Água Morna Emagrece Mesmo?

Especialista:
atualizado em 03/08/2020

Como você gosta de tomar a sua água? Bem geladinha ou menos fria, à temperatura ambiente? Você já ouviu que água morna emagrece?

De uma maneira ou de outra, você provavelmente já sabe que necessita beber água todos os dias, não é mesmo?

O nosso organismo necessita do líquido para diversos aspectos como: a regulação da temperatura corporal, a proteção do sistema nervoso, o amortecimento das articulações, a eliminação de resíduos do corpo e a manutenção da umidade da pele.

Mas e a ideia de que a água morna emagrece, é verdade mesmo ou é enganosa?

Tomar água morna emagrece mesmo?

A água é uma bebida com calorias negativas, ou seja, ela possui zero calorias, ao mesmo tempo em que requer o uso de calorias por parte do organismo para processá-la.

No entanto, essa queima calórica não é exatamente significativa. O personal trainer de celebridades, Bill Phillips, esclareceu que são queimadas aproximadamente oito calorias para processar cada copo de cerca de 230 ml quando se trata da água morna e um pouco mais, se estivermos falando da água fria ou da água gelada.

Por outro lado, se a pessoa tomar vários copos de água diariamente, esse número será elevado dentro de um contexto semanal ou mensal, por exemplo.

Além disso, com as informações acima, já podemos concluir que, pelo menos do ponto de vista da quantidade de calorias que o corpo queima para processar a água, não podemos afirmar que a água morna emagrece mais do que a fria ou a gelada, mesmo que a diferença seja pouca.

O controle do apetite

Tomar água pode ajudar a combater a fome, os desejos por comida e o hábito de fazer lanchinhos ao longo do dia. A recomendação é tomar um copo de água toda vez que a fome bater.

A ideia é que isso deixa o estômago cheio com uma substância não calórica, facilitando aguardar até a hora adequada da próxima grande refeição ou lanche programado. Não parece ter diferença em relação à temperatura da água neste sentido.

Porém, para o treinador fitness Ben Cohn, a água morna costuma ter um sabor mais desagradável do que a água fria e pode ajudar melhor em relação à diminuição do apetite.

No entanto, vale lembrar que, para muitas pessoas tomar água morna é desagradável, não dando vontade de tomar muito. E o consumo elevado de água é um fator importante para o emagrecimento.

Então, nesse sentido, é importante avaliar qual temperatura deixa a água mais agradável de forma a encorajar mais o seu consumo.

Impacto na digestão

Alguns profissionais afirmam que tomar água gelada nas refeições pode atrapalhar o processo digestivo. Pela lógica destes, a agua morna torna o processo mais eficiente, ajudando a assimilação de nutrientes e eliminação de gordura. Essa visão é controversa.

O controle das porções

A médica e correspondente da área de dietas da CNN, Melinda Jampolis, afirmou que tomar água antes de uma refeição pode ajudar a comer menos.

A página também contou que a American Dietetic Association (Associação Dietética Americana, tradução livre) disse que pessoas que tomam um copo de água antes de se alimentar consomem, em média, 75 calorias a menos por refeição.

Nesse sentido, não há o detalhamento se a água é morna, fria ou gelada.

Água x Outras bebidas

Como vimos acima, a água possui zero calorias e favorece a saúde do nosso organismo em diversos aspectos.

Logo, trata-se de uma bebida saudável e que pode auxiliar em relação à diminuição do consumo calórico se for consumida no lugar de bebidas calóricas como refrigerantes, milkshakes e suco artificiais, que não são saudáveis como ela.

O que as pesquisas dizem?

A maioria das pesquisas indica que beber água pode dar uma força no que se refere à perda de peso, entretanto, não acontece uma eliminação suficiente de calorias para que resultados significativos sejam observados.

Até porque, se pararmos para pensar, essas cerca de oito calorias gastas para processar a água podem ser facilmente recuperadas por meio dos alimentos que consumimos em nossas refeições do dia a dia.

