Dieta Turbo Funciona? Cardápio e Como Fazer

Especialista:
atualizado em 01/04/2020

Para quem busca emagrecer, existem diferentes e diversos métodos que prometem ajudar o processo de perda de peso e muitos dizem que a dieta turbo funciona muito bem para esse fim. No entanto, antes de se render a um programa, muitas pessoas que fazem dietas também se rendem as tentações e, por isso, é importante conhecer as dietas que, além de permitir uma perda de peso substancial, também te ajuda a não sair dos trilhos.

O nutricionista é o profissional que estuda em média 4 anos, que ajuda os pacientes a tratarem de reeducação alimentar e dietas ideais para emagrecimento. Descubra como os nutricionistas ajudam as pessoas nas dietas para engordar e fazem acompanhamentos para aqueles que praticam atividades físicas. Além disso, ele passa todo a segurança que uma dieta para emagrecimento precisa.

A maioria das pessoas estão acima do peso e, com isso, recorrem a remédios que podem ajudar na perda de peso. A qualidade de vida dessas pessoas está em queda por conta da má alimentação e da falta de tempo, contribuindo para que busquem esse tipo de procedimento, e a grande questão é: Será que os remédios são a melhor opção para o emagrecimento? Se você está pensando em recorrer a esse caminho, descubra se os remédios são eficazes na dieta.

Muitas pessoas ficam numa ansiedade para atingirem o peso ideal e querem que as coisas aconteçam de uma hora para outra. Sonham em entrar numa roupa que não vestiam a meses, ou sonham em subir na balança e ver que perdeu aqueles quilinhos que tanto atrapalhavam no dia a dia. Você gostará de conhecer as 20 dicas de como emagrecer rápido.

Pensando nisso, falaremos sobre um desses métodos – a dieta turbo. Do que se trata? Será que a dieta turbo funciona? Qual é o seu cardápio? Confira as respostas para essas perguntas a seguir!

O que é? 

cherie2

A dieta turbo foi criada pela nutricionista americana Cherie Calbom, que também atua como escritora, chefe de cozinha e possui um mestrado científico em nutrição de alimentos integrais.

A mulher também é conhecida como The Juice Lady (A Mulher do Suco, tradução livre) e publicou um livro em que fala justamente sobre a dieta turbo, chamado The Juice’s Lady Turbo Diet (A Dieta Turbo da Mulher do Suco).

O programa alimentar promete a eliminação de aproximadamente 4,5 kg em um intervalo de 10 dias, e segundo a própria Cherie, o segredo de sua dieta são os sucos frescos de vegetais não processados.

De acordo com a nutricionista, os sucos são tão importantes porque oferecem diversos nutrientes que o corpo pode absorver como vitaminas, minerais, enzimas e fitonutrientes. Eles satisfazem as necessidades nutricionais do organismo, ajudam a diminuir a fome e a combater os desejos incontroláveis por comidas, ao mesmo tempo em que são pobres em açúcar.

Ela ainda explica que os sucos de vegetais “crus” (não processados) não têm os seus nutrientes desperdiçados como quando os ingredientes são pasteurizados, além de afirmar que a bebida é energizante e desintoxicante (por conta de seus antioxidantes).

Para defender o uso de ingredientes naturais como os vegetais para emagrecer, a mulher também apresenta um estudo que avaliou questionários de 500 pessoas que seguiam uma dieta baseada na alimentação viva, ou seja, composta por comidas orgânicas, naturais e preferencialmente cruas. Segundo ela, a pesquisa identificou que esse tipo de alimentação ajudou 80% desses indivíduos a perderem peso.

Cherie ainda alerta que a dieta turbo não é uma solução rápida, à qual as pessoas podem recorrer e depois abandonar, mas sim um estilo de vida.

Emagrecer com sucos é viável?

Mesmo que os nutrientes necessários sejam fornecidos pelos sucos, você pode estar se perguntando se eles vão te sustentar ou se você não vai enjoar deles ao longo do tempo.

A boa notícia é que a dieta não é restrita aos sucos. Você pode ter refeições normais, desde que elas sejam baseadas em alimentos saudáveis e nutritivos.

Segundo Cherie, há muitos tipos de sucos para explorar de modo a manter o corpo bem nutrido e agradar o seu paladar ao mesmo tempo. Algumas sugestões de sucos saudáveis que ela oferece em seu livro e em seu site oficial incluem sucos verdes, sucos probióticos e sucos energizantes.

Os sucos verdes, por exemplo, feitos com couve, brócolis e outros vegetais verdes contêm clorofila, que ajuda a desintoxicar o sangue e a eliminar toxinas do corpo. Isso é muito importante para a saúde do fígado e de todo o seu organismo. 

Ela ainda explica que os sucos de vegetais “crus” (não processados) não têm os seus nutrientes desperdiçados como quando os ingredientes são pasteurizados, além de afirmar que a bebida é energizante e desintoxicante (por conta de seus antioxidantes).

Para defender o uso de ingredientes naturais como os vegetais para emagrecer, a mulher também apresenta um estudo que avaliou questionários de 500 pessoas que seguiam uma dieta baseada na alimentação viva, ou seja, composta por comidas orgânicas, naturais e preferencialmente cruas. Segundo ela, a pesquisa identificou que esse tipo de alimentação ajudou 80% desses indivíduos a perderem peso.

Cherie ainda alerta que a dieta turbo não é uma solução rápida, à qual as pessoas podem recorrer e depois abandonar, mas sim um estilo de vida.

A dieta turbo funciona?

Para provar que sua dieta turbo funciona, a nutricionista apresenta outras pesquisas científicas. De acordo com o que a mesma informou, um estudo feito pela Universidade da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, mostrou como o consumo diário de sucos de vegetais colabora com o emagrecimento.

A pesquisa foi realizada entre 90 pessoas com idades entre 40 e 65 anos de idade. O resultado observado foi que todos os participantes que tomaram de um a dois copos de suco de vegetais por dia alcançaram seus objetivos em relação à perda de peso, enquanto apenas 7% dos que não consumiram a bebida conquistaram suas metas.

O experimento ainda registrou que os consumidores da bebida perderam 1,8 kg, em média, enquanto os outros eliminaram apenas cerca de 450 gramas. Além disso, foi descoberto que os primeiros também ingeriram mais potássio e vitamina C, comeram menos carboidratos e que as pessoas do grupo com hipertensão reduziram sua pressão arterial.

Cherie ainda falou sobre outro estudo, realizado na Faculdade de Medicina Baylor, nos Estados Unidos, que acompanhou 81 adultos que incluíram porções diárias de 235 ml a 470 ml em uma dieta com controle de calorias e focada na saúde do coração. O resultado foi que também eles eliminaram 1,8 kg, em média, em um período de 12 semanas.

Se levarmos em conta que o programa alimentar determina a inclusão de uma bebida saudável podemos ser levados a crer que a dieta turbo funciona realmente, ou seja, contribui com o processo de emagrecimento. Porém, como foi frisado na pesquisa mencionada acima, é de se esperar que ela funcione se estiver inserida em um contexto de alimentação saudável, equilibrada e controlada no que se refere à quantidade de calorias consumidas.

Um suco feito com vegetais frescos e sem a adição de complementos calóricos certamente trará um número baixo de calorias, que poderá variar de acordo com os ingredientes escolhidos. Ao colocá-lo no lugar de bebidas mais calóricas nas refeições como sucos industrializados, refrigerantes e cafés cremosos, por exemplo, provavelmente haverá uma diminuição nas calorias totais ingeridas no dia.

Entretanto, para aproveitar melhor os benefícios que os sucos podem trazer, é importante manter-se afastado de guloseimas e besteiras que são muito calóricas e nada nutritivas. Até porque de que adianta eliminar calorias diárias com as bebidas, porém recuperá-las e até mesmo excedê-las ao consumir alimentos nada saudáveis como esses.

Como fazer e cardápio 

Para fazer a dieta, é necessário acrescentar os sucos frescos de vegetais às refeições, que, obviamente, devem ser saudáveis, equilibradas e controladas.

Alimentos sólidos são permitidos, mas é importante que eles sejam saudáveis e, preferencialmente, ricos em fibras para facilitar o processo digestivo e contribuir com o emagrecimento. 

A única regra é tomar muitos sucos vegetais durante o dia, pois além de nutrir eles tem baixo teor de gordura e te deixam mais saciado mesmo com poucas calorias. Os sucos de frutas não devem ser usados pois eles apresentam um alto teor de açúcar e podem elevar o seu consumo calórico diário e dificultar o emagrecimento.

Veja no modelo de cardápio a seguir como a dieta turbo funciona no dia a dia:

Café da manhã:

  • Suco fresco de vegetais da sua escolha;
  • Chá verde, branco ou de ervas com um pouquinho de limão espremido.

Lanche da manhã:

  • Um lanchinho saudável que pode ser uma fruta, um iogurte ou um lanche integral.

Almoço:

  • Um prato saudável e equilibrado com proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, fibras e vitaminas.

Lanche da tarde (opcional):

  • Mais um lanchinho saudável.

Jantar:

  • Suco fresco de vegetais da sua escolha para beber antes de comer o prato do jantar;
  • Um prato saudável e equilibrado com proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, fibras e vitaminas.

Cuidado

Antes de aderir à dieta turbo ou qualquer outro método de emagrecimento, tenho o cuidado de consultar um nutricionista para se certificar de que o programa alimentar não fará mal à sua saúde e atenderá as exigências nutricionais do seu organismo.

Como essa dieta conta com a ingestão de muitos líquidos, você provavelmente vai urinar com mais frequência e isso pode levar à perda de eletrólitos importantes para o equilíbrio eletrolítico nas suas células. É preciso analisar esse ponto e tomar suplementos minerais se for necessário, evitando danos no funcionamento de órgãos vitais como o coração, por exemplo.

Dificilmente a dieta turbo te fará mal já que os sucos vegetais contém muito mais nutrientes e antioxidantes do que muitos tipos de “junk food” que consumimos com frequência. Mas, o aconselhamento de um nutricionista é sempre bem-vindo para te ajudar a equilibrar os sucos vegetais com refeições saudáveis e equilibradas para não deixar faltar nenhum nutriente.

Fontes consultadas:

Você conhece alguém que tenha feito e afirme que a dieta turbo funciona mesmo? Teve curiosidade de experimentar este plano alimentar para emagrecer? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário