Chá Prende ou Solta o Intestino?

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

Um chá pode ser tomado bem quentinho para esquentar nos dias mais frios, ou gelado, para refrescar quando o clima está quente. Dá para consumi-lo no café da manhã ou no final da tarde enquanto bate um papo com os amigos ou depois do jantar, antes de deitar, por exemplo.

Tem gente que até recorre aos chás quando precisa aliviar algum tipo de dor, para auxiliar algum tipo de tratamento ou para ter uma ajuda na hora de pegar no sono (o que sempre deve ser feito com acompanhamento médico).

Mas você já parou para pensar em como os chás podem influenciar as nossas idas diárias ao banheiro?

Será que o chá prende ou solta o intestino?

O nutricionista Brian Connolly escreveu que, por conta da presença de uma substância encontrada no chá, que é conhecida pelo nome de teofilina, pode ser correto afirmar que o chá prende o intestino.

Segundo ele, essa substância pode causar um efeito de desidratação às fezes que passam pelos intestinos, o que resulta na piora de casos de prisão de ventre, condição que também é conhecida pelo nome de intestino preso.

A Mayo Clinic descreve a prisão de ventre como a ocorrência de menos de três movimentos intestinais semanalmente. A condição é caracterizada justamente pela irregularidade dos movimentos intestinais ou pela dificuldade de ter um movimento intestinal.

Como as fezes não se movimentam frequentemente, a tendência é que elas se tornem secas e duras, o que faz com que a sua passagem seja mais difícil.

De acordo com o que Connolly relatou, o efeito da teofilina em relação ao intestino preso foi demonstrado por um estudo mencionado no British Medical Journal.

O articulista disse ainda que os achados da pesquisa indicam que consumir quantidades excessivas de chá pode fazer com que as fezes fiquem desidratadas no trato gastrointestinal, provocando uma diminuição na lubrificação e causando a prisão de ventre.

Ou seja, se você tem dúvidas se o chá prende ou solta o intestino, e para não correr o risco de ficar com o intestino preso, vale a pena consumir o chá de maneira moderada.

A cafeína

Famosa por ser encontrada no café, a substância também é achada em alguns tipos de chás. Brian Connolly alertou que o excesso do consumo de cafeína pode resultar na indigestão e na perturbação estomacal.

O nutricionista explicou que, como um estimulante psicoativo, a cafeína eleva o número de hormônios do estresse, como a adrenalina, no organismo. Quando isso acontece, ocorre também a remoção de sangue do estômago e do sistema digestivo, provocando potencialmente problemas digestivos, completou Connolly.

O articulista disse ainda que, graças ao fato de ser uma substância diurética, a cafeína também pode extrair vestígios de potássio, um eletrólito que é fundamental para a manutenção de movimentos intestinais regulares.

Chás que aliviam o intestino preso 

Ao analisarmos se o chá prende ou solta o intestino, não podemos deixar de mencionar que existem os chás de ervas que são conhecidos por aliviar a prisão de ventre, graças ao fato de, por exemplo, possuírem propriedades laxativas. Um deles, por exemplo, é o chá de cáscara sagrada.

Entretanto, os chás de ervas laxantes devem ser utilizados somente para lidar com o intestino preso em curto prazo, e como os chás de ervas podem ser potentes, deve ser limitada a quantidade da bebida que é consumida e a frequência pela qual ela é ingerida.

Para saber se um chá prende ou solta o intestino, se ele realmente pode ser útil para o seu caso de prisão de ventre, em que quantidade e regularidade pode utilizá-lo e se a bebida não é contraindicada para você, se pode provocar efeitos colaterais ou interagir com algum medicamento, suplemento ou outro produto natural que esteja utilizando, consulte o seu médico antes de começar a usar a bebida.

Isso é necessário para todas as pessoas, principalmente para mulheres que estejam grávidas ou e período de aleitamento, crianças, idosos, adolescentes e pessoas que sofram com algum tipo de doença ou condição de saúde.

Consideração importante

De uma forma simplificada para analisar se o chá prende ou solta o intestino, pense da seguinte forma:

  1. Se o chá possui cafeína ou algum propriedade que possa desidratar o corpo, ele pode prender o intestino.
  2. Se o chá for laxante, ele certamente irá contribuir para soltar o intestino.
  3. Se o chá não se enquadrar nessas categorias, sendo de uma fruta, uma especiaria com canela por exemplo ou algum erva não laxante e não rica em cafeína, o correto é afirmar que esse chá solta o intestino porque ele irá contribuir para você ficar hidratado. O consumo destes chás é como beber mais água no seu dia e beber água é um importante fator para evitar a constipação.

A diarreia

Continuando a analisar se o chá prende ou solta o intestino, também precisamos abordar a questão da diarreia, que é quando o intestino fica solto demais.

O nutricionista Brian Connolly afirmou que bebidas como o chá preto e o chá verde são utilizados tradicionalmente para promover a digestão, tratar a flatulência e diminuir sintomas digestivos negativos como a diarreia e o vômito.

Por outro lado, a nutricionista clínica e mestra em nutrição, Janet Renee, disse que algumas pessoas iniciantes no consumo do chá verde podem experimentar efeitos colaterais leves como a ocorrência de fezes moles.

A nutricionista explicou que isso acontece por conta da presença de cafeína na composição do chá. Conforme a mestra em nutrição, um artigo publicado no jornal Mayo Clinic Proceedings (Procedimentos da Mayo Clinic, tradução livre) no ano de 2012 indicou que a cafeína faz com que os intestinos extraiam mais fluídos, aumentando assim a quantidade de água que é excretada quando a pessoa tem um movimento intestinal.

Ela esclareceu ainda que a cafeína também pode estimular a chamada motilidade, que faz com que os movimentos intestinais aconteçam antes do habitual, o que é especialmente verdade quando a pessoa consome bebidas com cafeína como o chá verde pela manhã.

A articulista completou resumindo que é o tempo de trânsito (intestinal) mais curto e o aumento da excreção de fluídos que pode provocar as fezes moles, principalmente para as pessoas sensíveis à cafeína.

De acordo com Renee, a reação adversa geralmente é temporária e é provável que ela vá embora conforme o organismo acostuma-se à cafeína.

Ainda assim, ela deu algumas dicas para diminuir os riscos de ter a diarreia ao tomar o chá verde: diminuir a quantidade de bebida que toma inicialmente até que o organismo se acostume a ela, evitar consumir o chá de verde de estômago vazio e tomar a bebida mais para o final do dia, caso deseje ingeri-la entre as refeições.

Cuidados 

Se você percebeu que fica com o intestino preso ou solto ao tomar algum tipo de chá, vale a pena conversar com o médico a respeito disso. Isso é especialmente importante se a prisão de ventre ou as fezes moles/diarreia demoram a passar.

Pode ser que seja somente uma reação ao chá, mas esses efeitos também podem ser sintomas de algum tipo de condição de saúde ou doença, portanto, para ficar mais seguro e saber corretamente como deve proceder, cheque com o médico qual foi a origem do seu intestino preso ou solto.

Você já ouviu falar que algum tipo de chá prende ou solta o intestino? Qual deles você costuma tomar diariamente e qual é a sua reação no intestino? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (10 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Chá Prende ou Solta o Intestino?”

  1. Eu tomo uma chácara antes de dormir ,e ele me a juda a soltar o intestino .pois tenho o intestino muito preso .