Retificação da lordose cervical: o que é, sintomas e tratamentos

publicado em

Dor nas costas é um sintoma que pode ser causado por diversos fatores, sendo um deles a retificação da lordose cervical. Esta é uma condição na qual a coluna cervical, localizada entre a cabeça e o pescoço, fica mais reta do que o normal. 

Em condições normais, a coluna cervical tem uma ligeira curva para dentro, assim como ocorre na coluna lombar, um pouco acima dos glúteos. 

Essa alteração do alinhamento da coluna cervical pode ocorrer como parte natural do envelhecimento, mas pode ser acelerada por maus hábitos posturais. 

Veja o que é a retificação da lordose cervical, as possíveis causas, os principais sintomas e como ela é diagnosticada e tratada. 

Retificação da lordose cervical: o que é?

Lordose
A retificação da lordose cervical é uma alteração patológica na curvatura da coluna

A lordose é uma curvatura natural que existe nos segmentos cervical e lombar da coluna vertebral, onde há curvas voltadas para dentro. A retificação da lordose cervical é a perda dessa curvatura natural na região do pescoço. 

  Continua Depois da Publicidade  

Algumas pessoas podem pensar que lordose e cifose são condições anormais, mas, na verdade, são curvas naturais da coluna, que conseguimos visualizar com mais facilidade quando olhamos para uma pessoa de perfil. 

Essas curvas se formam devido ao alinhamento das vértebras, que permite uma melhor distribuição do peso da cabeça e do tronco, e o amortecimento de impactos. 

O acentuamento dessas curvas, que são a hipercifose e a hiperlordose, já são consideradas desvios anormais da coluna

A retificação da lordose cervical também é uma alteração patológica na curvatura da coluna, que ganha um alinhamento mais reto.

  Continua Depois da Publicidade  

Fatores de risco

Como não é possível identificar uma causa para a retificação da lordose cervical, fala-se em fatores de risco associados à condição. 

Dentre os principais fatores de risco estão:

Sintomas da retificação da lordose cervical

Dor no pescoço
Um dos sintomas pode ser a dor entre a cabeça e o pescoço

A retificação da lordose cervical pode ser assintomática, pois o organismo desenvolve mecanismos para compensar a perda dessa curvatura natural. Geralmente, essa compensação resulta no encurtamento ou enfraquecimento dos músculos da região dorsal.  

Algumas pessoas, no entanto, apresentam sintomas de retificação da lordose cervical que são, principalmente, dor e dificuldade para movimentar a coluna. 

Você pode apresentar apenas um ou mais sintomas dessa lista, se tiver retificação da lordose cervical: 

  Continua Depois da Publicidade  

O desalinhamento das vértebras causado pela retificação da lordose cervical pode levar a uma artrose na coluna ou na cervical, que é um processo degenerativo que afeta a cartilagem dos discos intervertebrais.

Nesta doença, o disco de amortecimento que existe entre as vértebras fica mais fino e rígido, podendo levar à fusão de ossos, com a formação de osteófitos (bico de papagaio) ou ao extravasamento do líquido interno dos discos, ou seja, uma protrusão discal que pode evoluir para uma hérnia de disco

Essas duas condições clínicas podem resultar na compressão de fibras nervosas, que passam pelas vértebras, provocando sintomas típicos de compressão de nervos:

  • Formigamento nos braços
  • Sensação de choque nos braços
  • Dormência ou queimação nos braços
  • Perda de força na mão

Diagnóstico da retificação da lordose cervical

O relato dos sintomas e o exame físico são, na maioria das vezes, suficientes para o diagnóstico da lordose cervical. 

Mas, o diagnóstico pode ser complementado e confirmado com exames de imagem, que permitem a visualização da perda do desvio natural da coluna cervical. 

  Continua Depois da Publicidade  

Tratamentos da retificação da lordose cervical

Durante uma crise aguda de retificação da lordose cervical, que é o período em que os sintomas se manifestam, o tratamento é feito com analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar a dor e a inflamação. 

A aplicação de compressa quente no local também é uma estratégia terapêutica eficiente para aliviar a dor e o desconforto causado pela inflamação na região do pescoço e das costas. 

Essas crises agudas podem ser evitadas com algumas correções posturais no dia a dia. Para te orientar nesse sentido, o médico ou a médica ortopedista pode prescrever sessões de reeducação postural global (RPG) e fisioterapia. 

Nessas sessões, você aprende a melhorar a sua postura, considerando a sua ocupação, hábitos e atividades físicas que pratica. Também trabalha a flexibilidade, a mobilidade e o fortalecimento muscular. 

Em alguns casos, o/a fisioterapeuta pode usar a eletroterapia, para aliviar a dor, estimular o fortalecimento muscular e a regeneração dos tecidos lesionados pela inflamação.

Essas medidas ajudam a corrigir os desvios posturais que favorecem a progressão da retificação da lordose cervical e a fortalecer a musculatura, o que diminui a sobrecarga da coluna vertebral e previne complicações como a artrose. 

Fontes e referências adicionais

Você sabia que a sua coluna apresenta curvas naturais chamadas de lordose e cifose? Costuma sentir dores na altura do pescoço e no meio das costas? Já suspeitou que essas dores podem ser consequência da retificação da lordose cervical? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é Médico Ortopedista - CRM-SP 113136. Formou-se pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário