Dietilpropiona Emagrece? O Que É e Como Funciona

Especialista:
atualizado em 19/03/2015

A Dietilpropiona, também conhecida como anfepramona, é um remédio para emagrecer que durante algum tempo foi comercializado no Brasil como Dualid S, Inibex e Hipofagin. Seu mecanismo de ação se dá através da inibição do apetite, o que leva a um menor consumo de calorias e à perda de peso.

Proibida no Brasil desde 2011, a Dietilpropiona teve seu uso liberado por um decreto do Congresso Nacional emitido em setembro de 2014. O uso do medicamento está permitido mediante apresentação de receita médica comprovando a necessidade do tratamento. No entanto, como se trata de um medicamento que atua no sistema nervoso central, seu uso está associado a efeitos colaterais e sua segurança ainda é questionada por diversos profissionais da área da saúde.

Vamos entender como esse remédio funciona e saber se a Dietilpropiona emagrece mesmo apesar de seus efeitos colaterais.

O que é Dietilpropiona?

A Dietilpropiona pode também ser chamada de anfepramona, e sua classificação é de anorexígeno, ou seja, um remédio para emagrecer que tira a fome. Trata-se de uma droga muito utilizada em remédios que prometem inibir o apetite, como era o caso do Dualid S.

Essa droga possui uma atividade similar (mas com uma potência estimulante menor) à anfetamina, e é classificada como uma amina simpaticomimética. Essa classificação refere-se à sua capacidade de imitar os efeitos da estimulação do sistema nervoso autônomo simpático.

Como Funciona?

A Dietilpropiona atua no sistema nervoso central, estimulando os neurônios a liberarem ou manterem elevados os níveis das catecolaminas, um grupo de neurotransmissores do qual fazem parte a dopamina e a norepinefrina. Níveis elevados de dopamina e norepinefrina tendem a bloquear os sinais de fome e diminuir o apetite. Indiretamente, a Dietilpropiona também pode elevar os níveis de leptina no cérebro, o hormônio responsável pelo sinal de saciedade.

Acredita-se também que um uma maior quantidade de catecolaminas no cérebro possa atrapalhar a atuação do neuropeptídio Y, um mensageiro químico que estimula a fome, diminui o metabolismo e aumenta o acúmulo de gordura.

Dietilpropiona emagrece?

Em um estudo realizado por pesquisadores mexicanos, pacientes com IMC > 30 (obesos) foram submetidos a um tratamento com 75 mg de anfepramona por dia durante um período de 6 meses.

Após o final do tratamento, os pesquisadores observaram que os pacientes haviam perdido mais peso que o grupo controle (que somente recebeu placebo), e também tiveram uma queda nas taxas de açúcar no sangue. Foi observado também um aumento nos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) durante o tratamento, o que pode estar relacionado à movimentação das reservas de gordura causada pela perda de peso.

Existem estudos que sugerem até mesmo uma perda de peso de 9,7 a 17, 5 kg após 3 meses de uso de Dietilpropiona (em pacientes clinicamente obesos e submetidos a uma dieta hipocalórica e à prática de atividade física).

Portanto, podemos afirmar que a Dietilpropiona emagrece mesmo pois diminui o apetite, mas seu uso deve estar acompanhado de uma dieta equilibrada e da prática regular de atividade física. E também sempre seguido de acompanhamento médico especializado.

Indicações

A Dietilpropiona é indicada no tratamento auxiliar da obesidade, em conjunto com uma dieta de baixas calorias e com a prática de exercícios físicos.

Contraindicações

Evite o uso de Dietilpropiona se você apresenta alguma dessas condições:

  • Arteriosclerose;
  • Hipertensão;
  • Hipersensibilidade a aminos simpatomiméticos;
  • Uso de medicamentos antidepressivos;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Histórico de uso de drogas.

Se você faz uso de algum outro tipo de medicamento, converse com seu médico antes de iniciar um tratamento para perder peso com Dietilpropiona.

Efeitos Colaterais

Embora seja um dos medicamentos para emagrecer à venda com menos efeitos colaterais, o uso de Dietilpropiona para emagrecer pode estar associado a diversos efeitos indesejados, sendo eles:

  • Depressão;
  • Boca seca;
  • Ansiedade;
  • Tontura;
  • Gosto de metal na boca (xerostomia);
  • Tremores;
  • Constipação intestinal;
  • Taquicardia;
  • Irritabilidade;
  • Euforia;
  • Hipertensão arterial;
  • Diurese;
  • Vômitos;
  • Dores de cabeça;
  • Impotência sexual;
  • Queda de cabelo;
  • Insônia.

Assim como certas drogas, a Dietilpropiona pode gerar uma sensação de euforia e bem estar, que aumenta os batimentos cardíacos e diminui o sono, a fome e o cansaço. Embora pareça tentador o fato de que a Dietilpropiona emagrece, o uso desse medicamento sem acompanhamento médico pode trazer sérias complicações à saúde, sobretudo se for acompanhado do uso de álcool ou outras drogas.

Como tomar?

A sugestão de uso é tomar até 3 comprimidos de Dietilpropiona por dia, 1 hora antes das principais refeições (comprimidos regulares) ou então somente uma vez ao dia no caso de comprimidos de ação prolongada.

Não mastigue, macere ou corte os comprimidos de Dietilpropiona ao meio. Como esse medicamento pode causar dependência, não o utilize em quantidades ou períodos superiores à recomendação do seu médico.

Devo comprar?

Nós já vimos que a Dietilpropiona emagrece, mas vimos também que seu uso pode vir acompanhado de uma série de efeitos colaterais, alguns bastante sérios. Portanto, antes de se decidir por tomar Dietilpropiona para emagrecer, coloque na balança seus benefícios e efeitos colaterais, levando em consideração que o remédio é sempre uma saída temporária. Ele não irá promover a mudança dos seus hábitos alimentares, de maneira que você poderá voltar a engordar quando interromper o tratamento com a Dietilpropiona.

O processo de emagrecimento deve ser lento e feito de maneira segura, através de uma dieta equilibrada e da prática de exercícios físicos moderados. Você provavelmente não ganhou todo o excesso de peso em um mês, então também não deve pensar em eliminar tudo em três semanas.

Se as complicações da obesidade estão colocando sua saúde em risco, converse com seu médico sobre a possibilidade de tomar Dietilpropiona em conjunto com mudanças na alimentação e nos demais hábitos de vida.

Fontes e Referências Adicionais:

Você conhece alguém que tenha provado e atestado que realmente Dietilpropiona emagrece? Acha que tem vontade e necessidade de utilizar esse tipo de medicamento? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (32 votos, média: 4,16 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

3 comentários em “Dietilpropiona Emagrece? O Que É e Como Funciona”

    • Bom dia victor! Onde vc mora ainda comercializa o Dietilpropiona?,aqui onde eu moro ja faz anos q esta proibido a comercialização,só perco peso com ele ! Gostaria muito de voltar a tomar