Água Gelada Emagrece?

Especialista:
atualizado em 12/12/2019

Não há médico e nutricionista que não recomende o consumo de água diariamente. Não basta apenas consumir, tem que saber a quantidade mínima exigida para que o corpo mantenha-se sempre hidratado e possa realizar normalmente as suas principais funções. A água, dentre tantos benefícios, auxilia no emagrecimento e isso já é comprovado cientificamente. Quem bebe água, emagrece com mais eficiência.

Será que a temperatura da água influencia no emagrecimento? Muitas pessoas afirmam que beber água gelada emagrece mais do que beber a água em sua temperatura ambiente. A partir de estudos médicos, iremos comprovar se, de fato, água gelada emagrece e quais as circunstâncias que auxiliam nesse processo.

Benefícios da água

Falar dos benefícios da água é fácil. Desde criança, ouvimos que beber água é essencial e não é à toa que o ser humano sobrevive pouquíssimo tempo sem esse recurso natural tão precioso. Beber água ajuda manter os fluidos corporais em equilíbrio, os quais se incluem na digestão, absorção, circulação, criação de saliva, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal. Se seu corpo está com níveis baixos de fluido, glândulas são responsáveis por ativar o mecanismo da sede, ajudando, também, a evitar a desnutrição.

A água ajudada a controlar as calorias. Por anos, médicos e nutricionistas recomendam a água como agente de estratégias de perda de peso, principalmente para pessoas que costumam consumir ouras bebidas muito calóricas diariamente. Além disso, alimentos ricos em água requerem uma mastigação e absorção mais demorada pelo corpo, garantindo a sensação de saciedade por mais tempo. Esses alimentos, em sua maioria, são vegetais, frutas, sopas, feijões e leguminosas.

Para energizar os músculos, também pode-se contar com a água. Sem ela, as células não conseguem manter os fluidos em equilíbrio, podendo levar os músculos à fadiga e comprometer a qualidade dos treinos. Sendo assim, beber água é essencial durante os exercícios físicos, preferencialmente em intervalos regulados.

A água melhora a saúde da pele, pois funções como a da barreira protetora podem funcionar normalmente. Sem água, a pele fica com um aspecto seco e trincado. Além disso, a água é essencial para o funcionamento dos rins, evitando também o cálculo renal.

Outro exemplo de benefício da água é o de manter as funções intestinais em equilíbrio. A hidratação adequada mantém os fluídos intestinais funcionando de maneira correta, prevenindo diversas constipações. Fibras e água, aliadas, garantem a saúde do sistema digestório, sendo extremamente relevantes para o emagrecimento.

Aliando todos os benefícios que a água tem por realizar, é comprovado que ela possui papel importantíssimo para uma vida saudável e para os que buscam perder peso. Mas será que beber água gelada emagrece mais do que bebê-la em sua temperatura natural? Vamos descobrir a seguir. 

Água gelada x Água natural

A principal pergunta para quem pensa em investir na água gelada é: o corpo realmente queima mais calorias para aquecer essa água? A resposta é sim, ele gasta mais calorias do que se fosse água em temperatura ambiente. Mas não basta ingerir cubos e cubos de gelo, a questão é um pouco mais complexa e requer estudo em certos pontos.

Considerando que 1 caloria é capaz de elevar a temperatura da água em 1 grau Celsius (de acordo com as leis da física), é óbvio dizer que o corpo queima calorias quando necessário para elevar a temperatura da água gelada, a fim de adequá-la à temperatura corporal.

Imaginando uma pessoa que beba a quantidade de água indicada por dia (oito copos cheios) e que esta esteja gelada, o corpo queimará em torno de 70 calorias para aquecê-la.

A quantidade de calorias queimadas para aquecer a água gelada é quase que insignificante. De fato, beber água gelada emagrece, mas nada que substitua exercícios físicos e dieta moderada.

A água em si, tanto faz a temperatura, auxilia no emagrecimento, como já foi visto. Ela traz a sensação de saciedade e evita a comilança desregrada, além de ser essencial para a saúde.

A água gelada possui outros benefícios, como trazer a sensação de refrescância ao exercitar-se, além de reduzir a temperatura do coração (que fica acelerado nos treinos) e regenerar os músculos.

Quando e quanto tomar de água gelada

É recomendado que, para restabelecer os níveis das principais substâncias do organismo e eliminar toxinas produzidas pelo corpo durante o período em jejum, que se consuma água gelada logo após acordar, ainda sem tomar café da manhã. Esse hábito, além de “limpar” o sistema digestório, terá na água gelada a função de, logo pela manhã, acelerar o metabolismo para digerir melhor os demais alimentos. Além disso, a água irá amenizar a sensação de fome, evitando que você coma demais.

Deve-se beber muita água ao longo do dia, em torno de 2 litros. Optar pela água gelada é uma boa alternativa, pois, como já foi visto, água gelada emagrece, mesmo que seja apenas um pouco mais. 

Dicas para beber mais água

Com a correria do dia a dia, é compreensível o descuido com a saúde. Beber água na quantidade recomendada diariamente tornou-se uma prática dificilmente realizada por pessoas de rotinas caóticas. Para ajudar com esse problema e tornar a vida mais saudável, separamos algumas dicas para acostumá-lo a beber mais água, diariamente.

A primeira dica é consumir água junto aos lanches da manhã/tarde e, pelo menos, 1 hora antes e depois das refeições. Para as pessoas que não são fãs de água, uma dica é escolher uma bebida de sua preferência (que seja natural, como sucos ou chás) e consumi-las durante o dia. Lembrando que nenhuma delas irá conter todos os benefícios que a água sozinha tem a oferecer, além de que bebidas industrializadas podem ser feitas de uma quantidade muito grande de açúcares e sódio, que são prejudiciais à saúde.

Coma mais frutas e vegetais, pois ambos contêm alta taxa de água, contribuindo para a sua hidratação (cerca de 20% de seus fluídos são provenientes de alimentos). Outra dica é levar uma garrafa de água para todos os lugares que for: carro, trabalho, academia, escola, mesa de estudo etc. 

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem o costume de beber bastante água durante o dia, para ajudar o seu metabolismo? Em que temperatura ela costuma estar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário