Especialista da Área:

A Dieta da Água Gelada Emagrece? Como Funciona e Dicas

🕐 18/12/2019

A água é essencial a diversos aspectos da saúde humana. Ela mantém o equilíbrio dos fluidos corporais, que são importantes para a digestão, absorção, circulação, criação de saliva, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal.

O líquido também fornece energia aos músculos, contribui com a boa aparência destes, auxilia o funcionamento dos rins, mantém o funcionamento normal do intestino, previne a prisão de ventre, melhora a fadiga (que é um sintoma de desidratação), previne dores (que também podem ser sinais de desidratação) e ajuda inclusive a tratar ressacas em decorrência do abuso de bebidas alcoólicas.

O papel da água na perda de peso

A água pode contribuir com o emagrecimento se aparecer nas refeições no lugar de outras bebidas. Isso porque, devido ao fato de não possuir calorias, ela fará com que haja uma redução no total do consumo diário de calorias. O que é positivo para o emagrecimento, visto que para perder peso é necessário queimar uma quantidade calórica maior do que aquela que é ingerida.

Outro ponto a ser destacado são os alimentos ricos em água, que requerem maior mastigação e são absorvidos de maneira mais lenta. O resultado disso é que eles deixam o corpo saciado, tornando mais simples a tarefa de controlar o apetite e não extrapolar na quantidade de calorias consumidas.

A dieta da água gelada

A ideia da dieta da água gelada é que a bebida aumenta o metabolismo e faz a temperatura do corpo aumentar. Quando o metabolismo encontra-se mais acelerado, o processo de queima de calorias e gorduras também torna-se mais eficiente.

Alguns profissionais afirmam que ao consumir de 8 a 10 copos de água bem gelada, o corpo responde elevando a sua própria temperatura até a casa dos 37º C. O esforço para aumentar a temperatura corporal resulta no gasto de aproximadamente 200 calorias, o que é correspondente a uma corrida de 4 km.

A promessa é que ao ser associada a uma vida saudável, que inclui hábitos como a prática regular de atividades físicas e uma alimentação saudável, equilibrada e controlada, o consumo da água gelada pode resultar na eliminação de 4 kg por mês.

Entretanto, os 8 a 10 copos de água gelada não devem ser consumidos de uma vez só. A dieta da água gelada determina que as porções sejam dosadas ao longo do dia. E para melhorar o efeito de queima de calorias da dieta, recomenda-se que o cardápio diário seja composto entre 10% e 15% de alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos também atuam na elevação da temperatura corporal, o que obriga o corpo a trabalhar mais durante o processo de digestão, estimulando, assim, o aumento da queima de calorias e gorduras.

Alguns alimentos considerados termogênicos são:

  • Gengibre: o ideal é consumi-lo três vezes ao dia. Ele pode ser ingerido cru, como tempero de aves e peixes, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com frutas no preparo de sucos. O gengibre acelera o metabolismo em 20%;
  • Pimenta vermelha e pimentões: eles aumentam o metabolismo em até 20%, beneficiando a digestão e elevando a temperatura do corpo. A indicação é consumir de 3 a 4 g diariamente, que podem ser utilizadas como temperos de pratos quentes e na preparação de saladas;
  • Chá verde e chá branco: recomenda-se tomar uma xícara de chá de uma das bebidas aproximadamente entre cinco e 10 minutos antes das refeições. Além de acelerarem o metabolismo, os dois são dotados de compostos que diminuem a absorção de açúcar no sangue, o que diminui a compulsão por doces. A dupla ainda inibe a ação de uma enzima chamada amilase, que trabalha na digestão de carboidratos, o que resulta na aceleração do trânsito intestinal;
  • Semente de linhaça: a orientação consiste em misturar duas colheres de sopa do alimento em saladas, vitaminas e saladas de frutas. As sementes de linhaça aumentam o metabolismo e queimam calorias por serem fontes de ômega 3. Elas também eliminam o excesso de líquido no corpo, algo que causa inchaço, e fornecem maior energia ao organismo. 

Por outro lado

Existem indícios que rebatem a proposta da dieta da água gelada, assim como sua eficiência. Um artigo veiculado na publicação Obesity (Obesidade) do ano de 2008 indicou que o aumento do consumo de água estava associado ao emagrecimento de longo prazo em mulheres.

Entretanto, conforme o que a PhD da Universidade do Alabama em Birmigham, nos Estados Unidos, Beth Kitchin, afirmou, apesar da água gelada realmente promover um maior gasto calórico, a diferença entre ela e outras temperaturas da água é mínima para ser capaz de impactar o peso corporal.

Tal afirmação é confirmada pelo que disse a Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Segundo a instituição, cada copo de água gelada elimina somente 8 calorias a mais do que um copo de água em temperatura ambiente.

Mesmo que a pessoa consuma 10 copos de água gelada por dia, o resultado seria a diminuição de apenas 80 calorias, o que não pode ser considerado tão significativo assim.

Então, a dieta da água gelada emagrece ou não?

Como acabamos de ver, apesar de realmente aumentar a queima de calorias, o consumo da água gelada não resulta em um gasto tão significativo ao ponto de causar, por si só, um emagrecimento nítido.

Por outro lado, é bem verdade que a dieta da água gelada também determina o consumo dos alimentos termogênicos que podem aumentar o seu efeito de queima de calorias e favorecer o emagrecimento de forma mais eficiente.

Entretanto, por mais que eles realmente estimulem o maior gasto calórico, é importante entender que ainda é preciso fazer algo a mais para perder peso. Além da água gelada e destes alimentos, é fundamental fazer refeições com cardápios saudáveis, nutritivos e controlados, sem o abuso de guloseimas e comidas calóricas e pouco nutritivas.

Até porque não adianta de nada estimular o metabolismo para queimar mais calorias, se ao mesmo tempo, consume-se alimentos que igualam ou ultrapassam a quantidade de calorias que foram perdidas, anulando o efeito dos termogênicos.

Para conseguir montar uma dieta efetiva para acompanhar a água gelada e os termogênicos com o objetivo de emagrecer de maneira saudável, recorra à ajuda de um bom profissional que saberá qual programa alimentar é o mais indicado para o seu caso.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já tinha ouvido falar da dieta da água gelada? Conhece alguém que tenha tido bons resultados com ela? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

Deixe um comentário