Dor na virilha – Causas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 11/05/2021

Embora as lesões sejam as principais causas de dor na virilha, existem outros problemas que podem gerar esse tipo de dor. Veja então as causas e o que fazer.

  Continua Depois da Publicidade  

Os atletas – principalmente aqueles que praticam esportes de alto impacto – são os mais afetados pela dor na virilha. Além disso, o sintoma é comum em grávidas.

A boa notícia é que geralmente não é nada grave. Mas se sua dor é persistente e te atrapalha no dia a dia, vale a pena investigar a causa.

Aliás, se o que você sente é coceira e desconforto na virilha, pode ser uma micose na virilha.

Causas

gestante

Para saber a causa da dor na virilha, é preciso passar por uma avaliação médica que pode contar com a análise dos sintomas e também com exames de sangue ou de imagem.

As possíveis causas são:

1. Distensão muscular

De acordo com um estudo de 2010 publicado na revista Sports Health: A Multidisciplinary Approach, a dor na virilha ocorre quando um atleta sofre uma lesão muscular na região dos quadris.

Nesse caso, acaba acontecendo uma distensão ou ruptura das fibras musculares do local. Além da dor na virilha logo após o acidente, é provável que você sinta espasmos musculares e fraqueza.

2. Hérnia inguinal

A hérnia inguinal ou abdominal pode causar bastante desconforto na virilha. Isso acontece quando os tecidos internos do abdômen empurram os músculos da virilha. Como resultado, surge uma saliência dolorosa no local.

3. Gravidez

Segundo uma pesquisa de 2017 publicada na revista BJR Case Reports, a dor na virilha é comum em mulheres grávidas devido à dilatação das veias – principalmente do lado direito do corpo das mulheres.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Problemas nos testículos

Alguns homens com problemas nos testículos podem sentir dor na virilha por diversos motivos, como por exemplo a torção testicular e a prostatite.

5. Pedra nos rins

A presença de pedras nos rins pode causar dor abdominal e também dor na região da virilha. Nesse caso, é fundamental buscar atendimento médico para evitar uma obstrução no fluxo de urina e outras complicações.

Outros sintomas aos quais você precisa ficar atento são náusea, vômitos, sangue na urina e sensação de urgência para urinar.

6. Osteoartrite

A dor na virilha pode ser causada por uma inflamação nas articulações ao redor da região pélvica.

Além de causar dor, a osteoartrite no quadril pode causar dificuldades de locomoção.

7. Cisto no ovário

Em mulheres, a dor na virilha pode ser resultado de um cisto no ovário. Apesar da maioria dos cistos ser benigno, ou seja, não representar um risco grande à saúde, é importante avaliar a condição com um ginecologista, pois sempre existe a chance do cisto se tornar canceroso.

O que fazer

dor na virilha

O primeiro passo ao lidar com a dor persistente na virilha é ir ao médico para saber se existe alguma lesão, pois só assim você receberá o tratamento adequado.

Na maioria dos casos, o descanso é suficiente para acabar com a dor na virilha. Mas, em muitas situações, o tratamento precisa ser feito com remédios.

  Continua Depois da Publicidade  

O acetaminofeno (Tylenol), por exemplo, é um anti-inflamatório eficaz para a dor na virilha causada por lesões, artrose e outras inflamações locais.

Quando a dor é muito forte, o médico pode recomendar um analgésico opioide ou um corticosteroide. Essa opção de tratamento geralmente é usada para pessoas com pedras nos rins, fraturas ou infecções, por exemplo.

Em casos mais específicos como a presença de cistos ovarianos, é preciso fazer um acompanhamento médico. Por isso, não deixe de consultar um profissional de saúde para saber exatamente qual remédio tomar.

Por fim, lembre-se de moderar a prática de atividades físicas quando estiver com dor. Além disso, mantenha um peso saudável, tenha uma boa alimentação e movimente-se para manter uma boa saúde e reduzir o risco de lesões.

Fontes e Referências adicionais

Você sente dor na virilha com frequência? Já foi ao médico para descobrir a causa? Comente aqui!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário