Chá de Canela com Gengibre – Benefícios, Receitas e Dicas

Especialista:
atualizado em 19/12/2019

Gengibre e canela estão entre as especiarias mais admiradas no mundo todo. Elas são usadas como tempero, para dar sabor às refeições, e seu chá é rico em propriedades medicinais conhecidas desde a Antiguidade.

A poderosa combinação da canela com o gengibre pode ser usada para tratar, aliviar e prevenir várias condições de saúde devido ao seu efeito antibacteriano e acelerador do metabolismo.

Entre os muitos benefícios do chá de canela com gengibre estão: a ajuda no processo digestivo, ação antiviral, tratamento e prevenção de gripes e resfriados, alívio da dor, ação emagrecedora, entre outros.

Confira a seguir algumas dicas sobre esta combinação de especiarias e também receitas que podem fazer muito bem à sua saúde.

As Propriedades do Chá de Canela com Gengibre

Além de ser uma opção de bebida apreciada por seu sabor e por ser livre de cafeína, o chá de canela com gengibre é usado para aliviar dores nos ossos, artrite, dores musculares e outras ações terapêuticas ligadas ao processo digestivo. O chá é considerado um emagrecedor natural porque ajuda a saciar a fome e acelera o metabolismo, além de algumas pesquisas apontarem que a canela contém substâncias que reduzem os níveis de açúcar no sangue, o que a torna grande aliada no tratamento do diabetes.

Este chá também é usado há milhares de anos para prevenir e tratar doenças respiratórias gripes e resfriados.

Algumas pesquisas atribuem ao gengibre a qualidade de inibir danos oxidativos no nosso organismo, o que coloca o chá entre os terapêuticos de combate ao câncer e de ação rejuvenescedora.

Ambos, canela e gengibre, são grandes aliados do estômago e do intestino, por isso o chá também é um ótimo digestivo.

Receita do Chá de Canela com Gengibre

Sabemos que existem várias receitas para o preparo deste chá. Uma das mais tradicionais é a seguinte:

  • 1 colher de sopa de canela em pó ou dois pedaços de canela em pau;
  • 1 colher de gengibre cortado;
  • Meio litro de água;
  • Mel a gosto.

Ferva a água, adicione a canela e o gengibre, deixe ferver por mais cinco minutos e desligue o fogo. Deixe a mistura em repouso por cinco minutos e adoce com mel a gosto. Mantenha o chá na geladeira.

Tome meio copo na parte da manhã, de preferência em jejum e continue tomando aos poucos até à noite antes de dormir. Faça uma nova receita a cada dia.

Benefícios Específicos da Canela para a Saúde

A canela é conhecida por suas propriedades antioxidantes, por ajudar a prevenir a diabetes, melhorar a saúde cardíaca, auxiliar nas funções do cérebro, lutar contra o câncer do cólon e aliviar a artrite. Ela também contém cálcio, manganês, ferro e fibras.

  1. Ajuda a combater a diabetes: A canela pode ajudar as pessoas que são afetadas por diabetes, uma vez que trabalha para melhorar a atividade da insulina natural que ocorre no corpo. Ela torna o metabolismo do açúcar mais eficiente de forma que o corpo necessita produzir menos insulina;
  2. Pode prevenir doenças cardíacas: A canela tem propriedades anti-inflamatórias, o que a torna eficaz na proteção contra infecção do sistema cardíaco, particularmente nas artérias com tendência a obstrução por gordura. Ela também é conhecida por sua capacidade de combater o mau colesterol, prevenindo assim doenças do coração;
  3. Ajuda a estimular o funcionamento do cérebro: De acordo com estudos, a canela tem um poderoso efeito na função cerebral. Ela pode ajudar a melhorar o estado de alerta mental e tem propriedades calmantes que agem sobre os nervos;
  4. Pode aliviar sintomas da artrite: Indivíduos que sofrem de artrite contam que tomam o chá de canela com gengibre para alívio da dor. Um estudo feito pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, reafirma esta tese. Eles estimularam a ingestão de canela em pó pelos indivíduos estudados;
  5. Traz alívio para resfriados comuns e gripe: A canela contém propriedades eficazes no alívio da gripe comum, especialmente quando combinada com o gengibre. A mistura pode ajudar a estimular a circulação e tem ação anti-inflamatória. Estes princípios também são úteis no tratamento da artrite e dores musculares.

Benefícios Específicos do Gengibre para a Saúde

O gengibre também possui muitas qualidades medicinais que podem aliviar certas condições de saúde, entre elas podemos citar o combate a vírus no organismo e o auxilio a problemas digestivos.

  1. Ajuda a aliviar náuseas: O gengibre é conhecido por ajudar a trazer alívio para mulheres grávidas que passam por períodos de náusea. Ele também pode ser usado para conter ânsia de vômito em pessoas em determinados tratamentos de saúde;
  2. Pode aliviar os sintomas da osteoartrose: Como a canela, o gengibre também pode trazer conforto para as pessoas atingidas pelos sintomas das doenças ósseas. O chá de canela com gengibre combinado combate as dores resultantes destas condições;
  3. Auxilia no combate a vírus nocivos ao nosso organismo: Devido às suas propriedades antivirais, o gengibre é também uma ajuda eficaz ao sistema imunológico. Ele pode ajudar o corpo a resistir a muitas ameaças, uma vez que combate os vírus causadores e tem ação anti-inflamatória;
  4. Pode ajudar na digestão: Estudos afirmam que o gengibre também tem um efeito positivo sobre a digestão. Uma dose de chá de gengibre pode ajudar a evitar problemas digestivos comuns e também condições mais graves do estômago.

Benefícios da Combinação do Chá de Canela com Gengibre

Uma vez combinadas as ações da canela e do gengibre, obtemos uma bebida extremamente saudável e terapêutica.

Esta combinação fornece muitos nutrientes e possui propriedades que levam a uma grande queima de gordura, principalmente devido à sua ação termogênica. Para este fim, o chá deve começar a ser tomado logo de manhã, com o estômago ainda vazio.

É possível preparar diferentes receitas à partir desta combinação.

O chá promove a eliminação de gases no sistema digestivo, bem como ajuda a reduzir a náusea e o vômito. As suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a reduzir o inchaço e a dor em pessoas que sofrem de artrite. Ele tem propriedades antivirais que aliviam o resfriado comum e melhoram o sistema imunológico, prevenindo contra a recorrência de resfriados.

Ele também reduz absorção de colesterol no corpo, aumentando o processamento das gorduras pelos ácidos biliares. Suas propriedades antifúngicas ajudam na luta contra várias infecções como as que afetam a boca e a vagina.

As pessoas que sofrem de diabetes tipo 2 também podem ser ajudadas com o uso do chá de canela com gengibre porque ele estimula os receptores de insulina no corpo e desativa as enzimas que inativam esses receptores. Com isso, o paciente tornar-se mais receptivos à insulina, o que ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

Condições em que o Chá de Canela com Gengibre Também traz Benefícios

Veja algumas dicas de situações onde esta infusão de ervas também é recomendada:

  • Para pessoas com sobrepeso ou que têm dificuldade para emagrecer;
  • Em casos de retenção de líquidos como inchaço nas pernas e nas pálpebras;
  • Para pacientes com problemas cardiovasculares, níveis elevados de colesterol e triglicérides;
  • Em casos de frigidez e falta de libido;
  • Para pessoas com gengivite, cáries e outros problemas dentários;
  • Para má digestão e hiperacidez gástrica;
  • Pacientes com diabetes tipo 2;
  • Pessoas com fibromialgia, fadiga crônica e cansaço;
  • Em casos de hipotermia.

Dicas de como preparar o chá

  1. Para adoçar o chá, use estévia ou mel. Eles são naturais e por isso não apresentam efeito prejudicial para a saúde, ao contrário de açúcar ou adoçantes artificiais;
  2. Adicione o suco de meio limão ao chá para aumentar a sua potência na queima de calorias;
  3. Tome o chá todos os dias durante pelo menos um mês para perceber os seus benefícios.

O melhor momento para tomar o chá de canela com gengibre

Para se beneficiar ao máximo desta infusão, os melhores horários para tomá-la são:

  • Com o estômago vazio ou pelo menos meia hora antes do almoço;
  • Entre as refeições;
  • Devido aos seus efeitos diuréticos, recomenda-se tomar o chá somente até o meio da tarde, assim se evita idas noturnas ao banheiro.

Dicas para ter uma infusão de qualidade 

  1. Escolha ingredientes de boa qualidade e procedência, de preferência orgânicos;
  2. A canela do Ceilão é a mais perfumada. Mantenha-na sempre fechada em um recipiente hermético para não perder o aroma;
  3. Opte pelo gengibre fresco ralado na hora para fazer o chá. Se for usa-lo em pó, procure uma boa procedência para garantir que mantenha a qualidade, o aroma e o sabor picante.

5 receitas que combinam chá de canela com gengibre para ajudar o corpo a se curar

1. Remédio tradicional para a gripe

Ao chá de canela com gengibre pode-se adicionar ainda limão, mel e até mesmo alho para potencializar ainda mais o seu efeito contra a gripe.

A canela tem propriedades anti-inflamatórias e auxilia o sistema imunológico. O limão fornece vitamina C, que também dará apoio ao sistema de defesa do organismo. O mel ajuda a adoçar e também tem propriedades antibacterianas. O alho e o gengibre ajudam a aliviar as dores no corpo e combatem diretamente o vírus causador do resfriado e da gripe.

2. Chá para dor de garganta

Para aqueles momentos em que a garganta começa a incomodar, tente tomar o chá de canela com gengibre adicionando mel e leite para acalmar ainda mais o incômodo. O leite deve ser do tipo que o seu organismo se adapta melhor, como de amêndoa, de coco, de arroz ou de soja. Para muitas pessoas, o leite de vaca pode baixar a imunidade.

3. Chá de limpeza temperado com açafrão

Faça o chá de canela com gengibre tradicional e adicione uma colher de cúrcuma. A curcumina, um excelente antioxidante e anti-inflamatório presente na cúrcuma, juntamente com o gengibre e a canela, terá um efeito de limpeza sobre o organismo e pode ajudar a reduzir os sintomas de várias condições e a proteger contra várias doenças.

4. Chá de cura natural com gengibre, cravo e canela

O trio gengibre, cravo, canela são uma grande promessa na cura de forma natural. Os três ingredientes são anti-inflamatórios, têm propriedades que ajudam o sistema digestivo e o sistema imunológico e podem ajudar a manter a saúde geral do organismo.

5. Chai – Chá de canela com gengibre temperado com anis e outras especiarias

O Chai é usado pela Ayurveda, a medicina tradicional indiana, há mais de cinco mil anos. Ele é consumido porque oferece vários benefícios potenciais para a saúde do coração, cérebro e sistema nervoso, sistema respiratório e na gestão do açúcar no sangue.

As especiarias combinadas têm propriedades antimicrobianas, antibacterianas e antifúngicas, elementos que servem para proteger o corpo de doenças e melhorar o bem estar geral.

Chineses e hindus consomem o Chai também porque acreditam que o aroma das especiarias ajuda a acalmar os nervos e a melhorar a saúde mental.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já experimentou o chá de canela com gengibre em algum momento? Havia um motivo como estes benefícios listados para tomá-lo? O que achou do sabor? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (130 votos, média: 4,27 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

26 comentários em “Chá de Canela com Gengibre – Benefícios, Receitas e Dicas”

  1. Fiz o chá que foi recomendado por um amigo por conta de gripe e tosse.
    Procurei pela receita e cheguei a este site. Muito bom saber que tem tantos benefícios. Adicionei o limão. Ficou uma cor bonita, tem um aroma muito bom e é saboroso. De cara dá pra sentir um certo alívio. Adorei com mel.

  2. Meuirmao ja toma e cobseguiu se livrar das dores que sentia,Eu começarei hoje sem falta pois ele vem recomendando já há um tempo…obrigada por está reportagem esclarecedora..