A Dieta do Gengibre para Emagrecer – Como Funciona, Cardápio e Dicas

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

O gengibre é um alimento que possui nove calorias por pedaço de 2,5 cm de diâmetro. Ele é fonte de nutrientes como potássio, fibras, proteínas, cálcio, vitamina B6, vitamina C, ferro e magnésio.

Entre as vantagens que o gengibre oferece ao organismo, estão a ação anti-inflamatória, o favorecimento aos sistemas digestivo, respiratório e circulatório, o combate ao mau hálito, cólica e ressaca e a ação antioxidante.

Mas você sabia que o alimento também aparece em um programa alimentar de perda de peso? Exatamente, estamos falando da dieta do gengibre para emagrecer, que você vai conhecer melhor como funciona abaixo.

Como funciona a dieta do gengibre para emagrecer? 

O gengibre também é conhecido por contribuir com o emagrecimento. Isso porque trata-se de um alimento termogênico. Os alimentos termogênicos aumentam a temperatura do corpo, o que tem como resultado a aceleração do metabolismo, que como vimos melhora o processo de queima de gorduras e calorias.

Alguns profissionais afirmam que o gengibre é capaz de aumentar o gasto calórico do corpo em até 10%. Tendo em vista que para perder peso é necessário consumir uma quantidade menor de calorias do que a quantia gasta, temos um ingrediente bastante útil na luta contra a balança.

A ideia do dieta do gengibre para emagrecer é consumir o alimento por meio de uma receita de água de gengibre – que logo mais mostraremos como preparar – e seguir uma dieta de consumo de 1.400 calorias diárias. A promessa é que o método pode ajudar a eliminar até quatro quilos dentro de um período de um mês.

Além dos benefícios da raiz, a ingestão de água no lugar de outras bebidas como suco, leite ou refrigerante traz benefícios para perder peso porque a água simplesmente não possui calorias. Assim, pode-se obter uma redução calórica diária importante, tendo em vista que para emagrecer é necessário consumir uma quantidade mais baixa de calorias do que a quantia calórica que é queimada ao longo de 24 horas.

A água de gengibre pode ser consumida antes de uma refeição para ajudar na perda de peso. Um estudo divulgado em uma edição do ano de 2011 da publicação Obesity (Obesidade, em inglês) revelou que a ingestão de água antes de comer faz com que o consumo de calorias seja mais baixo durante a refeição.

Outro artigo veiculado na publicação Obesity, desta vez no ano de 2008, indicou que o aumento do consumo de água estava associado ao emagrecimento a longo prazo em mulheres.

Entretanto, a dieta do gengibre para emagrecer não é apropriada para todas as pessoas e exige cuidado para que ele não seja consumido em excesso. Isso porque alimentos termogênicos, como é o caso da raiz, devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com hipertireoidismo, devido ao risco deles causarem perda de massa muscular.

Crianças, mulheres grávidas e indivíduos com doenças como cardiopatias, alergias, úlceras e enxaqueca também não devem exagerar no consumo de alimentos termogênicos para não sofrerem com o aumento da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar no sangue (hipoglicemia), insônia, nervosismo e taquicardia.

Pessoas com distúrbios hemorrágicos devem evitar o gengibre, pois ele favorece hemorragias. Por piorar quadros de doenças cardíacas, ele deve ser excluído da dieta de pessoas que sofrem com o problema.

O consumo de gengibre ainda pode causar desconforto estomacal, azia e diarreia. Por causar a hipoglicemia, a presença do alimento da dieta de diabéticos pode exigir o reajuste nas doses de insulina que são aplicadas.

A quantidade de ingestão recomendada do alimento por dia é de uma fatia de tamanho médio em seu formato original ou de uma colher de café de gengibre em pó. 

Como preparar a água de gengibre 

Ingredientes:

  • 500 ml de água gelada;
  • 4 ou 5 rodelas de gengibre ou 2 colheres de sopa de gengibre ralado.

Modo de preparo:

  1. Encher uma garrafa ou jarra com os 500 ml de água gelada;
  2. Adicionar as rodelas de gengibre. Trocar as rodelas ou o gengibre ralado ao menos uma vez por dia pois com o tempo o alimento perde parte de suas propriedades.

Cardápio da dieta do gengibre para emagrecer

Os seguintes alimentos podem aparecer na dieta do gengibre para emagrecer:

  • Pão integral;
  • Omelete;
  • Queijo branco;
  • Peito de peru;
  • Melão;
  • Abacaxi;
  • Banana-nanica;
  • Cenoura cozida;
  • Tomate;
  • Brócolis cozido;
  • Macarrão ao sugo;
  • Feijão;
  • Arroz integral;
  • Filé de pescada frito;
  • Peito de frango;
  • Bife grelhado;
  • Goiabada cascão.

É importante tomar cuidado com o tamanho das porções dos alimentos para não exceder a proposta do programa alimentar, que é de consumir 1.400 calorias diariamente.

Cuidados 

Antes de adotar a dieta do gengibre para emagrecer ou qualquer outro tipo de programa alimentar, é fundamental certificar-se de que ela preserva a saúde do seu organismo e é capaz de fornecer os nutrientes que o corpo necessita para funcionar corretamente.

Para ter certeza disso, a melhor saída é contar com a ajuda de um bom nutricionista que ajudará a identificar qual a melhor dieta para o seu caso, levando em consideração não somente os seus objetivos em relação à perda de peso como também o bom estado da sua saúde.

É importante que o profissional da área confirme que você realmente consegue saciar o seu corpo e ter energia para exercer suas atividades ao ingerir somente 1.400 calorias diariamente, conforme proposto pela dieta. Caso contrário, talvez o programa alimentar não seja o mais apropriado para o seu caso.

O que você achou de como funciona a dieta do gengibre para emagrecer? Experimentaria utilizá-la para perder peso? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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