A Dieta da Patrícia Poeta – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Natural de São Jerônimo, no estado de Rio Grande do Sul, a jornalista Patrícia Poeta é conhecida por sua passagem em noticiários famosos da televisão brasileira como Fantástico e Jornal Nacional. Atualmente, ela é uma das responsáveis pela apresentação do programa É de Casa, que passa aos sábados de manhã na Rede Globo.

Entretanto, nos últimos tempos, a gaúcha passou a chamar a atenção por um motivo alheio ao seu lado profissional. Ela despertou a atenção da mídia ao aparecer nitidamente mais magra na televisão.

Por isso, vamos falar mais abaixo sobre a dieta da Patrícia Poeta, tentar entender como fazer e como funciona, assim como conhecer o cardápio do programa alimentar adotado pela atriz.

Como funciona a dieta da Patrícia Poeta? 

poeta3

A jornalista explica que decidiu modificar seu cardápio motivada por uma vontade enorme de cuidar de sua saúde. De acordo com a gaúcha, sua saúde apresentou sintomas de que não estava bem e seus níveis de colesterol encontravam-se altos. Além disso, sua família possui histórico de diabetes.

Para isso, ela recorreu ao auxílio de um endocrinologista e realizou mudanças como cortar o excesso de carboidratos simples (aqueles que são rapidamente absorvidos e causam picos nas taxas de açúcar no sangue, que resultam no aumento do apetite), diminuir o consumo de sobremesas, incluir carnes magras, verduras, legumes e alimentar-se somente quando sente fome.

A dieta da Patrícia Poeta, no entanto, não se trata de uma espécie de Dukan, onde só as proteínas têm vez. A proposta da base do cardápio da apresentadora é realizar substituições inteligentes e dar prioridade aos alimentos ricos em nutrientes. Ela também passou por um processo de compreensão em relação ao que era consumido ao longo do dia e resultava em acúmulo de gordura.

A gaúcha contou que consome carboidratos todos os dias, porém, não é uma quantidade grande. Ela não mistura as fontes do nutriente e consome apenas um carboidrato por vez em cada refeição.

Ela ainda passou a levar sua própria marmita para o trabalho e trocou o pão feito à base de farinha branca por uma panqueca de farinha de linhaça e cottage, que é consumida no período da manhã.

A jornalista garantiu que sua dieta não é de passar fome, pois se fosse assim não aguentaria. Atualmente, sua rotina diária consiste em fazer de cinco a seis refeições.

Truques do cardápio da dieta da Patrícia Poeta

Além da panqueca fit no lugar do pão de farinha branca, a dieta da jornalista também traz outros truques. Ela passou a trocar a farinha de trigo pela farinha de coco na preparação de bolos e deixou o tradicional brigadeiro de lado para fazer o brigadeiro diet, preparado com leite condensado diet.

Outra dica da jornalista é deixar o pão de lado no café da manhã e substituí-lo por um omelete. Segundo ela, o ovo sustenta muito mais do que o pão.

De acordo com o endocrinologista que trabalhou com Patrícia, Fabiano Serfaty, alguns alimentos trazem ingredientes como o açúcar de maneira escondida e não saber identificá-lo se converte em um grande mal para a saúde. Até porque corre-se o risco de achar que está comendo algo livre do ingrediente, quando na verdade está enchendo o organismo de açúcar.

Receita de panqueca de farinha de linhaça de cottage 

Agora, vamos aprender como preparar a receita da panqueca de farinha de linhaça e cottage que marca presença no cardápio da dieta da Patrícia Poeta.

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada;
  • 1 pote de queijo cottage ou ricota;
  • 1 fio de óleo;
  • Adoçante ou sal na quantidade que preferir.

Modo de preparo:

  1. Remover a películas das gemas e bater bem os ovos em uma tigela;
  2. Adicionar o queijo cottage ou ricota e a farinha de linhaça dourada;
  3. Misturar até adquirir uma substância homogênea que será a massa da panqueca;
  4. Despejar um fio de óleo em uma frigideira e acrescentar a massa;
  5. Cozinhar em fogo baixo dos dois lados para não queimar. Retirar do fogo cuidadosamente, esperar esfriar um pouquinho servir-se e bom apetite.

Além da dieta

poeta2

Patrícia não aderiu somente a uma alimentação mais saudável, como também passou a praticar exercícios físicos diariamente como musculação, corrida e aulas de samba. O resultado disso foi que a apresentadora eliminou aproximadamente 10 kg em cinco meses e passou a se sentir muito mais disposta.

Ela chegou a praticar treinos de crossfit, no entanto, precisou abandonar a modalidade no final do ano de 2015 por conta de um problema em sua cervical.

Cuidados

Por mais que você possa se inspirar na dieta da Patrícia Poeta, o ideal e mais seguro é que consulte o seu médico e nutricionista para verificar qual é o tipo de programa alimentar mais adequado para o seu caso, tendo em vista sua saúde, seus objetivos e suas características pessoais.

É necessário entender que o organismo de cada pessoa funciona de uma maneira e que o que foi apropriado para a jornalista pode não ser necessariamente adequado para o seu caso.

Como vimos, o emagrecimento da apresentadora também foi conquistado com o auxílio da prática frequente de atividades físicas, que maximizam o gasto calórico. Entretanto, antes de começar a malhar, é fundamental que você faça uma avaliação médica para identificar se e qual exercício físico está apto a praticar.

Além disso, é importante ter o auxílio de um personal trainer, que poderá ensinar as técnicas corretas dos movimentos dos exercícios e socorrer caso algum problema, machucado ou lesão aconteça.

O que você achou do cardápio e de como funciona a dieta da Patrícia Poeta? Já tinha percebido mudanças no corpo da jornalista recentemente? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (18 votos, média: 4,56 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

1 comentário em “A Dieta da Patrícia Poeta – Como Funciona, Cardápio e Dicas”