Dormir bem diminui 42% o risco de insuficiência cardíaca, diz pesquisa

Especialista da área:
atualizado em 06/01/2021

Antes de mais nada, o sono é uma das funções essenciais do corpo. Diversas pesquisas avaliam os benefícios que um bom sono pode trazer para nossa saúde.

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Um exemplo disso é uma nova pesquisa americana que demonstrou que dormir adequadamente pode reduzir em 42% o risco de insuficiência cardíaca.

Sendo assim, entenda como dormir mal pode afetar sua saúde e, principalmente, seu sistema cardiovascular. Da mesma forma, conheça dicas para dormir melhor!

Dormir bem reduz o risco de doenças cardíacas, aponta estudo

Seu sono pode influenciar a saúde do seu coração, conforme o que demonstrou um estudo americano. A pesquisa foi publicada na revista jornal Circulation da American Heart Association (AHA), uma das mais importantes da área.

O estudo avaliou que adultos com os padrões de sono mais saudáveis ​​tinham um risco 42% menor de insuficiência cardíaca, independentemente de outros fatores de risco.

Para os pesquisadores, o sono não saudável vai de muito pouco até o sono em excesso.

O estudo incluiu dados de mais de 400 mil participantes com idades entre 37 e 73 anos. Os pesquisadores registraram mais de 5 mil casos de insuficiência cardíaca durante um acompanhamento médio de 10 anos.

Durante o estudo, os pesquisadores observaram a qualidade do sono e os padrões gerais de sono dos participantes. Da mesma maneira, os cientistas verificaram fatores como duração do sono, a insônia, o ronco entre outros dados.

O sono pode afetar sua saúde de várias maneiras

sono

De acordo com os pesquisadores, o sono pode afetar sua saúde diversas maneiras. Principalmente quando se trata do sistema cardíaco.

Por exemplo, conforme afirma o Dr. Sreenivas Gudimetla, cardiologista do Texas Health Harris Methodist Hospital, o sono pode ter influência em sua pressão arterial.

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Segundo Gudimetla, durante o sono, é comum que a pressão arterial esteja muito mais baixa do que durante o dia. Normalmente menos de 120/70, de acordo com o especialista.

Desta forma, quando as pessoas têm distúrbios de sono, sua pressão arterial fica mais alta por um período mais longo. Portanto, essa pressão arterial elevada é um fator de risco para doenças cardiovasculares.

Como resultado, podem aumentar os riscos de derrame, de ataque cardíaco e de insuficiência cardíaca.

Do mesmo modo, alguns estudos publicados demonstraram um risco maior de diabetes tipo 2 em pacientes com sono irregular.

Obesidade e doenças do coração podem estar relacionados a um sono ruim

Assim como doenças cardíacas e irregularidades na pressão arterial, o estudo também apontou que dormir mal pode ter outras consequências para o seu corpo, como por exemplo, a obesidade.

De acordo com os pesquisadores, estas condições podem estar relacionadas e influenciar o seu sono.

A obesidade é um importante fator de risco para doenças cardiovasculares e uma condição muito comum que leva à apneia do sono, apontam os pesquisadores. Este sintoma, por sua vez, pode aumentar o risco de outras condições mais graves.

Conheça algumas atitudes que podem melhorar seu sono

Como vimos, uma boa noite de sono pode evitar muito problemas. Sendo assim, é importante que você crie hábitos e atitudes que facilitem este processo.

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Você pode, por exemplo, criar uma rotina tranquilizadora antes de dormir. Isso significa se programar para o dia seguinte, deixar o celular de lado e curtir alguma atividade que você ache relaxante, como ler um livro.

Da mesma forma, procure criar um ambiente propício para que você durma bem. Dessa maneira, seu local de descanso deve estar confortável.

Outras atitudes que podem ajudar você a dormir melhor são:

  1. Respeitar o horário de ir dormir;
  2. Desligar a TV e outros aparelhos eletrônicos;
  3. Criar um ambiente escuro ou com a luz ideal;
  4. Cochilar depois do almoço;
  5. Praticar exercício regularmente;
  6. Evitar tomar café 6 horas antes de dormir;
  7. Tomar um chá antes de dormir.

Procure ter uma boa noite de sono e aproveite para viver de forma mais saudável. Seu corpo agradece!

Aliás, aproveite e veja as dicas que a nossa nutricionista separou no vídeo abaixo sobre os maiores erros na hora de dormir que prejudicam a sua dieta e a sua saúde:

Gostou das dicas?

Você tem dificuldade para dormir? Como lida com a situação? Conte então para a gente nos comentários!

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