Dieta da Sopa do Hospital do Coração para emagrecer

Especialista:
atualizado em 23/08/2020

A dieta da sopa do hospital do coração foi destinada a pacientes com problemas cardíacos com objetivo de fazê-los emagrecer de um jeito rápido para não sofrerem nenhum tipo de complicações na hora da cirurgia.

A sopa tem baixos índices de calorias e é feita à base de vegetais, levando a pessoa a emagrecer até 7 quilos em apenas uma semana. Este método tem tido muito sucesso, já que a obesidade está se tornando uma epidemia  

Além disso, ela também é fonte de fibras, o que auxilia no controle do apetite. Portanto essa combinação de vegetais e fibras traz um excelente resultado na eliminação de peso.

Aproveite para descobrir também os métodos para emagrecer rápido, e conheça 10 receitas de sopas deliciosas para acrescentar na sua dieta.

O que é a dieta da sopa do Hospital do Coração?

A “dieta da sopa do Hospital do Coração” foi criada por alunos da Universidade de São Paulo para ser utilizada pelos pacientes do Incor (Instituto do Coração de São Paulo) que precisam emagrecer.

Em geral eles precisam emagrecer de forma rápida para poder se submeter a cirurgias cardíacas sem maiores riscos. A dieta promove a perda de até 7 Kg em uma semana.

Dessa forma, pacientes cardíacos que estão acima do peso são orientados a fazer a dieta da sopa antes do procedimento cirúrgico, para diminuir os riscos associados ao procedimento cirúrgico.

Apesar da dieta da sopa do Hospital do Coração ter sido elaborada especificamente para esse grupo de pessoas, os ótimos resultados observados levaram outras pessoas obesas sem problemas cardíacos a adotar a mesma dieta para perder alguns quilos extras.

Como funciona a dieta da sopa do Hospital do Coração?

dieta da sopa do Incor Hospital do Coração

A sopa elaborada pelos estudantes da USP é pouco calórica e contempla um gama de nutrientes que o corpo humano precisa para o período de uma semana.

Na dieta do Hospital do Coração, a pessoa se alimentará basicamente dessa sopa algumas vezes ao dia, além de outros acompanhamentos.

Então ao seguir a dieta de forma regrada sem nenhuma sabotagem, é esperado que ao final de uma semana a pessoa tenha perdido cerca de 7 kg. 

De acordo com o grupo de pesquisadores que desenvolveu a dieta, ela promove uma perda de peso muito significativa em pouco tempo, sem prejudicar a saúde desde que seja feita pelo período de apenas uma semana e que seja seguida à risca.

Também é recomendado ficar atento à perda de peso, já que perdas de peso de mais de 8 kg no período de uma semana não são recomendadas. Nesse caso, a dieta deve ser interrompida por 2 semanas para só então ser retomada.

Portanto a dieta da sopa é uma forma rápida de queimar calorias, desintoxicar o corpo e perder peso, que é aprovada por pesquisadores e profissionais da saúde.

Como fazer a sopa do Hospital do Coração

Abaixo seguem os ingredientes e o passo a passo para fazer a sopa.

Ingredientes

Os ingredientes da sopa são:

  • 1 pitada de sal;
  • 1 pitada de pimenta do reino;
  • 3 dentes de alho;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 caldos de carne;
  • 1 berinjela;
  • 2 nabos;
  • 2 maços de agrião e cheiro verde;
  • 2 pimentões;
  • 1 repolho grande;
  • 2 tomates;
  • 1 aipo pequeno;
  • 2 cenouras e
  • 2 xícaras de couve picada.

Modo de preparo

Seu preparo não difere do modo que são feitas outras sopas:

  1. Corte os legumes em pedaços medianos e pique as folhas de aipo e o cheiro verde;
  2. Adicione os ingredientes em uma panela já com a água e os temperos;
  3. Lembre-se de acrescentar pouco sal porque o caldo de carne já o contém. Manter então em fogo alto até a fervura;
  4. Na sequência, baixe o fogo e deixe os legumes cozinharem;
  5. Quando eles estiverem cozidos, a sopa estará pronta;
  6. Depois de esfriar, a sopa pode ser armazenada em geladeira.

A escolha de cada ingrediente colabora com seus nutrientes e propriedades para formar essa bela e poderosa mistura.

A sopa para dieta de emagrecimento também é uma sopa light e saudável para o organismo. Aprenda como perder a barriga através das receitas de sopas para emagrecer.

Cardápio para os sete dias

A tabela a seguir apresenta a descrição exata do que você tem de consumir em cada um dos sete dias da dieta:

DiaCardápio
1º Dia1. A sopa deve ser consumida ao menos 2 vezes ao longo do dia;  
2. Coma as frutas que desejar (moderadamente e com exceção da banana e do abacate);
3. Beba água, chá, suco de cranberry (sem açúcar) à vontade.
2º Dia1. A sopa está liberada o dia todo, tome quando desejar;
2. Coma legumes (crus ou cozidos) e vegetais à vontade;
3. Se preferir, no jantar, prepare uma batata cozida com manteiga.
3º Dia1. Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia;
2. Coma frutas e legumes (com exceção da batata).
4º Dia1. Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia;
2. Coma até 8 bananas;
3. Beba copos de leite desnatado.**
5º Dia1. Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia;
2. Você pode optar em comer carne vermelha ou branca grelhada (cerca de 280-400 g) juntamente com uma porção de tomates frescos (temperados com sal, azeite e limão);
3. Beba de 6 a 10 copos de água.***
6º Dia1. Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia;
2. Coma até 3 bifes grandes e grelhados de carne vermelha ou branca com legumes cozidos (exceto batata);
3. Beba, à vontade, água, suco, chá e café (sempre sem açúcar).
7º Dia1. Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia.;
2. Coma arroz integral e legumes (crus ou cozidos);
3. Beba, à vontade, água, suco, chá e café (sempre sem açúcar).

* Se tiver sido seguido à risca o que fora determinado pela dieta, ao final do terceiro dia terá perdido entre 2300-3200 calorias.

** No quarto dia, a ingestão de banana e leite fornecerão carboidratos, proteínas e cálcio, que auxiliarão a reduzir a vontade de comer açúcar.

*** No quinto dia, a demanda de água é bastante necessária para ajudar a eliminar o ácido úrico.

Cuidados

Segundo os criadores, basta seguir rigorosamente o menu acima para perder até 7 Kg em uma semana.

Entretanto, é importante não ingerir bebidas alcoólicas neste período, nem gasosas (como os refrigerantes). É proibido também comer pães e frituras. E os alimentos que são liberados devem ser consumidos sem exageros.

Independentemente do motivo, caso você não possa consumir um dos ingredientes utilizados na sopa, substitua-o por outro de poucas calorias.

Além disso, durante a dieta, como a quantidade de energia produzida pelo organismo será mínima, é aconselhável fazer exercícios físico de baixíssima intensidade ou até mesmo evitar praticá-los nesse período.

Considerações sobre a dieta da sopa do Hospital do Coração

Ao olharmos para o cardápio permitido pela dieta conseguimos entender o porquê deste resultado: a ingestão de calorias diárias é baixíssima e além disso, ao longo da semana, o corpo eliminará muita água.

Porém é importante ressaltar o aspecto de que a sopa não supre todas as nossas necessidades nutricionais. Fazê-la por um intervalo de tempo superior ao proposto deixará você cansado, fraco e mais suscetível a doenças.

Porque não vale a pena fazer a dieta da sopa por mais de 7 dias

O metabolismo basal gera energia para o nosso organismo funcionar adequadamente quando estamos em uma situação de privação alimentar (jejum, por exemplo), e para isso se vale do consumo de nossas reservas energéticas (as gorduras acumuladas são as primeiras a serem queimadas).

Ao ingerirmos uma quantidade de alimentos bem menor do que estamos acostumados, nosso corpo ativa um sistema chamado de “defesa contra a inanição”.

