Crepioca

Crepioca Fit Para Emagrecer – O Que é, Como Fazer, Calorias, Receitas e Dicas

A crepioca fit virou moda há algum tempo entre as blogueiras, atletas, frequentadores de academia, esportistas e outras pessoas que se preocupam com a saúde e a estética. Isso porque essa massa diferente é uma delícia, saudável e ainda ajuda a emagrecer sem culpa.

A crepioca fit promove mais saciedade, sendo assim um ótimo aliado da perda de peso, podendo ser consumido nos cafés da manhã ou nos lanches da manhã e tarde. Assim, por dar saciedade, ela inibe a fome e controla o apetite das refeições principais e ainda potencializa o ganho de massa magra por ter mais proteína do que a goma de mandioca tradicional encontrada na tapioca.

O que é – Diferença entre crepioca e tapioca

A crepioca se diferencia da tapioca por alguns motivos. A crepioca pode ser preparada de duas maneiras basicamente: unindo a farinha de goma de mandioca com ovo ou leite, fazendo com que a massa fique mais encorpada, “cheinha”, com aspecto de crepe realmente.

A opção com ovo aumenta ainda mais os níveis de proteína dessa receita devido à clara de ovo ser um fonte de proteína e também saciante. Assim, ajuda na força do treino e ganho de massa magra. Sabe-se que é rica em vitaminas do complexo B, potássio e ferro, além de aumentar a saciedade, melhora da disposição energética, otimiza a concentração e atua no combate à flacidez da pele por produzir colágeno.

A opção de crepioca fit com leite fornece mais cálcio para o corpo, fortalecendo mais os ossos, porém deve-se escolher o leite desnatado para reduzir os níveis de gordura do leite absorvidos pelo corpo. Alternativas mais saudáveis são o leite de amêndoas, castanhas ou soja.

A crepioca fit pode ser consumida uma vez ao dia, no pré ou pós treino para potencializar a performance ou ajudar na recuperação muscular no caso do pós-treino. A tapioca se diferencia da crepioca fit por ser apenas a farinha de goma de mandioca recheada, sem a mistura com ovo ou leite. Por isso, é menos substanciosa do que a crepioca, mas é também uma opção interessante para quem quer se manter em forma e evitar os quilos a mais.

Como fazer

Para fazer a crepioca fit você precisa basicamente de uma frigideira antiaderente para que a mistura não grude na panela, sendo assim dispensável o uso de manteiga, azeite ou óleo para untar. Se for necessário untar, utilize óleo de coco ou outro saudável. Assim, fica mais fácil dourar a massa dos dois lados sem grudar no fundo da panela, uma vez que a massa é fininha. Além disso você precisa da farinha de mandioca e um ovo ou leite (desnatado, de amêndoas, castanhas ou soja).

Para fazer a crepioca fit com ovo, basta bater bem o ovo com a clara com duas colheres de sopa cheia de farinha de tapioca peneirada. Depois que estiver bem misturada, basta acionar o fogo da frigideira (mantenha o fogo baixo para não queimar a massa) e despeje a mistura na frigideira antiaderente levemente quente. Deixe por alguns segundos e vire para dourar do outro lado. A receita é simples e rápida. Após isso já pode ser recheada com o sabor à escolha.

Para fazer a crepioca fit com leite basta substituir o ovo por 50 ml de leite e adicionar duas colheres de sopa cheia de farinha de tapioca peneirada. Depois que estiver bem misturada, basta acionar o fogo da frigideira (mantenha o fogo baixo para não queimar a massa) e despeje a mistura na frigideira antiaderente levemente quente. Deixe por alguns segundos e vire para dourar do outro lado.

Se você for adepto de esportes ou academia e utilizar suplementação, você pode adicionar um pouco de whey protein à massa para dar um upgrade à receita.

Calorias

A crepioca fit é uma comida funcional e leve, pois trata-se apenas de uma massa fina, sem adição de açúcar e sal e com baixa calorias. Sabe-se que são apenas 160 calorias, além do recheio que fica à escolha de cada um.

Para manter sua crepioca fit saudável, deve-se optar por recheios mais saudáveis com base em saladas como alface, tomate ou algumas proteínas de baixo teor de calorias e nutritivas, como é o caso do frango desfiado, salmão e atum.

Veja as calorias e informações nutricionais da uma crepioca fit padrão sem recheio (mistura de um ovo e duas colheres de farinha de tapioca):

Calorias160Sódio0 mg
Gorduras Totais9 gPotássio0 mg
Gorduras Saturadas0 gTotal Carbs1 g
Gorduras Poliinsaturadas0 gFibras0 g
Gorduras Monoinsaturadas0 gAçúcar0 g
Trans0 gProteína10 g
Colesterol0 mg

Receitas Doces e Salgadas

– Receita de Crepioca fit de atum com requeijão

  • 2 colheres de goma de tapioca;
  • 1 ovo ou 50 ml de leite.

Para o recheio:

  • 1 colher de requeijão light;
  • 2 colheres de atum.

– Receita de Crepioca fit de brócolis

  • 2 colheres de goma de tapioca;
  • 1 ovo ou 50 ml de leite.

Para o recheio:

  • Queijo cottage picado à vontade;
  • Brócolis picado.

– Receita de Crepioca fit de rúcula

  • 2 colheres de goma de tapioca;
  • 1 ovo ou 50 ml de leite.

Para o recheio:

  • Queijo cottage picado à vontade;
  • Rúcula picada à vontade;
  • Cenoura ralada à vontade.

– Receita de Crepioca fit de frango

  • 2 colheres de goma de tapioca;
  • 1 ovo ou 50 ml de leite.

Para o recheio:

  • 4 colheres de sopa de frango desfiado;
  • ½ tomate picado;
  • 2 colheres de milho.

– Receita de Crepioca fit de frutas vermelhas

  • 2 colheres de goma de tapioca;
  • 1 ovo ou 50 ml de leite.

Para o recheio:

  • 2 morangos picados;
  • 2 framboesas picadas;
  • 2 amoras picadas;
  • Mel para adoçar.

– Receita de Crepioca fit de banana com canela

  • 1 colher da goma de tapioca;
  • 1 ovo ou 50 ml de leite;
  • 1 sachê de adoçante sucralose;
  • 1 colher de chá de cacau em pó;

Para o recheio:

  • 1/2 banana nanica picada e canela em pó. 

– Receita de Crepioca fit de chocolate

  • 1 colher da goma de tapioca;
  • 1 ovo ou 50 ml de leite;
  • 1 sachê de adoçante sucralose;
  • 1 colher de whey protein.

Para o recheio:

  • Chocolate amargo ou uma colher de cacau em pó.

Dicas

Os melhores recheios saudáveis para a crepioca fit são: o queijo cottage que possui baixa caloria e é considerado um dos queijos brancos mais magros; o peito de peru com queijo branco ou folhas verdes, requeijão light com milho; banana com mel para adoçar ou canela para acelerar o metabolismo; frutas vermelhas picadas com mel; frango desfiado temperado com especiarias (evite usar sal), atum ou salmão temperad; ou o vegetariano, apenas com legumes ou verduras.

A crepioca fit pode ser apresentada de diferentes formas. A mais tradicional é a dobrada na forma de meia lua, mas se preferir pode ser servida aberta para ser consumida com garfo e faca como se fosse uma pizza ou enrolada no recheio como uma panqueca italiana, um kebab árabe ou burrito mexicano.

Outra ideia é preparar trouxinhas ou cones semelhantes a um temaki ou até mesmo cortar em tiras para servir em rodelinhas parecidas com o sushi. É uma massa versátil que, quando preparada com esmero, fica um prato realmente atraente, formando inclusive opções de receitas sofisticadas e saudáveis para servir às visitas.

Se você quiser dar uma saborizada ou temperada na massa salgada da crepioca, você pode adicionar orégano, manjericão, cebolinha, linhaça, pimenta ou outro tempero ou especiaria do seu gosto. Esses mesmos temperos podem ser colocados junto do recheio ao invés de ser usado na massa, ficando à escolha de cada um.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você é um consumidor frequente da crepioca fit? Constuma usá-la como pré-treino, pós, ou como café da manhã? Quais são seus recheios e receitas favoritas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (92 votos, média: 3,85 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

62 comentários

  1. Amei, o Crepioca, vou experimentar, se gostar volto e posto ok?

  2. Costumo fazer a crepioca e acrescento farinha de aveia ou de linhaça… O que vc acha?

  3. Faço a minha com um pouco de iogurte desnatado, tipo meia colher e queijo ralado, nem coloco recheio que fica uma delícia!

  4. Fiz a receita de crepioca, que seria a tapioca pronta com 50 ml de leite e ficou uma porcaria, virou uma goma melequenta …Não dá certo somente gastei o produto(tapioca).

  5. Faço a receita com ovo e clara e fica uma delícia. Mas fiquei na dúvida, não pode consumir mais de uma vez no dia?
    Obrigada.

  6. Sempre uso tapioca nos lanches da manha e da tarde.
    Amei as dicas daqui, muito detalhadas. Vou seguir e divulgar.

  7. Bater só com a clara? ou com a gema tbm? Esqueci de peneirar a farinha de tapioca. Rsrsrs

  8. Fiz a minha crepioca com um ovo + 2 colheres de farinha de tapioca, deu tudo certo, porém a massa ficou com gosto de omelete (eu não gosto).

    Posso usar um ovo para + 4 colheres de tapioca? (dariam 2 receitas com 1 ovo só) ou isso não iria diminuir o gosto de ovo?

  9. Faço uso de crepioca a algum tempo, e uma delícia, e eu faço com ovo, e o recheio ponho o que sobra no almoço, salada, ponho um PC de queijo e pronto uma delicoa

  10. Eu faço a crepioca com 5 colheres de sopa de tapioca, 1 ovo e 1 colher de sobremesa de fermento em pó, que fica bem parecido com massa de pizza e sem gosto de ovo, isso faz aumentar muito as calorias? estou fazendo errado?

  11. Faço a crepioca adicionando um pouco de chia e orégano junto a massa.. Adorei as dicas de recheios , costumo coloca só requeijão light

  12. Deliciosa usei creperia e recheei com atum amamos.

  13. Lucilene dos Santos Libarino Gorbine

    No início da matéria, tá dizendo “farinha de mandioca”. É isso mesmo, ou foi engano?

  14. Eu fiz hoje e ficou uma delícia bati tudo de uma vez 1 colhe de goma, 1 ovo, verduras e chia ficou delicioso.

  15. Gostei muito bem explicado ótima opção para diminuir o carboidrato

  16. Oi gostaria de saber se o poviljo precisa servhidrataddo ou não ?

  17. Gosto muito de fazer a crepioca com recheio de espinafre(já cozido e temperado) com queijo cotage ou mussarela. Dá uma saciedade incrível. Como amo espinafre, coloco muuuito…

  18. Costumo fazer com peito de frango defumado ou requeijão light. E na massa sempre adiciono uma pitada de orégano. Uma delícia

  19. COSTUMO FAZER PARA LEVAR PARA O TRABALHO E COME NA HORA DA JANTA

  20. Minha receita queridinha! Tenho usado a algum tempo principalmente no café da manhã e tenho amado, não me sinto inchada, ao contrário fico mais disposta, acho deveras uma delícia e já inventei minhas versões, Ovo+ tapioca+Chia, Ovo+tapioca+ frango desfiado.

  21. Eu acabei de comer uma que coloquei um ovo e uma colher de tapioca, pimenta e cheiro verde. No recheio peito de frango com tomate picado e uma colher de sopa de semente de chia.muito bom!

  22. maria julia zanelatoo

    quero aprender tudo sobre crepioca.

  23. Nossaaaa, deu muito certo! Primeira vez que uma receita realmente fácil dá certo (falo por mim). Ai que coisa boa, tava difícil encontrar alternativas para o pão principalmente no café da manhã. Muito obrigada!

  24. Tenho feito tbm e uso creme de ricota para o recheio. A crepioca é realmente uma ótima opção, gostosa e dá bastante saciedade.

  25. Ótimas dicas! Obg. Eu costumo rechear com requeijão light e sardinha de limão. Agora, farei a troca do ovo, por leite para provar… Obg!

  26. A feita com leite NÃO dá certo!!!!!

  27. Eu geralmente recheio com banana, aqueço por um minuto no microondas e espalho na crepioca. As vezes adiciono uma colher de sopa de pasta de amendoim integral, fica muito bom.

  28. Eu Amoooo minha Crepioca favorita eu faço com ovo e recheio com uma colher de sopa de creme de ricota light, duas colheres sopa de palmito picado e orégano, dobro no formato de pastel, nossa é muuuuuito bommm.

  29. Comer crepioca fit no almoço e janta ajuda a emagrecer rápido?

  30. A minha eu faço com duas colheres de tapioca duas de água um ovo orégano chia ou linhaça como sem recheio é uma delícia

  31. Para a minha crepioca, utilizo:

    2 ovos caipira inteiros
    2 CS tapioca
    2 CS farelo de aveia
    2 CS óleo de coco

    Salgados:

    Queijo ralado (opcional)
    Coentro picado (opcional)
    Cebola e alho picado (opcional)

    Doces:

    Cacau em pó 100% (opcional)
    Canela em pó (opcional)

  32. M a r a v i l h o s a. Acabei de fazer e coloquei uma pitadinha de pimenta do reino na massa. Recheio de creme de ricota com frango grelhado, hortelã e queijo minas frescal. Comemos pós treino eu, meu marido e minha filha de 15 anos. Adoramos, vou fazer todos os dias com diferentes recheios. Obrigada.

  33. Bom dia, eu faco a crepioca com polvilho azedo no lugar da farinha de tapioca, fica uma delicia.

  34. Erika Dias Dos Santos

    amo crepioca, como todos os dias, faço com frequência recheio de banana com canela,
    aço a banana somente ela já tem açúcar e doura por si só, coloco na crepioca que sempre fiz com ovo, enrolo e por cima polvilho com canela.
    Salgada somente frango desfiado e verdura.
    Amo, alimenta super. Foi meu almoço hoje.
    Amei as dicas.

  35. o certo é goma de mandioca, e não farinha, FARINHA DE MANDIOCA é diferente. 😉

    Crepioca é muito bom e da para servir com vários acompanhamentos, doces e salgados.

  36. Pessoal amo crepioca, mas queria saber se vocês já usaram a farinha de pipoca para fazer uma tal de crepipoca. Parece que é simples e gostosa, mas estou morrendo de dúvidas se faço ou não. Alguém já fez?

    • LUCILENE DOS SANTOS LIBARINO GORBINE

      Ops.. acho que você quis dizer farinha de tapioca rs. Dá certo também e fica bem parecido. Gasta mais farinha. O polvilho gasta menos (polvilho azedo fica melhor que o doce). Vlw!!

  37. Fiz a minha com 1 1/2 colher farinha de tapioca úmida (sem peneirar) + 1 ovo + 1 colher de queijo ralado e uma pitada de sal. Misturei bem e levei à frigideira antiaderente. Recheei com um fatia de queijo. Deu super certo. AMEI!!!!

  38. Socorro, odeio ovo não consigo comer, como faço crepioca sem ovo? me ajudem já que disseram que com leite não dá certo.

  39. Estou tirando o glúten da minha alimentação, fiz a receita e deu certo. Amei!

  40. Boa tarde: olá amiga para tirar o gosto de ovo da crepioca basta vc tirar a pele da gema.
    Obrigada

  41. Adoro e faz bem pra saúde! Recomendo.

  42. Requeijão cremoso light é sempre muito caro, então resolvi fazer caseiro e o sabor fica o mesmo e rende muito.
    Basta bater no liquidificador a ricota com um pouquinho de leite e uma Pitadinha de sal.

    Obs: o leite vai colocando aos poucos e batendo até ficar bem cremoso.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*