Trabalhar longas horas sentado é uma realidade para boa parte das pessoas, e por isso é preciso estar atento aos possíveis erros que cometemos na hora de se sentar, que podem prejudicar a coluna.
Esses pequenos erros podem parecer insignificantes num primeiro momento, mas com o passar do tempo eles costumam levar ao desenvolvimento de problemas sérios e a dores intensas.
Então, a seguir vamos conhecer os principais erros ao se sentar, entender como eles prejudicam a coluna e aprender formas de prevenir esses problemas.
Veja também: Desvios posturais – O que são, tipos e tratamento
Por que se sentar de forma errada faz mal para a coluna?
Nosso corpo se movimenta a partir de músculos, ossos e articulações, que devem funcionar em harmonia.
São centenas de tendões e ligamentos unindo diferentes ossos e músculos, além de cartilagens e outras estruturas que ajudam a absorver impactos.
Mas, quando há algum desequilíbrio nesses processo, alguma pressão excessiva em certos ossos, músculos ou articulações, essa harmonia desaparece, e começam a surgir pontos de sobrecarga. Por sua vez, essa sobrecarga é a causadora da maioria dos problemas que afetam a coluna.
E o que os erros ao se sentar tem a ver com isso tudo? Eles criam esses pontos de desequilíbrio e sobrecarga, como veremos com mais detalhes a seguir.
Veja também: Maus hábitos de postura e como evitá-los
Principais erros ao se sentar
Já sabemos que sentar errado pode prejudicar a coluna. Agora vamos conhecer cada um desses erros, e os impactos deles:
1. Usar carteira no bolso de trás
Esse é um erro comum para homens, que costumam levar carteiras, muitas vezes volumosas, no bolso de trás da calça.
Isso faz com que, ao sentar, o quadril fique desalinhado, causando uma sobrecarga grande na parte mais baixa da coluna.
Além disso, a presença da carteira também causa um aumento de pressão sobre o cóccix e os ligamentos da região do quadril.
2. Sentar com as pernas cruzadas uma sobre a outra
De forma semelhante ao erro mostrado no item anterior, sentar com as pernas cruzadas uma sobre a outra também é prejudicial para a coluna, e pode causar:
- Desalinhamento do quadril
- Sobrecarga da coluna lombar
- Pressão sobre o cóccix e ligamentos
Mas, além desses problemas, sentar desta maneira também pode afetar os músculos, ligamentos e a circulação sanguínea das pernas.
Veja também: Dor na lombar – o que pode ser, causas e como tratar
3. Com o corpo curvado para frente
Esse é outro erro extremamente comum, principalmente quando estamos trabalhando ou estudando no computador.
Os problemas causados por essa posição afetam especialmente as partes superiores da coluna, chamadas de torácica e cervical, causando dores e mesmo problemas mais sérios, como:
- Compressão de nervos
- Desgaste de vértebras
- Encurtamento de músculos
- Hérnias de disco
4. Cadeiras muito altas ou muito baixas
Idealmente, as cadeiras devem ter alturas ajustáveis, para que a pessoa possa sentar com os pés apoiados no chão e com os joelhos dobrados em 90 graus.
No entanto, nem sempre isso é possível, e muitas vezes usamos cadeiras mais altas ou baixas que o ideal, o que dificulta o posicionamento da coluna.
Assim, quando usamos essas cadeiras por muito tempo, é comum sentir dores e tensões musculares. Em alguns casos, essa prática pode causar problemas mais sérios, como o desgaste de articulações e inflamações nos ligamentos e tendões.
5. Sentar no chão com as pernas em M
Neste caso, a pessoa se senta no chão, com os joelhos voltados para frente e os pés para trás formando a letra M. Essa posição é comum para crianças, que possuem articulações mais flexíveis.
Mas, para adultos, que possuem menos flexibilidade, ela pode causar sintomas como:
- Dores
- Dormência
- Problemas em nervos, como o ciático
6. Com as pernas cruzadas, no chão
Essa é outra posição bastante comum para crianças e, de certa forma, para adultos também.
No entanto, ela pode também sobrecarregar as articulações dos joelhos, quadris e tornozelos, além de propiciar a curvatura da coluna para a frente.
Uma variante dessa posição é sentar com as pernas em borboleta. Mas, embora possa forçar menos as articulações das pernas, ela ainda sobrecarrega o quadril e a coluna.
Veja também: Dor no quadril – O que pode ser e como tratar
7. Sem apoio nas costas
Sentar sem apoio para as costas por muito tempo pode trazer uma grande variedade de sintomas e problemas, pois acaba exigindo que os músculos trabalhem mais para manter a coluna ereta.
Assim, essa forma de sentar pode causar:
- Dores de intensidade variadas
- Piora de problemas pré-existentes de coluna
- Piora da postura, fazendo com que a pessoa se sente inclinada
- Tensão muscular especialmente na região dos ombros
Sentar de forma errada sempre causa problemas?
Como vimos, existem diversos erros na forma de se sentar que podem machucar a coluna, e mesmo causar problemas sérios.
No entanto, não é todo mundo que sente esses desconfortos, e essas pessoas parecem ter uma maior facilidade para sentar com a coluna ereta.
Nesses casos o que ocorre é que essas pessoas possuem um bom condicionamento muscular, já que os músculos dão sustentação às articulações, enquanto uma maior flexibilidade pode evitar a sobrecarga de ligamentos e tendões.
Por isso, pessoas com um bom condicionamento físico e flexibilidade costumam sofrer menos com problemas de coluna, e tendem a ser menos afetadas por esses erros que apresentamos logo acima.
Como evitar dores de coluna?
Já vimos que o condicionamento físico pode ajudar a proteger a coluna e diminuir o impacto dos erros na forma de se sentar. Mas existem outras dicas que podem ajudar a prevenir problemas, e vamos conhecê-las agora:
- Tentar manter uma altura adequada da cadeira, com os pés apoiados no chão e os joelhos dobrados em 90 graus. Caso não seja possível, você pode usar suportes no chão, como uma caixa, para apoiar melhor os pés
- Fazer pequenas pausas para movimentar e alongar a coluna e outras articulações
- Retirar carteiras e outros objetos dos bolsos antes de sentar
- Não sentar com as pernas cruzadas por muito tempo
- Caso trabalhe com computador, tente manter a tela na altura dos seus olhos, para evitar que o pescoço fique muito dobrado
- De preferência a cadeiras com apoio para os braços, evitando assim a curvatura dos ombros e da coluna cervical
- Evite ao máximo sentar sem apoio para as costas, e se não for possível evitar, faça pausas frequentes para alongar
- Por fim, é importantíssimo realizar exercícios de flexibilidade e fortalecimento muscular, para que sua coluna, bem como outras articulações, tenham o suporte necessário
Mas, caso você já tenha algum distúrbio diagnosticado, como hérnias de disco, escoliose ou cifose, é importante procurar a orientação de um profissional habilitado, como um fisioterapeuta ou um ortopedista. Esses profissionais podem te ajudar a encontrar formas mais específicas para aliviar os incômodos e evitar o agravamento desses problemas.
Fontes e referências adicionais
- Classification, Diagnosis, and Treatment of Low Back Pain, Journal of the Japan Medical Association
- Approach to Back Pain, Schulich School of Medicine and Dentistry
- Sitting and low back disorders: an overview of the most commonly suggested harmful mechanisms, Collegium Antropologicum
- Association between the sitting posture and back pain in college students, Revista de la Universidad Industrial de Santander
Fontes e referências adicionais
- Classification, Diagnosis, and Treatment of Low Back Pain, Journal of the Japan Medical Association
- Approach to Back Pain, Schulich School of Medicine and Dentistry
- Sitting and low back disorders: an overview of the most commonly suggested harmful mechanisms, Collegium Antropologicum
- Association between the sitting posture and back pain in college students, Revista de la Universidad Industrial de Santander