

No entanto, outro estudo publicado pelo pesquisador japonês L.K. Han fundamenta a propriedade acima mencionado sobre o gengibre. Seu estudo, realizado em ratos, foi publicado no “Journal of Pharmaceutical Society of Japan” em 2008. Embora existam inúmeros estudos laboratoriais que mostrem a influência positiva do gengibre e chá de gengibre para a perda de peso, estudos em seres humanos ainda estão para serem conduzidos e estabelecidos.

Como usar o chá de gengibre para perder peso

Um copo de 240 ml de chá de gengibre fornece quase 10 calorias, mas mantém a fome sob controle pelo poder de saciedade. Você pode preparar este chá a partir das raízes frescas raladas ou pela adição de pó de gengibre seco.

Preparação de chá de gengibre com raiz fresca

Aqui está uma receita para fazer chá de gengibre fresco para perda de peso

Ingredientes:

  • Raiz de gengibre – pedaço de 5 cm, descascado, finamente ralado;
  • Água – 250 ml;
  • Me a gosto, se necessário.

Como preparar:

  1. Ferver água.
  2. Adicionar a raiz de gengibre ralada e cozinhar por 5 minutos.
  3. Coe e adicione mel, se desejar.
  4. Beba quente.

Preparação do chá com gengibre seco em pó

Ingredientes:

  1. Pó de gengibre seco – ½ a 1 colher de chá;
  2. Água – 250 ml;
  3. Mel ou açúcar mascavo – a gosto, se desejado.

Como preparar:

  1. Ferver água.
  2. Adicionar pó de gengibre seco e deixar levantar a uma fervura.
  3. Abaixe o fogo e cozinhe por 2 minutos.
  4. Coe e adicione o mel.
  5. Sirva quente.

Benefícios do chá de gengibre para perda de peso

Então, como que esta mistura de ervas realmente pode ajudar a perder peso? Aqui estão os benefícios do chá de gengibre para a perda de peso:

1. Aumenta o seu poder digestivo

O chá de gengibre possui poder de impulsionar o sistema digestivo. Ele inibe o apetite e mantém o açúcar no sangue em espiral, bem como nível de colesterol sob controle. Apenas beber um copo deste chá feito com gengibre fresco antes da refeição pode manter afastado o inchaço e estimular a digestão. Certifique-se de beber antes de esfriar para melhores resultados.

2. Regula os níveis de cortisol

Cortisol, o hormônio do estresse, é um importante gatilho por trás da indesejável gordura da barriga. Estudos que apareceram num artigo da Biological and Pharmaceutical Bulletin, em 2004, sugerem que o gengibre tem o potencial para inibir a síntese de cortisol. Uma bebida antiestresse bastante admirado, o chá de gengibre protege contra o ganho de peso através do cortisol.

3. Aumenta seus níveis de energia

Preparado a partir de gengibre fresco, esta bebida dota o seu corpo com melhores níveis de energia. Quanto maior os níveis de energia, melhor o seu humor será. Este, por sua vez, ajuda a se exercitar melhor, queimando mais calorias. E quanto mais calorias você queima, mais você vai perder peso.

Apenas certifique-se de que você beba 250 ml de chá de gengibre 15 minutos antes das refeições. Você pode combinar o chá de gengibre com outros alimentos para potencializar a queima de gordura e obter melhores resultados.

Lista de 10 alimentos que você pode desfrutar com chá de gengibre

Aqui está uma lista de 10 alimentos que você pode desfrutar com chá de gengibre para obter melhores resultados de perda de peso:

  1. Pão de trigo integral, de preferência sem açúcar
  2. Amêndoas
  3. Limão
  4. Pimenta-caiena
  5. Alho
  6. Grão de bico
  7. Frutas frescas
  8. Frutas vermelhas
  9. Abacate
  10. Mel

Cuidado

Certifique-se de não usar mais de 4 gramas de gengibre por dia enquanto a prepara o chá. Estudos sugerem que o consumo excessivo de gengibre realmente pode trazer alguns efeitos colaterais indesejáveis, incluindo queimação e dor de estômago. Pessoas que utilizam medicamentos para cálculos biliares e para diluir o sangue devem ficar longe desta mistura de ervas. O gengibre interfere na eficácia de tais medicamentos.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já experimentou utilizar o chá de gengibre para emagrecer? O que achou destas duas formas de preparo do chá? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (41 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário