Dieta mediterrânea altera bactérias intestinais que melhoram a memória, diz pesquisa

publicado em

Um novo estudo feito por especialistas da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, apontou que a dieta mediterrânea é capaz de ter uma influência positiva no microbioma de bactérias intestinais. Isso pode mudar indiretamente a saúde cerebral.

Dieta mediterrânea altera bactérias intestinais que melhoram a memória, diz pesquisa
Dieta mediterrânea pode melhorar a memória; entenda como

A pesquisa, publicada na revista Gut Microbes Reports, foi realizada em camundongos e mostrou que o padrão alimentar é melhor para o cérebro do que uma típica dieta americana, que costuma ser baseada em gorduras de origem animal e açúcares. Os ratos alimentados com a dieta mediterrânea tiveram memória e capacidade de aprendizado maior.

O estudo da Universidade de Tulane mostrou que os animais que receberam os alimentos padrões de uma dieta mediterrânea tiveram uma mudança no microbioma intestinal, com níveis mais elevados de bactérias benéficas para o raciocínio, o que, para os cientistas, justifica seu melhor desempenho nos testes cognitivos.

Os animais utilizados nos testes eram jovens, com idade equivalente a 18 anos humanos, período crítico de desenvolvimento cognitivo. Os ratos foram alimentados com dietas que imitavam a complexidade das humanas durante 14 semanas.

Aqueles presentes no grupo mediterrâneo apresentaram vantagens claras em testes de memória e aprendizado, além de terem uma maior capacidade de adaptação a novas informações ao terem suas gaiolas modificadas.

“Essas descobertas sugerem que a dieta mediterrânea pode ser um recurso promissor para melhorar o desempenho escolar em adolescentes ou a produtividade no trabalho em jovens adultos”, pontuou o neurocientista Demétrius Maraganore, principal autor do estudo, em um comunicado à imprensa.

O profissional faz uma ressalva de que todos os resultados ainda são preliminares e baseados em modelos animais, mas reiterou que o que foi descoberto até o momento reflete diretamente com resultados de outros estudos com humanos que vinculam a dieta à redução do risco de demência e à melhora da função cognitiva.

A dieta mediterrânea é rica em alimentos frescos e naturais. Tradicional nas regiões costeiras do sul da Europa, tem como principais componentes o azeite de oliva como fonte de gordura, grande variedade de vegetais, frutas, grãos integrais, peixes e proteínas magras, além do consumo limitado de carnes vermelhas e gorduras saturadas.

Você já seguiu ou seguiria a dieta mediterrânea? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário