A Dieta da Princesa: Emagrecer Como Kate Middleton

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atualizado em 05/02/2016

Em 2011 a princesa Kate Middleton tirou o fôlego de milhares de pessoas que a viram em seu casamento. A princesa, que já tinha uma boa forma e saúde, mas emagreceu ainda mais, ganhando uma silhueta de dar inveja. Como ela conseguiu isso? O método tem nome e sobrenome e se chama Dieta Dukan e leva o mesmo nome do seu criador, o médico francês Pierre Dukan. E não foi só Kate que fez a dieta: Gisele Bündchen e Jennifer Lopez são algumas das várias celebridades que aderiram ao método. Conheça mais sobre esta dieta e quem sabe você possa se juntar ao time de pessoas que conquistaram o corpo dos sonhos com a dieta da princesa.

O que é a dieta Dukan?

A dieta da princesa é uma dieta que se baseia na restrição de carboidratos e aumento do consumo da proteína. A teoria é a de que com o consumo maior de proteína o corpo queimará mais calorias para poder processar esta proteína e também pelo fato de que a proteína sacia a fome por mais tempo. Os carboidratos são exatamente o oposto: fazem o corpo queimar poucas calorias e não saciam por muito tempo. As gorduras também ficam de fora porque são estocadas no corpo diretamente como gordura, ou seja, nós não a usamos como fonte principal de energia.

Em seu livro “Eu Não Consigo Emagrecer”, o dr. Dukan explica que na falta do carboidrato como fonte primária de energia, o corpo acaba utilizando a nossa gordura como fonte de energia, uma vez que obter energia da proteína consumida é algo trabalhoso e demorado.

A dieta Dukan promete não só perder peso rápido, mas também a reeducação alimentar e a manutenção do peso.

Como funciona a dieta da princesa?

Esta é uma dieta de fases, sendo que a primeira é extremamente restritiva e a última seria a fase onde você vai estabilizar o seu peso. Não há contagem de calorias e as quantidades só começam a serem contadas a partir da terceira fase, mas apenas as dos carboidratos – proteínas continuam livres. O consumo de água deve ser alto em todas as fases, especialmente nas duas primeiras, uma vez que não têm carboidratos. Conheça as fases!

1ª Fase: Ataque

Com esse nome sugestivo, esta a ideia desta fase é atacar e mexer com o seu metabolismo.

Alimentos liberados: apenas proteínas magras estão liberadas: leite desnato, iogurte desnatado e sem açúcar, peixes, frango, presunto, queijos sem gordura. O doutor Dukan libera uma colher de sopa de aveia caso a pessoa sofra com o intestino preso por conta falta de fibras.

Duração: de 1 a 7 dias.

Exercício: 20 minutos de caminhada leve

Perda de peso: até 5 quilos. A maior parte deste peso é de água, uma vez que sem a ingestão de carboidratos, seu corpo fica menos inchado com líquidos.

2ª Fase: Cruzeiro

Nesta fase, além dos alimentos da fase um, você pode incluir verduras e legumes (com exceção à batata). Alterne os cardápios da fase um e dois: em um dia você faz a fase dois, no outro a fase um e assim por diante.

Alimentos liberados: verduras e legumes, 1 colher de sopa de azeite, gelatina sem açúcar.

Duração. O tempo necessário para você alcançar o peso que quer.

Exercício: 30 minutos de caminhada

Perda de peso: tudo o que você quer perder.

3ª Fase: Consolidação

É a fase mais difícil porque é onde você volta a incluir quase todos carboidratos e porque seu corpo ainda quer voltar ao peso inicial. Você poderá comê-los normalmente, mas nas quintas-feiras você deve fazer um dia de proteína pura (PP), ou seja, seguir a fase um por um dia.

Alimentos liberados: Na primeira metade da fase 3 da dieta da princesa, você pode incluir todo dia (menos na quinta-feira) 1 porção de fruta, duas fatias de pão integral e1 porção de queijo (40 gramas) de queijos como provolone, prato, mozzarella. Uma vez por semana você pode comer uma porção (1 xícara) de legumes ricos em carboidrato. Você também tem direito a uma “refeição de gala”. Esta refeição onde você pode comer qualquer alimento e inclui: 1 petisco, refeição principal, sobremesa e uma taça de vinho. A regra é apenas não repetir nenhuma das porções.

Na segunda metade da fase, além de comer o que já vinha comendo, você pode acrescentar outra porção de fruta (por dia), outra de legumes ricos em carboidratos (formando duas por semana) e pode ter uma segunda refeição de gala. No entanto, as refeições de gala nunca podem acontecer no mesmo dia.

Frutas proibidas: uva, banana, figo e cereja.

Duração: para cada quilo perdido nas fases anteriores, você passará 10 dias na fase 3. Se perdeu 7, precisa passar 70 dias.

Exercício: nível normal de atividade física

Perda de peso: nenhuma.

4ª Fase: Estabilização

Agora que seu corpo se habituou com o peso, você já pode incluir todos os alimentos possíveis. Você precisa apenas seguir algumas regras simples para o resto da sua vida:

  • Manter um dia da semana de proteína pura;
  • Comer três colheres de sopa de aveia todos os dias;
  • Sempre pegar a escada, nunca o elevador.

A polêmica da dieta da princesa

A dieta Dukan gera tanto críticas positivas, quanto negativas. Confira:

Prós:

  • Funciona. A perda de peso acontece sempre e isso é bom não só pela perda em si, mas pela motivação que ela representa  para a pessoa;
  • Estimula a atividade física. Mesmo com restrições, o dr. Dukan estimula a prática de atividade física em todas as fases;
  • É um plano para a vida toda. Ao invés de ser apenas uma dieta para perder peso, há a preocupação de como mantê-lo;
  • É fácil de seguir. Não há contagem de calorias e as porções com as quais você precisa se preocupar são poucas;
  • Você pode comer guloseimas: dentro das regras, a partir da fase 3 é possível comer doces e beber álcool.

Contras:

  • Desequilíbrio alimentar: nas duas primeiras fases há um desequilíbrio alimentar por conta da falta de carboidratos e gorduras. Isso pode ocasionar problemas relacionados à falta de vitaminas, uma vez que as buscamos nas frutas;
  • Intestino preso: a colher de aveia pode não ser suficiente para ajudar o intestino funcionar nas duas primeiras fases, principalmente para quem já tem esta tendência;
  • Problemas renais: o dr. Dukan garante que sua dieta não afeta os rins, mas já foi comprovado que o excesso de proteína pode sobrecarregar os rins e levar a problemas nesses órgãos. Se você tem algum problema renal, fique longe dessa dieta;
  • Preço: é uma dieta cara, já que sua base é proteína animal e produtos como iogurte desnatado sem açúcar;
  • Não é para todo mundo: por ser muito restritiva, pessoas com problemas diversos de saúde, gestantes, vegetarianos não devem fazer a dieta da princesa.

Entretanto, por conta do sucesso da dieta, muitos nutricionistas hoje em dia trabalham com a dieta da princesa como base, mas a modifica para que se adeque às necessidades de cada paciente. Portanto, se você tem vontade de seguir esta dieta, mas tem receios, procure um nutricionista e converse com ele.

Você já conhecia a dieta da princesa? O que acha de dietas que restringem carboidratos? Já fez ou faria uma dieta assim? Comente abaixo!

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Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

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