Chá de hibisco

Como Fazer Chá de Hibisco com Gengibre – Receita, Benefícios e Dicas

Veremos abaixo como fazer chá de hibisco com gengibre, mostrando como preparar para melhores resultados e sabor. Você verá as receitas mais consumidas, os principais benefícios do chá de hibisco com gengibre e algumas dicas especiais.

Já é de conhecimento geral que o gengibre tem sido utilizado há muitos anos para auxiliar na digestão, já que aumenta a produção de líquidos digestivos, aliviando a indigestão e flatulência. O gengibre é conhecido por suas propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo.

Em dias frios, as pessoas frequentemente consomem chás, mas às vezes sem saber o que estão ingerindo e as propriedades das plantas escolhidas. Ao selecionar determinada erva, planta ou semente para consumo é essencial ter conhecimento dos benefícios que isso trará para a sua vida.

O chá de hibisco, por ter ação diurética, é conhecido por ajudar a eliminar o inchaço e retenção de líquido. Quando misturado ao gengibre, esse efeito costuma ser potencializado. Existem também outros benefícios associados ao consumo da combinação de hibisco e gengibre.

Benefícios do Chá de Hibisco com Gengibre: Para que Serve?

O hibisco e gengibre são ingredientes originários da Ásia e foram utilizados por muito tempo para objetivos medicinais. Atualmente, o uso desse chá combinado é mais voltado para a perda de peso e desintoxicação de toxinas do organismo.

O hibisco ajuda na queima de gorduras, pois ajuda a acelerar o metabolismo e além disso tem ação digestiva e diurética, que elimina a retenção de líquido. Também ajuda a combater o colesterol ruim e tem ação antioxidante, combatendo problemas trazidos pelos radicais livres que levam ao envelhecimento precoce das células.

As propriedades antioxidantes previnem o organismo de alguns outros problemas, como pressão alta, diabetes, problemas no fígado e nos rins, câncer e síndromes metabólicas. Ajuda ainda a combater inflamação, aliviando dores do corpo e facilitando o emagrecimento.

O gengibre é um alimento termogênico que faz com que o corpo aumente a temperatura e ajude a queimar mais calorias. Também é conhecido por ser um importante bactericida, antioxidante e anti-inflamatório, combatendo algumas doenças e prevenindo outras como o câncer, de acordo com certas pesquisas.

Ao serem combinados na preparação do chá, ambos atuam diretamente no fígado, estimulando a função e regeneração e sendo um potente desintoxicante natural.

Como fazer o chá de hibisco com gengibre – Receita e como preparar

Veja a seguir as receitas mais consumidas deste chá. Aprenda como fazer chá de hibisco com gengibre para o máximo em benefícios e sabor:

1. Receita de chá de hibisco com gengibre

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de hibisco;
  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado;
  • 1 litro de água;
  • mel para adoçar.

Modo de preparo:

Leve a água ao fogo por 8 minutos, quando estiver bem quente, mas antes de começar a ferver adicione o gengibre, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Em seguida, adicione o hibisco e deixe por mais 5 minutos. Coe e sirva com mel. 

2. Receita de chá de hibisco com gengibre e chá mate

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de hibisco;
  • 1 colher de sopa de chá mate;
  • 1 pedaço de gengibre;
  • 1/2 limão-siciliano;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

Comece fervendo a água com o gengibre por cerca de 8 minutos. Então desligue o fogo, acrescente o chá matte, o hibisco e tampe. Deixe por 5 minutos descansando. Esprema meio limão e sirva. 

3. Receita de chá de hibisco com gengibre e limão

Ingredientes:

  • 6 xícaras de água;
  • 1 xícara de flores de hibiscos secas;
  • 1 e ½ colher de sopa de gengibre descascado e cortado;
  • 3 colheres de sopa de suco de limão fresco.

Modo de preparo:

Leve a água para ferver, então adicione as flores de hibisco e gengibre e deixe descansar por 40 minutos. Descarte o gengibre e flores, acrescente o suco de limão e adoce, se quiser. Sirva.

4. Receita de chá de hibisco com gengibre e canela

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de água;
  • 2 colheres de chá de hibisco;
  • 1 canela em pau;
  • 1 colher de chá de lascas de gengibre.

Modo de preparo:

Ferva a água, adicione o hibisco, canela e gengibre. Desligue, tampe e deixe em infusão por 5 minutos. Em seguida coe e sirva. 

Como tomar o chá de hibisco com gengibre

O chá de hibisco pode ser tomado diariamente, até 4 xícaras ao dia. Quando aliado a uma atividade física regular e uma boa alimentação, ele ajuda no emagrecimento. 

Cuidados e dicas

O hibisco pode ser encontrado na forma de pétalas secas, para o preparo do chá, de cápsulas ou na forma solúvel em lojas de produtos naturais. O chá pode fazer parte de dietas para perda de peso, controle de pressão arterial e diminuição das taxas de colesterol. Para emagrecimento, pode ser combinado com o chá branco ou verde que acelera ainda mais o metabolismo. Para controle da pressão arterial, pode ser associado ao suco de uva. Já para redução do colesterol, deve ser consumido com sementes de linhaça ou chia.

É importante ressaltar que muitas pessoas utilizam o hibisco de diversas formas, como no preparo de geleia, colocando as pétalas em saladas ou batendo no liquidificador para outros preparos. No entanto, essas formas não são as mais indicadas, pois esse tipo de preparo e consumo faz com que o hibisco perca suas propriedades e benefícios.

Nutricionistas recomendam que a melhor forma de adquirir todos os benefícios do hibisco é através da infusão, a fim de que todos os nutrientes sejam amplamente aproveitados.

Contraindicações

Quando consumido de forma excessiva, o chá pode causar intoxicação, por isso, sua ingestão deve ser realizada dentro do indicado para consumo diário. Quando consumida em grandes quantidades, esta bebida pode não ser totalmente eliminada pelo fígado, intoxicando, assim, o organismo.

Por ter efeito diurético, quando consumido em excesso, também pode fazer com que a pessoa elimine nutrientes importantes para o corpo e eletrólitos como sódio e potássio, que são imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo. O chá também pode ajudar a inibir a fertilidade, por isso, caso o casal tenha planos de engravidar, não é indicado o seu consumo.

Os altos níveis de estrogênio do chá de hibisco também o tornam um anticoncepcional natural, pois interfere no processo de ovulação, por este motivo também é contraindicado para mulheres grávidas.

Vídeos:

E aí, gostou das dicas?

O que você achou dos benefícios de dessas formas de como fazer chá de hibisco com gengibre? Pretende utilizar a bebida em sua dieta para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (78 votos, média: 4,18 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

8 comentários

  1. SANDRA BEZEERA MACHADO

    SIM VOU USAR NA MINHA DIETA

  2. ja estou fazendo uso,tomo gengibre com hibisco geladinho todos os dias

  3. Quente ou gelado? Os efeitos são os mesmos? Sempre tive essa dúvida…

  4. Estou tomando sim.

  5. Sim , vou usar para combater o diabetes e baixar o nível do colesterol ruim, sem contar que o chá é saboroso, e um excelente digestivo.

  6. tomo mais ou menos 1 litro por dia de hibisco, canela e gengibre!!!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*