Dor no cóccix – Causas e o que fazer

Especialista da área:
atualizado em 12/05/2021

A dor no cóccix geralmente surge depois de uma lesão, mas existem outras causas por trás desse incômodo. Saiba quais são elas e o que fazer para aliviar a dor.

  Continua Depois da Publicidade  

O cóccix é um osso pequeno que fica no final da coluna vertebral, logo acima das nádegas.

Apesar de tão pequeno, é ele o responsável por conectar vários músculos, tendões e ligamentos – que juntos permitem funções essenciais como a estabilização do corpo na hora de sentar e levantar, por exemplo.

Aliás, desvios posturais podem aumentar o risco de dor no cóccix e também de dor no quadril. Por isso, é muito importante cuidar da sua postura.

Como você pode imaginar, a dor no cóccix é desagradável e tende a piorar nos momentos de:

  • Sentar ou levantar de uma cadeira;
  • Inclinar para frente ou para trás;
  • Usar o banheiro;
  • Ter relações sexuais.

Assim, a dor no cóccix pode prejudicar muito o seu bem-estar em atividades rotineiras. Por isso, saiba o que pode ser a dor no cóccix para poder contornar esse problema e se sentir melhor.

Causas

o que pode ser dor no cóccix

A dor no cóccix (ou coccidínia) costuma surgir depois de você ficar muito tempo sentado na mesma posição ou em um local desconfortável.

Nestes casos, basta se movimentar mais vezes durante o dia e procurar um assento mais confortável que a dor vai embora.

Mas há outras causas que também podem explicar o desconforto no cóccix, como:

1. Esforço físico repetitivo

A dor no cóccix pode ser resultado de uma lesão por esforço repetitivo. É o caso de quem pratica esportes como por exemplo ciclismo ou remo.

  Continua Depois da Publicidade  

Na verdade, qualquer atividade física que envolva inclinação frequente e alongamento da base da coluna pode deixar o cóccix sobrecarregado e tenso.

Além disso, os músculos e ligamentos ao redor também sofrem com toda a pressão.

2. Queda ou pancada

Cair de mau jeito ou sofrer um impacto durante a prática de um esporte pode machucar a base da sua coluna.

Sendo assim, se você sentir dor no cóccix na hora ou momentos depois de sofrer um acidente, é importante ir ao médico. Dessa forma, é possível avaliar se houve alguma fratura ou lesão mais grave.

3. Gravidez ou trabalho de parto

A coccidínia é muito comum na gravidez – principalmente nos últimos meses quando aumenta a pressão no cóccix.

Além disso, dores mais intensas no cóccix podem indicar a chegada do parto. Aliás, tanto o cóccix quanto os músculos e ligamentos ao redor precisam esticar e se tornar flexíveis para permitir o nascimento do bebê.

O fato é que no fim da gestação, praticamente qualquer movimento causa dor no cóccix, especialmente ao sentar ou levantar.

Aliás, um estudo publicado em 2019 mostra que mesmo depois do parto, algumas mulheres podem ficar com dor no cóccix devido à pressão gerada pela cabeça do bebê.

  Continua Depois da Publicidade  

4. Má postura

Já ficou sentado muito tempo trabalhando ou dirigindo e sentiu uma dor intensa no cóccix? Pois é, ficar sentado em uma mesma posição por muito tempo coloca mais pressão no seu cóccix.

Além disso, se você trabalhar horas na frente do computador ou dirigir muito em uma postura inadequada, o desconforto costuma ser ainda pior. Aproveite para conferir os melhores exercícios para melhorar a postura.

5. Faixa de peso inadequada

Estar muito acima do peso ideal é ruim por vários motivos, inclusive por causa da coccidínia. De fato, a obesidade aumenta a pressão sobre o quadril, causando dor que piora ao sentar.

Da mesma forma, ser muito magro também pode causar dor no cóccix pois a falta de gordura faz com que o osso fique muito exposto aos outros tecidos.

6. Causas menos comuns

Certamente, a dor no cóccix pode ter causas mais sérias que precisam de investigação através de exames de sangue e de imagem, como por exemplo:

  • Doença articular: pode surgir por causa de inflamações articulares – como por exemplo a osteoartrite;
  • Cisto pilonidal: infecção rara causada pelo acúmulo de pelos ou células mortas abaixo da pele;
  • Hérnia de disco: hérnia de disco na região lombar que causa dor no cóccix;

O que fazer

como aliviar dor no cóccix

Na maioria dos casos, a dor no cóccix melhora sem a necessidade de tratamento. Mas, se o desconforto interferir nos movimentos ou causar dor intensa que dura vários dias, é essencial ir a uma consulta médica.

Aliás, o inchaço local e a febre são sinais de alerta que merecem atenção.

Quando necessário, o médico pode prescrever remédios para reduzir a dor, como por exemplo:

  • Anti-inflamatórios orais;
  • Pomadas anti-inflamatórias;
  • Corticoides.

Em casos mais leves, é possível aliviar a dor no assoalho pélvico com algumas medidas simples e caseiras:

  • Compressa gelada para aliviar a inflamação nas primeiras 48 horas e compressa quente após esse período;
  • Repousar;
  • Massagear o local;
  • Mudar de posição ao longo do dia, evitando ficar na posição sentado por longos períodos;
  • Usar almofadas ou uma bola de pilates como cadeira para reduzir a pressão sobre o cóccix ao sentar;
  • Corrigir a postura no trabalho.

Se você tentar as soluções acima e não observar melhora, pode ser que você sofra de dor crônica no cóccix. Assim, é indispensável que você procure um médico e também um fisioterapeuta para te indicar a melhor forma de lidar com a coccidínia.

Fontes e Referências Adicionais

Você sente dor no cóccix com frequência? Já foi ao médico para identificar a causa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário