20 Dicas de Como Emagrecer Rápido Sem Efeito Sanfona

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Perder peso rápido é um objetivo comum para a maioria das pessoas que querem entrar em forma. Parece que as coisas têm que acontecer para ontem e de uma hora para outra passar a entrar nas calças que antes eram apertadas e ver a balança mostrando o peso que sempre sonhou. Mas como emagrecer rápido sem o efeito sanfona? Como perder todo o peso que quer o mais rápido possível sem ganhar tudo de volta em pouco tempo e ainda prejudicar a saúde?

Há muitas saídas para aprender como emagrecer rápido, mas você já deve saber que determinados métodos não serão efetivos em trazer a perda de peso permanente. Separamos aqui 20 dicas que te ajudam bastante a entrar no rumo certo para emagrecer rápido, de forma constante e saudável. Incorpore essas dicas no seu dia a dia e comece a ver os resultados rápidos:

1. Evite carboidratos ruins

Carboidratos simples (ou carboidratos ruins) são geralmente refinados ou processados a um ponto que seus nutrientes naturais e suas fibras são removidas. Eles são alimentos ricos em calorias, que são cheios de calorias vazias. Se você consome muitos carboidratos ruins, você é propenso a encontrar condições de saúde como diabetes, doença cardíaca, AVC, obesidade. Além disso, eles não oferecem saciedade, te fazendo sentir fome antes do esperado.

2. Exercícios cardio

Exercícios também têm um papel importante na perda de peso junto com a dieta. Corra, faça Zumba, kickboxing, spinning, ande de bicicleta e combate corporal para perder peso rápido.

Exercícios aerbóbicos são a forma mais comum de exercício para perda de peso. Eficazes, aumentam seu batimento cardíaco e metabolismo, que são elementos chave para perda de peso. Tente treino de circuito, treino em escadas, natação, pular corda, tênis, corrida, etc.

3. Musculação

Musculação é um método muito eficaz de como emagrecer rápido conforme você envelhece. Ao passo que envelhecemos, nossa taxa metabólica diminui. Com a musculação, construímos mais músculos e evitamos um metabolismo lento, já que músculos queimam calorias de forma mais eficaz. Escolha entre musculação na academia ou comprar pesos para se exercitar em casa, mas a musculação é uma das melhores práticas para controlar seu peso e melhorar sua imunidade.

4. Café da manhã para perda de peso

Inclua um café da manhã rico em proteína e fibras diariamente, assim você fica saciado durante o dia e se sente com energia sem comer mais.

5. Bom sono para perda de peso

Durma o suficiente todos os dias para perder peso. Hábitos de sono inadequados podem arruinar seu plano de perder peso, já que a falta de sono faz com que o corpo produza grelina, levando a vontades de comer açúcar e outros alimentos que engordam. Além disso, padrões inadequados de sono podem alterar sua produção hormonal, o que pode causar gordura abdominal.

6. Coma vegetais e frutas

É recomendado que você coma cinco porções de frutas e vegetais por dia, mas isso depende da sua idade e gênero. Mulheres entre 19 e 50 anos devem comer 7 a 8 porções, enquanto homens devem comer de 8 a 10 porções. E para aqueles acima de 50, homens e mulheres devem consumir sete porções de frutas e vegetais por dia. Procure comer as frutas com menos calorias, com mais água em sua composição. Elas ajudam na saciedade e não contribuem para engordar mesmo comendo um pouco mais delas.

7. Treino de intervalo para perda de peso

Sessões de treino de intervalo são ótimas formas de como emagrecer rápido. Duram apenas 20 minutos se você não contar o aquecimento e desaceleração. Para melhores resultados, você deve fazer treino de intervalo a cada dois ou três dias. Isso porque sempre que você faz repetições, você as faz com maior intensidade. Mas não se engane pensando que você pode emagrecer em um dia ao fazer esse exercício todos os dias, já que ele é conhecido por queimar energia dos seus músculos, o que pede pelo menos um dia para descanso e recuperação.

8. Evite álcool

O consumo de alcool está associado ao consumo de muitas comidas calóricas. Esse é um dos principais motivos que você deve evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Mas além disso, o álcool diminuiu a velocidade do seu metabolismo e interfere nos seus hormônios que atuam na queima de gordura. Se for beber, faça isso uma vez por semana, sendo uma a duas doses de um destilado menos calórico.

9. Aumente a ingestão de proteína

Encha seu prato com 90 gramas de carne magra, castanhas, iogurte desnatado em todas as refeições e lanches. Uma dieta rica em proteína também te ajudará a ficar cheio por mais tempo e te ajudará a evitar vontades de comer.

10. Aumente a fibra

Certifique-se de adicionar pelo menos 20 gramas de fibras todos os dias; adicione fibras na sua dieta com grãos integrais, frutas e vegetais. Adicionar fibras à sua dieta com essas fontes te ajudará a ficar mais cheio por um período mais longo, te ajudando a perder peso.

11. Alimentos que queimam gordura

Há certos alimentos que aceleram seu metabolismo, o que acelera seu processo de perda de peso. Alimentos como feijão, maçã, nozes, gengibre, temperos, aveia, chá verde e água são alguns dos alimentos a incluir na sua dieta para perder peso rápido.

12. Ômega 3 para perda de peso

Há duas razões por que o ômega 3 é benéfico para perda de peso:

  1. Ômega 3 melhora a circulação de sangue para os músculos durante exercícios.
  2. Ômega 3 também liga enzimas que são importantes para transferir gordura para partes do corpo que precisam de energia.

13. Yoga para perda de peso

A yoga ganhou popularidade no mundo porque é um exercício para o corpo todo que envolve flexibilidade, tonificação, criação de força e movimentos funcionais, e também suscitam propriedades de uma boa sessão de aeróbico ou cardio, o que é essencial para saber como emagrecer rápido.

14. Ervas para perda de peso

Pesquisas também mostraram que ervas e temperos têm o potencial de acelerar o metabolismo, ajudar com o controle do peso e melhorar a qualidade geral de uma dieta. Experimente canela, cardamomo, açaí, pimenta do reino e cominho.

15. Laticínios com redução de gordura

Substitutos com pouca gordura estão disponíveis no mercado. Eles contêm quase a mesma quantidade de nutrientes que os produtos integrais. Apenas a porcentagem de gordura é reduzida. Leite desnatado, queijo cottage e iogurte desnatado estão disponíveis. Eles são boas opções para pessoas procurando como emagrecer rápido sem o efeito sanfona.

16. Escolha as porções sabiamente

No começo de uma mudança alimentar é difícil você se acostumar mentalmente que não precisa comer tudo aquilo que normalmente comia. Isso significa que você não precisa pegar aquele dois bifes suculentos que você está vendo na sua frente. Coloque apenas um e acrescente outras porções pequenas de outros grupos alimentares. Se estiver com muita fome, você pode exagerar nos vegetais, desde que estes não tenham sido preparados com molhos altamente calóricos.

17. Crie hábitos de controle mental

Muitas vezes você come por hábito ou por algum sentimento como frustração, ansiedade, tédio, etc. Crie ações para fazer sempre que sentir isso e dessa forma não atacar a geladeira. Por exemplo, toda vez que estiver ansioso dessa forma pense em tomar dois copos cheios d’água!

Ficou louco para comer um doce? Pegue um chiclete e fique 20 minutos mascando. Está com raiva, respire fundo 30 vezes! Existem diversas formas de trocar a ida a geladeira por ações que vão melhorar sua saúde e corpo. Crie as suas!

18. Beba muita água

Você sabe que seu corpo depende muito da água para todas as funções importantes, e ainda assim você não bebe as quantidades adequadas de água todos os dias. Bem, agora você sabe como emagrecer rápido, e é hora de parar com isso. Cheque algumas formas animadoras de deixar a água mais interessante e você irá levá-la para todos os lugares. Não se esqueça de carregar uma garrafa de água durante os exercícios, e tome alguns goles a cada 2 a 3 minutos de exercício.

19. Escute músicas ao se exercitar

Pesquisas mostram que pessoas que escutam músicas que gostam, especialmente as mais rápidas e empolgantes, durante o exercício físico geralmente conseguem aumentar a intensidade da atividade e ter mais prazer com a mesma. Isso é fundamental para trazer mais resultados e, principalmente, ajudar você a fazer exercícios com maior satisfação e dessa forma tornar isso um hábito em sua vida.

20. Tenha um prêmio

Uma das coisas que mais ajudam as pessoas a saber como emagrecer rápido é estabelecer um prêmio lá na frente, quando os resultados chegarem. Pode ser uma viagem que sempre quis fazer, comprar um roupa linda e mais cara, comprar um celular novo, etc. O importante é você colocar isso como seu prêmio (não vale ser comida), e sempre estar pensando nisso.

Se o prêmio envolver um investimento financeiro, passe a guardar uma quantia para cada semana que você seguir o seu programa de emagrecimento corretamente. Ou então, quem sabe você pode sugerir ao seu parceiro ou parceira arcar com esse prêmio para você? Em geral, o(a) parceiro(a) quer tanto que o companheiro consiga atingir o objetivo que está disposto a ajudar também.

Vídeo: Como Evitar o Efeito Sanfona?

Gostou das dicas!?

Você acha que agora aprendeu como emagrecer rápido sem sofrer do efeito sanfona? O que estava dificultando a sua batalha até agora? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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