Diabético pode comer frutas?

Especialista da área:
atualizado em 28/04/2022

Devido ao fato das frutas possuírem seu açúcar natural, há quem diga que o diabético não pode comer frutas. Mas será que isso é verdade mesmo? Ou não passa de um exagero?

Quando você era criança, os seus pais insistiam para que você comesse frutas no lugar de guloseimas como biscoitos e salgadinhos? Pois então, agradeça a eles!

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Isso porque esse grupo de alimentos é bastante importante tanto para a dieta das crianças quanto para a dieta dos adultos, tendo em vista que as frutas são nutritivas e fornecem fibras, vitaminas e minerais que o organismo necessita para funcionar bem.

Mito: diabético não pode comer frutas

frutas cítricas

Segundo o nutricionista Douglas Twenefour, especialista e chefe adjunto do Diabetes UK, organização de combate à diabetes no Reino Unido, as frutas não devem ser excluídas da alimentação das pessoas que sofrem com a diabetes.

Isso porque, ao lado dos vegetais, elas diminuem os riscos de desenvolvimento de doenças como pressão arterial elevada, doenças no coração, acidente vascular cerebral (AVC), obesidade e alguns tipos de câncer.

Na verdade, é ainda mais importante para as pessoas com diabetes comer mais frutas e vegetais, já que essas condições de saúde têm mais tendência de afetá-las.

As frutas não aumentam as taxas de glicose no sangue de uma maneira tão acentuada quanto outras comidas com carboidratos como pão branco e pão integral.

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Apesar de algumas frutas conterem mais açúcar do que as outras, isso não significa que o diabético não possa consumi-las.

De acordo com o nutricionista, a quantidade total de carboidratos encontrada em um alimento afeta os níveis de glicose no sangue mais do que o tipo de carboidrato, seja esse carboidrato açúcar ou amido (um tipo de carboidrato, assim como o açúcar).

Conforme a Associação Americana de Diabetes, os melhores tipos de frutas para quem tem a doença são as frescas, sem a adição de açúcar.

A contagem de carboidratos

De acordo com a Associação Americana de Diabetes, a contagem de carboidratos é uma das diversas alternativas de dieta para controlar os níveis de glicose (açúcar) no sangue dos diabéticos, utilizada com mais frequência por pessoas que tomam insulina duas ou mais vezes por dia.

O método envolve contar a quantidade em gramas de carboidratos de cada refeição, combinando com a dose de insulina, explicou a organização. Segundo a instituição, com o equilíbrio correto da prática de atividades físicas e do uso de insulina, a contagem de carboidratos pode auxiliar a controlar as taxas de glicose no sangue.

Entretanto, a Associação Americana de Diabetes ressaltou que a quantidade de carboidratos que cada diabético pode consumir em cada refeição deve ser definida em conjunto com o médico responsável pelo tratamento.

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Ao receber a orientação do médico a respeito de quantos carboidratos podem ser consumidos em cada refeição, o paciente deve levar essa quantidade em consideração na hora de escolher qual porção de determinada fruta que vai incluir em seu cardápio.

É necessário tomar cuidado para que a quantidade de carboidratos contidos na porção de fruta escolhida não ultrapasse esse limite ou comprometa boa parte dele.

De qualquer forma, não custa nada lembrar que incluir uma fruta como fonte de carboidratos em uma refeição é algo muito mais saudável e nutritivo do que escolher itens como refrigerantes, doces, bolos e outras guloseimas para preencher a quantidade de carboidratos reservado para cada refeição.

Para quem procura diminuir a ingestão de carboidratos para controlar os níveis de glicose no sangue, o nutricionista Douglas Twenefour recomenda diminuir o consumo de itens como bolos, biscoitos e chocolate, que contêm açúcar adicionado.

Uma vez que isso tiver sido feito, ele indica começar a procurar diminuir o consumo de alimentos ricos em amido. “Eu aconselho que você comece reduzindo aqueles que são altamente processados e contêm a adição de gorduras, açúcares e sal”, afirmou o especialista.

A quantidade de carboidratos das frutas

mesa de frutas

Uma porção de fruta deve conter aproximadamente 15 g de carboidratos. O tamanho da porção de cada tipo de fruta vai depender do teor de carboidratos que o alimento em questão contém.

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A vantagem para o diabético em consumir uma fruta pobre em carboidratos é que ele pode ingerir uma porção maior. Entretanto, independentemente de ser uma fruta rica ou pobre no nutriente, o efeito em relação às taxas de glicose no sangue será o mesmo, desde que a porção contenha 15 g de carboidratos.

Todos os tamanhos de porções de frutas descritas a seguir contém 15 g de carboidratos:

  • ½ maçã média
  • 1 xícara de amora
  • 1 xícara de framboesa
  • 1 ¼ xícaras de morango
  • 1 xícara de melão em cubos.

Cuidado com os sucos de frutas

O nutricionista Twenefour também alertou que os sucos de frutas não são tão benéficos quanto as frutas em si porque podem ser ricos em açúcares naturais (isso sem contar quando há o acréscimo do açúcar de mesa na preparação da bebida) e contêm menos fibras do que a fruta integral.

Segundo ele, como uma pessoa dá conta de tomar muito suco em um curto período de tempo, enquanto não é tão provável que alguém consiga comer muita fruta in natura no mesmo intervalo de tempo, o resultado pode ser um fornecimento elevado de carboidratos.

“Dependendo de como a diabetes é controlada, isso pode resultar na subida dos níveis de glicose no sangue e também pode afetar o peso em longo prazo”, completou o nutricionista Douglas Twenefour

Para quem tem diabetes e quer tomar suco de frutas, o conselho é limitar a ingestão da bebida a no máximo um copo pequeno por dia. Já para aqueles que têm o costume de tomar suco junto com as refeições, o nutricionista aconselha também a diminuir o teor de carboidratos do prato.

“Por exemplo, se você geralmente come duas fatias de pão no café da manhã, no dia em que você decidir tomar um copo pequeno de suco, considere abrir mão de uma fatia de pão para dar espaço ao suco.”

Ele ainda complementa: “Não estou dizendo para fazer isso todo dia, mas é uma opção para assegurar que você não fique com muitos carboidratos e aumente os seus níveis de glicose no sangue em decorrência do suco”.

O que é a diabetes

Diabetes e digestão lenta

A diabetes é definida como crônica e caracterizada pela não produção ou pela utilização inadequada do hormônio insulina por parte do organismo.

Esse hormônio é responsável pelo controle da quantidade de glicose no sangue e é necessário ao corpo para que ele possa utilizar a glicose obtida por meio da alimentação como fonte de energia.

Em um quadro de diabetes, a glicose não é usada apropriadamente e o seu nível fica alto, provocando a chamada hiperglicemia.

Entre os sintomas da doença, encontram-se:

  • muitas idas ao banheiro, principalmente no período noturno
  • sensação de muita sede
  • maior cansaço do que o habitual
  • perda de peso
  • coceira ou candidíase genital,
  • cortes e feridas que demoram mais tempo para serem curados
  • visão borrada.

Ao apresentar esses sintomas, é fundamental procurar o médico para descobrir se tem ou não a condição e dar início ao tratamento adequado.

Até porque a doença pode provocar uma série de complicações quando não é tratada, como danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos do corpo.

Tendo em vista todos esses riscos, é fundamental seguir corretamente o tratamento prescrito pelo médico, não é mesmo?

Atenção

Este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as recomendações médicas para o tratamento e a dieta da diabetes. Portanto, antes de tomar qualquer decisão a respeito do consumo de frutas ou qualquer outro alimento dentro de sua dieta, o diabético precisa consultar seu médico ou nutricionista.

Melhor do que saber se diabético pode comer frutas é, ao ser diagnosticado com a doença, que o paciente já questione o médico a respeito de como a sua dieta deve funcionar a partir de então, incluindo a ingestão de frutas, tendo em vista as características do seu quadro e as necessidades do seu tratamento.

Lembrando que diferentes pessoas têm diferentes quadros da doença, o que faz com que seu tratamento e dieta tenham as suas próprias particularidades e exijam cuidados individualizados.

Vídeo: 9 melhores frutas para diabéticos

Aproveite para assistir a este vídeo com as 9 melhores frutas para diabéticos, e procure incluir elas na sua dieta:

Fontes e referências adicionais

Você já tinha ouvido falar que o diabético pode comer frutas que contenham menor teor de carboidratos? Possui essa condição e tem dificuldades com a dieta? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

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