Dicas para meditar se você tem uma mente inquieta

Especialista da área:
atualizado em 08/06/2021

A meditação é um ótimo exercício que pode trazer inúmeros benefícios para a sua mente e saúde como um todo, de acordo com os especialistas.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, para quem tem a mente inquieta, pode ser difícil iniciar esta prática. Do mesmo modo, muitos encontram dificuldades para conseguir aquietar a mente e respirar.

Mas vale entender que a meditação é uma jornada. Sendo assim, selecionamos algumas informações e dicas importantes para quem está pensando em começar.

Conheça alguns benefícios da meditação e descubra dicas que irão ajudar você a dar este passo.

Meditação oferece diversos benefícios

A meditação é uma prática que traz vários benefícios para a sua saúde, tanto físicos quanto mentais.

Por exemplo, ela ajuda você a reduzir o estresse e diminuir alguns sintomas depressivos. Além disso, ela ajuda a controlar a ansiedade, já que a prática faz com que você mantenha o foco e a mente no momento presente.

A meditação ainda oferece outros benefícios, como:

  Continua Depois da Publicidade  

  1. Potencialização do autoconhecimento e da autoestima;
  2. Redução da perda da memória;
  3. Ampliação das emoções positivas;
  4. Redução de vícios;
  5. Melhora do sono
  6. Alívio de sintomas de doenças crônicas.

Em suma, a meditação mexe com o seu corpo todo.

Mas afinal, como começar a meditar?

meditação

A meditação nada mais é do que uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar a sua mente. Portanto, você pode focar num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Por outro lado, você pode apenas regular a sua respiração e tentar sentir seu corpo enquanto respira.

Existem várias técnicas de meditação, como a meditação guiada, por exemplo, na qual você terá a ajuda de um especialista ou aplicativo para meditar.

Há ainda a meditação transcendental, a mindfulness, a vipassana, a zen budista e diversos outros tipos de meditação.

Dessa forma, você deve descobrir qual faz mais o seu estilo e se adequa melhor ao seu caso para se beneficiar com esta prática milenar.

  Continua Depois da Publicidade  

Dicas para meditar se você tem uma mente inquieta

Sabemos que a meditação é uma prática que requer foco e, para quem tem uma mente inquieta ou sofre de ansiedade, pode ser difícil de começar. Sendo assim, separamos algumas dicas para ajudar você neste caminho.

1. Crie uma programação consistente

Como todo hábito saudável, a meditação requer um pouco de disciplina. Dessa forma, criar uma rotina e uma programação consistente é a melhor maneira de começar a meditar e a preparar seu cérebro para esta prática.

Lembre-se, a meditação deve ser algo positivo. Por isso, não se sinta pressionado ou obrigado a realizá-la exatamente no momento em que estipulou. Foque no horário e na melhor maneira de meditar para você.

2. Comece com um pouco de respiração

Respiração é a chave para uma meditação de sucesso. Pode parecer simples, mas respirar corretamente e focar nisso fará uma grande diferença na sua saúde mental e física.

Sendo assim, começar com exercícios de respiração ou apenas focando no ato de respirar irá melhorar e muito sua prática.

  Continua Depois da Publicidade  

O fato de desacelerar a respiração tem efeitos comprovados, como acalmar o sistema nervoso e reduzir a sensação de ansiedade.

3. Tenha um espaço adequado para meditar

Outra dica importante para conseguir focar na sua prática e meditar com sucesso é ter um espaço apropriado para isso. O ambiente físico é importante, especialmente nos estágios iniciais da prática.

Considere arranjar um espaço em sua casa apenas para isto. Não precisa ser muito grande. E lembre-se, o espaço não é só físico. Você deve separar tempo e se preparar mentalmente para a meditação.

4. Não se preocupe ao divagar

Um ponto fundamental quando se começa a meditar é tentar focar no presente. No entanto, os especialistas garantem que não há problema nenhum divagar.

Sendo assim, se milhares de pensamentos aparecerem na hora da meditação, não se preocupe! Tente focar na sua respiração, no seu corpo e no seu ambiente.

  Continua Depois da Publicidade  

5. Medite com ajuda, se precisar

Hoje em dia a tecnologia é a sua melhor aliada para muita coisa. Portanto, se você precisar, não hesite em procurar ajuda para meditar.

Você pode meditar em grupo, por exemplo. Da mesma forma, pode utilizar um guia, alguém especializado que irá ajudar você a meditar da melhor maneira.

Além disso, ainda há aplicativos criados exatamente para guiar você durante a meditação. Muitas vezes, até vídeos no YouTube ajudam. 

Descubra a melhor maneira de praticar meditação para o seu caso e aproveite para melhorar a sua saúde mental!

Você tem a mente inquieta? Já tentou praticar meditação? Conte tudo para gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média 4,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário