6 Melhores Exercícios para Hérnia de Disco

Especialista:
atualizado em 25/06/2020

Veja quais são os melhores exercícios para hérnia de disco que podem ajudar quem sofre a tratar essa condição que incomoda tanto.

Quem foi diagnosticado com a hérnia de disco, um problema com um dos discos que ficam entre os ossos (vértebras) que formam a coluna, certamente vai querer fazer tudo o que estiver ao seu alcance para tratar o problema, não é mesmo? E sabe qual é uma das coisas que pode ajudar? Os exercícios para hérnia de disco.

A condição costuma ser resultante de um desgaste gradual, associado ao envelhecimento, conhecido pelo nome de degeneração de disco. Conforme uma pessoa envelhece, os seus discos se tornam menos flexíveis e ganham uma tendência maior a roturas e rupturas mesmo com uma torção ou tensão menor.

Ao lado dos remédios para hérnia de disco, esses exercícios podem fazer parte do tratamento recomendado pelo médico para lidar com a condição.

6 exercícios para hérnia de disco

De acordo com a Mayo Clinic, o tratamento da doença pode envolver a mudança de atividades para evitar movimentos que provocam dor no paciente; o uso de medicamentos; estratégias caseiras como aplicar compressas frias ou quentes, evitar ficar muito tempo deitado na cama e retomar as atividades rotineiras lentamente; medicina alternativa como o método da acupuntura, quiroprática e massagem e, em casos específicos, cirurgias.

A organização também apontou que o médico pode incluir no tratamento da condição a fisioterapia com exercícios adequados para minimizar a dor de uma hérnia de disco.

Vamos conhecer alguns desses exercícios para hérnia de disco, mas antes de chegarmos a eles, precisamos deixar alguns alertas.

Um paciente jamais deve executá-los por conta própria e deve sempre fazer os movimentos sob o acompanhamento e a orientação de um fisioterapeuta.

Vale registrar que os melhores exercícios para hérnia de disco podem variar de acordo com a região do corpo do paciente atingida pela condição. Além disso, alguns exercícios podem não ser adequados ou ser prejudiciais para um paciente enquanto são benéficos para outro, dependendo do seu grau de mobilidade e da gravidade do seu quadro.

1. Alongamento de pescoço

Imagem: via Medical News Today

Como fazer: sentar-se na posição ereta em uma cadeira. Então, mover o pescoço em direção ao peito e, em seguida, em direção ao apoio de cabeça como na imagem acima. Após, mover a orelha esquerda em direção ao ombro esquerdo e a orelha direita em direção ao ombro direito.

Repetir a sequência pelo número de vezes determinadas pelo fisioterapeuta. O exercício serve para aliviar a dor e a pressão de uma hérnia de disco próxima ao pescoço.

2. Alongamento sentado na cadeira

Como fazer: sentar-se na ponta de uma cadeira ou sofá e manter um pé no chão enquanto a perna oposta é estendida para a frente, com o calcanhar tocando no chão. Então, endireitar as costas e inclinar-se lentamente para a frente sobre a perna estendida até sentir um alongamento ao longo da parte de trás da coxa superior.

Segurar a posição por 15 a 30 segundos, voltar ao posicionamento original, trocar as posições das pernas e refazer o movimento. Tomar cuidado para não deixar o joelho dobrar durante o alongamento. Se ele insistir em dobrar, colocar as mãos acima da rótula do joelho na coxa para fazer uma pressão leve e ajudar a manter a posição reta da perna.

Repetir o exercício pelo número de vezes indicadas pelo fisioterapeuta. O exercício serve para ajudar a dar um suporte melhor ao core e as costas para as pessoas com hérnia de disco na parte inferior da coluna.

3. Alongamento com toalha

Como fazer: deitar-se na posição reta em um colchonete de exercícios e levantar uma perna para o alto com uma toalha agarrada em volta do pé da perna erguida. Segurando a toalha, puxar a perna em direção ao corpo.

Segurar a posição por 15 a 30 segundos, fazer o exercício na outra perna e repetir o alongamento na quantidade de vezes determinadas pelo fisioterapeuta. Este é um alongamento mais profundo para posteriores da coxa que serve para ajudar a dar um suporte melhor ao core e as costas para as pessoas com hérnia de disco na parte inferior da coluna.

4. Retração de pescoço

Como fazer: deitar-se de costas em um colchonete de exercícios e manter as mãos nos lados do corpo. Descer o queixo em direção ao peito, formando uma espécie de queixo duplo. Segurar a posição ao longo de cinco a 10 segundos. Repetir o exercício pelo número de vezes indicadas pelo fisioterapeuta.

Realizar o movimento lentamente para não fazer movimentos bruscos. O exercício tem o objetivo de ajudar a aliviar a dor.

5. Retração de ombros

Como fazer: sentar-se ou ficar em pé contra uma parede com os braços dispostos ao lado do corpo. Então, dobrar cotovelos em 90º e levar os ombros para cima e para baixo e empurrar a parte de trás dos braços em direção à parede, comprimindo juntas as escápulas dos ombros.

Repetir o exercício pela quantidade de vezes que forem determinadas pelo fisioterapeuta. O exercício tem o objetivo de ajudar a aliviar a dor.

6. Posição da vaca e do gato

Imagem: via Physical Therapy First

Como fazer: a posição inicial é a de quatro apoios – com as mãos e as partes inferiores das pernas no chão. Então, ao mesmo tempo em que inalar o ar, deixar o estômago “cair” em direção ao chão, empinar o bumbum e olhar para cima em direção ao teto, como na segunda imagem.

Após, lentamente exalar o ar e arredondar a coluna para cima, em direção ao teto, ao mesmo tempo em que pressiona as mãos no chão e curva ligeiramente o pescoço para olhar para os pés. Repetir o exercício pela quantidade de vezes indicadas pelo fisioterapeuta.

O exercício ajuda a aliviar a pressão no disco com hérnia e a melhorar a mobilidade da coluna.

Fontes e Referências adicionais:

O que você achou desses exercícios para hérnia de disco? Pretende experimentar algum quando estiver sofrendo com dores? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dr. João Hollanda

Dr. João Hollanda é médico ortopedista formado pela Santa Casa de São Paulo, com especialização em cirurgia do joelho. É também médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino desde 2016 e médico voluntário do Grupo de Traumatologia do Esporte da Santa Casa de São Paulo desde 2010. Tem experiência de trabalho prévio com a Confederação Brasileira de Vela, Cisne Negro Companhia de Dança, Escola de Dança do Teatro Municipal de São Paulo, Equipe de Ginástica Artística de Guarulhos. Já trabalhou como Médico nos Jogos Panamericanos Rio 2007, e foi Médico do Time Brasil para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhou junto a organização Médicos Sem Fronteiras no Afeganistão e no Haiti, e junto a organização Expedicionários da Saúde no Haiti. Dr. João Hollanda é uma referência profissional em sua área e autor de artigos científicos. Você pode entrar em contato com o Dr. João através de seu site.

Deixe um comentário