Dieta com Goji Berry – Como Funciona e Dicas

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

A dieta com goji berry tem feito bastante sucesso ultimamente, e isso se deve às famosas que a aderiram e tiveram resultados satisfatórios. Kate Moss, Madonna e Victoria Beckham estão entre as mulheres que consumiram goji berry e disseminaram o achado pelo mundo afora. A fruta tem origem asiática, especificamente do Tibete, e é lembrada por ter inúmeros nutrientes essenciais ao organismo. Além disso, a fruta possui um baixo teor calórico, o que contribui para a perda de peso. Para se ter uma ideia, uma colher de sopa contém apenas 50 calorias.

A dieta com goji berry proporciona a ingestão de proteínas, minerais, ácidos graxos, insaturados, ômega 3 e 6, antioxidantes e polifenois. Essa fruta chegou ao Brasil e já é a promessa do verão para as pessoas que buscam um corpo perfeito.

Será mesmo que a goji berry é tudo isso que dizem? Dizem que com a fruta é possível emagrecer 2 kg em uma semana, obviamente seguindo uma dieta rica em outros nutrientes e alimentos saudáveis, mas integrar a fruta no cardápio é essencial para atingir o resultado almejado. Vamos conferir…

Benefícios da dieta com goji berry

Essa fruta pode diminuir o colesterol ruim acumulado no sangue e reduzir a gordura corporal. Os nutrientes chamados betaína e germânio, presentes na composição da fruta, têm potencial antioxidante e anticancerígeno. Além disso, o hábito de consumir essa fruta diariamente, inserindo-a nas refeições, pode fortalecer a defesa do organismo devido à presença da vitamina C que é muito maior do que a encontrada nos outros alimentos. A laranja, por exemplo, que sabemos que possui alto índice de vitamina C, tem 50 vezes menos a vitamina do que a goji berry.

Uma pesquisa realizada na China mostrou que o consumo constante da goji berry ajuda na produção de antioxidantes, que são enzimas protetoras do fígado e que ajudam a retardar o envelhecimento das células. A presença de betacaroteno também auxilia na produção de vitamina A que deixa a pele, unhas, cabelos mais fortes, além de melhorar o sistema imunológico e a saúde dos olhos.

Suposições

Há muito tempo usada na dieta chinesa, a goji berry tem alguns efeitos interessantes quando o assunto é a prevenção de doenças. Ela é utilizada com o objetivo de controlar a diabetes, febre, pressão alta, problemas de visão relacionados ao envelhecimento e evitar a fadiga, inclusive por isso a fruta está associada à melhora do humor.

Entretanto, nem todos esses benefícios são comprovados pela comunidade científica, uma vez que as pesquisas realizadas em seres humanos ainda são raras. Alguns pesquisadores sugerem que a fruta pode combater doenças ligadas à velhice como o mal de Alzheimer, mas não existe nenhuma comprovação ainda que sustente essas alegações.

Como funciona a dieta com goji berry

A frutinha pode ser consumida fresca ou seca, mas obviamente que é mais comum encontrá-la seca, uma vez que ela vem de muito longe, impossibilitando que chegue ainda fresca em solo brasileiro. Porém, algumas pessoas que resolverem aderir realmente a dieta com goji berry podem plantar a semente em casa e ter um estoque individual e saudável.

Na dieta com goji berry a fruta seca pode integrar pratos frios como saladas, chás, sucos verdes, iogurte sem gordura, mingau de aveia ou outras receitas em que você esteja acostumado a utilizar frutas secas, como mousse e bolos. Mas cuidado, pois existe um limite de consumo diário que não deve ser extrapolado.

Além disso, algumas propriedades podem ser perder ou ser minimizadas em algumas receitas, principalmente doces, por isso prefira consumir a goji o mais pura possível.

Efeitos colaterais da goji berry

Como mencionado acima, há um limite de consumo diário, que seria de 30 a 40g por dia. Essa quantidade é suficiente para obter os resultados desejados, e extrapolar esse consumo pode causar efeitos colaterais ainda não muito divulgados. Pesquisas vêm sendo feitas para conhecer melhor a fruta, mas sabe-se que ela não pode ser consumida por qualquer pessoa.

Grávidas, pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes e pessoas alérgicas, por exemplo, não são indicadas para consumir a goji devido à sensibilidade da pele, causando erupção quando exposta à luz do sol. As gojis também são ricas em oxalato, o que pode causar problemas renais nas pessoas que consumirem.

Ainda outras pesquisas precisam ser realizadas para detalhar as restrições relacionadas à fruta. É recomendado consultar um nutricionista para uma orientação específica e autorização do consumo sem prejudicar sua saúde.

Dê um basta no sedentarismo

Não existe dieta milagrosa! Apesar de muitas pessoas caracterizarem essa fruta, a chia e outros alimentos como milagrosos, uma semente, uma fruta, etc, não possui o poder de causar o emagrecimento por si só.

Qualquer dieta saudável exige uma mudança de hábito. Continuar consumindo os alimentos que consumia anteriormente como comidas ricas em gordura, alimentos industrializados e outros apenas irão prejudicar sua saúde e engordá-lo.

Então, como funciona? A goji berry é uma aliada no emagrecimento, e para que a dieta dê algum resultado ela deve ser consumida em combinação com outros alimentos saudáveis, além da prática de atividades físicas. Espantar o sedentarismo movimentando o seu corpo irá potencializar os efeitos da fruta.

Preços

Uma desvantagem que pode impedir as pessoas de começarem a dieta com goji berry é o preço alto. A melhor variedade encontrada é a que vem do Himalaia, que é rara, mas muito se fala que isso não passa de falácias, uma vez que essa região é inóspita para o plantio devido ao solo de baixa qualidade e clima árido. Algumas empresas que revendem esses produtos dizem que a goji vem dessa região, justificando os preços abusivos, mas cuidado, pois essas afirmações são duvidosas.

A fruta também tem sido usada como matéria prima para a fabricação de alguns suplementos que trazem em sua fórmula a mistura de Picolinato de cromo (conhecido agente na luta contra a obesidade) e a goji. Saiba que dificilmente essa fruta tem origem orgânica, pois como vem da China, local em que é permitido o uso de alguns pesticidas e herbicidas, que podem causar problemas futuros no seu organismo.

Por que devo seguir a dieta com goji berry?

  • Ajuda na perda de peso;
  • Melhora o humor e reduz a fadiga;
  • Regula os níveis de colesterol;
  • Regula os níveis de glicose;
  • Melhora a visão;
  • É antioxidante, combatendo radicais livres;
  • Melhora a imunidade;
  • Tem ação anticancerígena.

Você conhece alguém que tenha aderido recentemente a dieta com goji berry? Quais resultados foram obtidos? Você já provou esta fruta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votos, média: 4,55 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Dieta com Goji Berry – Como Funciona e Dicas”

  1. Adoro o goji berryy, consumo muito essas frutas da emporium sim sim, be doce e gostosa.
    Bem grande gente essas frutas, coloco em chá, iogurte..
    bjos