Ou seja, isso nos mostra que não é verdade que a água morna emagrece sozinha, ainda que o uso do líquido tenha as suas vantagens dentro de um processo de emagrecimento.

Portanto, o jeito é seguir uma dieta saudável, segura e adequada com foco na perda de peso e praticar atividades físicas com frequência para maximizar a queima de calorias. Melhor ainda se isso vier com a ajuda de um nutricionista e um educador físico.

A água morna com outros acompanhamentos

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de receitas de água morna com limão, gengibre, sal e até mesmo vinagre. Vamos saber o que essas misturas podem provocar em nosso organismo?

Água morna com limão em jejum

Tomar a água morna em jejum traz uma leve ação diurética, algo que pode contribuir com o combate ao inchaço do corpo em decorrência da retenção de líquido.

A mistura também auxilia a eliminação de gordura do sistema digestivo e estimula a produção de saliva e suco gástrico, o que contribui com a digestão.

Água morna com vinagre de maçã e limão:

Muito se fala em adicionar o vinagre de maçã à mistura da água morna com limão porque o ingrediente para ajudar o organismo a livrar-se de toxinas. O vinagre de maçã também é rico em enzimas e potássio e ajuda a diminuir a pressão arterial, o colesterol e a inflamação.

Água morna com limão e gengibre e canela

Por estar um pouco acima da temperatura ambiente, a água morna ajuda a potencializar as propriedades do limão.

Essa mistura é termogênica, graças à presença do gengibre e da canela, contribuindo com o favorecimento do processo de queima de gorduras. O ácido cítrico do limão ajuda a remoção de toxinas e a mistura é anti-inflamatória.

Água morna com sal

De acordo com o otorrinolaringologista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Celso Becker, usar essa mistura em um gargarejo é bom para aliviar a dor de garganta porque quando a água morna atinge a mucosa ferida, o calor que ela carrega provoca uma dilatação dos vasos sanguíneos do local;

Conforme Becker, há um aumento da circulação que colabora para que um número maior de glóbulos brancos saia do sangue e vá para o tecido afetado, o que reduz a inflamação. Por sua vez, o sal não limpa a boca como muitos acreditam, esclareceu Becker.

No entanto, segundo o que ele explicou, o ingrediente adicionado à água faz com que se tenha um líquido com uma composição parecida daquele que existe no corpo, o que torna a mistura de água morna com sal menos agressiva do que apenas a água pura e faz com que ele seja mais eficaz no que se refere à eliminação do muco na garganta.

Mas vale lembrar que um maior consumo de sal na alimentação pode fazer o corpo ficar mais inchado, com maior acúmulo de líquidos e consequente aumento do peso corporal.

Dica Importante

Antes de aderir a essas receitas de água morna, vale a pena consultar o médico para saber se está tudo bem em você utilizar e se nada disso te fará mal, principalmente para crianças, adolescentes, idosos, mulheres grávidas ou amamentando e pessoas que tenham alguma doença e condição de saúde ou estejam tomando algum tipo de remédio.

Lembre que cada pessoa tem um organismo diferente e o que funciona e é seguro para uma pode não funcionar e nem ser seguro para outra.

Além disso, a consulta é importante para saber quando de cada mistura você pode utilizar. Por exemplo, deve-se usar, no máximo, 1 litro da água morna com limão e gengibre e canela a cada dia e não deve ser ingerida por quem tem gastrite, úlceras, problemas cardiovasculares e mulheres que estejam grávidas.

Você já tinha ouvido falar que a água morna emagrece? Costuma tomar água em que temperatura no seu dia a dia? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 4,35 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Água Morna Emagrece Mesmo?”

  1. olá meu nome é Claudete tenho tireoide e estou na menopausa sera que este medicamento vai me ajudar ,quantas caixa preciso tomar meu peso é 59kl.