Conheça a amaxofobia, condição que afeta Penélope Cruz

publicado em

Penélope Cruz, 49 anos, faz parte dos 28% (de acordo com a Fundação CEA – Clube Europeu de Automobilistas) dos motoristas que têm amaxofobia, que nada mais é do que o medo irracional de dirigir. Esse mal pode ser superado?

Em entrevista à edição norte-americana da revista Elle, a atriz espanhola contou o gatilho que despertou sua amaxofobia: quando criança, ela presenciou um acidente envolvendo sua irmã mais nova, Mônica. “Ela foi atropelada por um carro na minha frente quando eu tinha oito ou nove anos. Lembro que ela estava vestindo um casaco vermelho”, relata.

Penélope Cruz
Reprodução: via Instagram

Naquele momento, “o tempo parou”, segundo Penélope. “É um trauma muito grande, porque a vi perder a consciência. Ela ficou paralisada no hospital e eu disse às pessoas: ‘Minha irmã acabou de ser atropelada por um carro'”, diz a atriz, acrescentando que “teria ficado histérica” se presenciasse um acidente tão grave hoje em dia.

A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego constatou que pelo menos dois milhões de brasileiros sofrem de amaxofobia e 80% delas são mulheres. Os maiores temores são: ferir alguém, machucar a si mesmo ou morrer, além de danificar o veículo e outros bens. Pode acontecer por questões ambientais, culturais ou por trauma, como no caso de Penélope Cruz.

Penélope Cruz
Reprodução: via Instagram

A Amaxofobia causa ansiedade, falta de ar, dores no peito e no estômago, palidez, desespero, desejo irracional de fuga e até ataques de pânico quando a pessoa pensa em sentar ao volante. A condição, às vezes, ataca enquanto a pessoa está dirigindo, podendo causar acidentes.

  Continua Depois da Publicidade  

O problema, entretanto, pode ser superado com a ajuda de um especialista, como psicólogo. Existem outras formas de amenizar os sintomas da amaxofobia, como técnicas de relaxamento antes de assumir a direção, realização de um curso de aperfeiçoamento na condução de veículos, a fim de aumentar a confiança no volante, praticar em ruas e horários tranquilos e ir, aos poucos, aumentando o percurso, além de, claro, compreender os próprios limites e não se cobrar tanto. Descansar bastante antes de dirigir e escolher um carona que possa auxiliar no percurso também ajudam no processo.

Você já tinha ouvido falar nessa condição? Conhece alguém que possa ter amaxofobia? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário