A Dieta do Atum: Como Funciona, Cardápio e Dicas

🕐 19/09/2019

Querendo perder alguns quilos em poucos dias? Praticantes dizem que a dieta do atum é uma forma fácil e rápida de perder peso. Entretanto, essa dieta não é associada a nenhuma instituição médica, e há poucos testemunhos de pessoas que usaram esse plano com sucesso.

Não é Apoiada pela Cleveland Clinic

A dieta do atum está na internet há muitos anos, e frequentemente é passada como uma dieta recomendada por uma clínica de perda de peso ou um médico. Não se sabe como essa dieta começou, e nenhum hospital ou médico a recomendou.

A Cleveland Clinic é a instituição mais ligada à dieta de três dias do atum, mas ela diz em seu site que não há nada como a “Dieta da Cleveland Clinic.” A clínica fez essa declaração: “Todos gostaríamos que a perda de peso e outros benefícios pudessem ocorrer simplesmente mudando a dieta por três dias. Mas restringir suas calorias severamente, e incluir/excluir alimentos específicos na sua dieta não é a forma de perder peso a longo prazo de forma constante e conseguir benefícios.”

Ainda assim, as histórias de perda de peso rápida usando atum persistem, e você pode encontrar a dieta do atum em várias páginas na internet. Geralmente, as fontes rotulam esse plano como uma dieta da moda.

Como Funciona e Qual o Cardápio para a Dieta do Atum

A dieta do atum é um plano de três dias, mas ele não requer que você coma só atum pelos três dias.

Apesar do fato de que não há uma fonte verdadeira dessa dieta, as que você pode encontrá-la têm ideias similares do que a dieta precisa.

Aqui está um exemplo de cardápio para o dia 1:

Café da manhã

  • Café ou chá puro (pode ser adoçado com adoçante artificial) ou água
  • Metade de uma toranja
  • Uma fatia de torrada com uma colher de sopa de manteiga de amendoim

Almoço

  • Meia xícara de atum
  • Uma fatia de torrada
  • Café ou chá puros, ou água

Jantar

  • 90 gramas de qualquer carne magra
  • Uma xícara de feijão verde
  • Uma xícara de cenoura
  • Uma xícara de sorvete de baunilha
  • Uma maçã média
  • Café ou chá puros, ou água

Dicas de Outros Alimentos Aceitos

A dieta do atum continua de forma similar por mais dois dias. Além dos alimentos listados, as pessoas são aconselhadas a beber mais quatro copos de água por dia. Ervas, sal e pimenta, limão, vinagre, molho de soja, molho inglês, ketchup e mostarda também são permitidos.

Após três dias, as pessoas podem voltar a comer normalmente, mas sem exagerar.

Alegações

Alguns sites alegam que você pode perder até 5 quilos em três dias seguindo essa dieta. Entretanto, a maioria dos sites que contêm a dieta não incluem testemunhos de qualquer pessoa que realmente teve sucesso com a dieta.

Essa dieta é uma modinha e não entrega o que promete. O que ela possivelmente entrega é uma pessoa muito mal humorada e com fome. Consultando um contador de calorias, você vê que o almoço do primeiro dia não tem muito mais que 200 calorias, e o dia todo te oferece menos de 1,000 calorias, que não é o bastante para funcionar.

Qualquer dieta que envolva passar fome (ou restrição severa de calorias) irá produzir perda de peso, mas essa perda de peso é principalmente água e irá retornar imediatamente quando você voltar a comer normalmente.

Opções de Dietas Saudáveis

É uma ideia muito melhor escolher uma dieta saudável e continuar com ela a longo prazo do que tentar uma dieta infundada só porque ela promete resultados rápidos. Há muitas dietas seguras que são mais um estilo de vida do que uma moda. Considere alguns desses programas:

  1. Dieta de South Beach
  2. A Dieta da Zona
  3. Vigilantes do Peso
  4. Dieta da Associação Cardíaca Americana

Todos esses programas combinam alimentos saudáveis e exercícios.

Tome Cuidado com Dietas da Moda

Sempre tome cuidado quando uma dieta promete resultados rápidos e fáceis, já que você não deve esperar isso. Além disso, limitar sua ingestão de alimentos severamente pode resultar em deficiências de vitaminas e minerais. Quando começar uma nova dieta, consulte seu médico para se certificar de que ela é segura para você e suas necessidades específicas.

Exercício

Exercitar-se para perder peso é outra coisa a se considerar. Você pode esperar alcançar resultados mais rápidos quando você combina dieta e exercícios. Dietas rápidas geralmente não encorajam esse aspecto importante da perda de peso.

Há um Substituto para o Atum na Dieta de 3 Dias?

Aqueles que acreditam que há um substituto para o atum na dieta dos 3 dias podem acreditar que não há uma reação química com a combinação específica de alimentos. A perda de peso pode ocorrer porque a pessoa está consumindo muito poucas calorias apesar de comer alimentos como sorvete e salsichas no plano.

Nesse caso, as pessoas podem substituir o atum usando alimentos que têm a mesma quantidade de calorias e valor nutricional similar. Algumas dicas interessantes incluem os seguintes alimentos, mas é importante notar que as sugestões devem ser seguidas com o consentimento do seu médico.

  • Peixe
  • Frango sem pele
  • Frango em lata
  • Tofu
  • Peru
  • Salmão em lata

Determinar as porções corretas necessárias para imitar a quantidade de gordura e calorias do atum pode ser desafiador, e é bom ter uma cópia da dieta para se preparar para o programa de perda de peso.

Você já recebeu alguma recomendação da dieta do atum? Acredita que seria possível passar por todas as retrições dela? Comente abaixo!

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