Isto significa que ele vai poupar energia e para tal irá desacelerar a taxa de metabolismo basal. Ou seja, não haverá queima de gorduras. Não é à toa que a dieta da sopa foi elaborada para ser feita apenas por uma semana.

Fato importante: a perda de peso promovida pela dieta será mais evidente quanto maior o sobrepeso da pessoa.

Desta forma, é fato que a dieta da sopa do Hospital do Coração emagrece. Ela é eficiente para o propósito para o qual foi desenvolvida e aplicada: proporcionar um emagrecimento rápido, uma desintoxicação do organismo, e preparar a pessoa para que possa passar por uma cirurgia com mais segurança.

Porém todos os cuidados devem ser tomados e o acompanhamento médico é fundamental. Vale lembrar que se não houver uma reeducação alimentar, todo o peso perdido voltará após a dieta.

Como acabar de vez com a doença da obesidade

Não existe fórmula milagrosa para se perder gordura. Nunca acredite em medicamentos ou produtos que prometem fazer você emagrecer como se fosse mágica.

A dieta da sopa do Hospital do Coração pode ser o pontapé inicial para o tratamento dessa doença. Afinal, perder 7 quilos dentro de 7 dias é um fator motivacional e tanto!

A longo prazo, isto é, para a manutenção dos quilos perdidos com a dieta é fundamental fazer uma reeducação alimentar, e essas dicas abaixo são um bom começo:

  • Fazer várias refeições ao longo do dia;
  • Substituir uma delas pela sopa do Incor;
  • Controlar a quantidade de sal e açúcar ingeridos;
  • Evitar o consumo de alimentos processados e frituras;
  • Beber muita água.

Importante destacar que este processo de construção de um novo plano alimentar deve ser feito e acompanhado por um nutricionista.

A bioquímica do nosso organismo é simples: se não gastamos o excesso de calorias que consumimos, ele será transformado em gordura.

Em resumo, para tratar de vez a obesidade e consequentemente emagrecer, é preciso reduzir a quantidade de calorias ingeridas, por meio de uma dieta adequada às suas particularidades, e também estimular nosso corpo a consumi-las, por meio da prática de atividade física.

A dieta da sopa do Hospital do Coração pode ser uma alternativa para emagrecer, para dar aquele pontapé inicial na sua reeducação alimentar, mas não pode parar por aí, na sequência você precisa implementar novos hábitos alimentares.

Então os exercícios atuam como um excelente estímulo para a queima de gorduras, tanto pela energia gasta durante a atividade quanto pela aceleração do metabolismo após o exercício.

Dessa forma você conseguirá estabelecer um balanço adequado entre calorias ingeridas e calorias gastas, o que levará ao emagrecimento.

Portanto emagrecer requer disciplina e mudanças de hábitos e estilo de vida. A medida que os resultados aparecem e você observa uma melhora significativa da sua qualidade de vida, tudo se torna mais fácil.

Aproveite para assistir o vídeo da nossa nutricionista sobre a dieta da sopa para emagrecer.

Gostou das dicas?

Fontes consultadas:

Você já conhecia a Dieta da Sopa do Hospital do Coração? Acredita que conseguiria passar 7 dias dentro das restrições que ela submete? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (458 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

257 comentários em “Dieta da Sopa do Hospital do Coração para emagrecer”

  1. Comecei a sopa do INCOR e após o terceiro dia perdi 2,900grs. Me animei muitíssimo pois consegui deixar o que mais me abalava ( refrigerante). Estou seguindo firme e acredito que vou vencer e me apresentar diante do meu cardiologista do INCOR e surpreendê-lo dia 17/09/20.

  2. Concluí o 2 dia. A sopa é enjoativa, mas estou firme. Hoje tive dor de cabeça e irritabilidade. Acho que é falta de carboidratos, mas acho que a parte mais difícil já passou. Não é fácil. Recomendo para quem quer perder peso rápido. Quem tiver foco, consegue fazer sim.