Dormir Mais aos Finais de Semana Engorda, Revela Pesquisa

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você é daqueles que gosta de aproveitar os finais de semana para dormir o máximo que puder e ficar até mais tarde na cama? Pois saiba que de acordo com uma pesquisa publicada no International Journal of Obesity (Jornal Internacional da Obesidade, tradução livre), as pessoas que têm mais dificuldade para levantar durante os fins de semana são mais propensas a ganharem peso e desenvolverem diabetes, do que aqueles que mantêm os mesmos hábitos de sono todos os dias.

A pesquisa – que foi feita por cientistas ingleses – analisou 800 pessoas na Nova Zelândia durante alguns anos e chegou a conclusão que o chamado “jet lag social” – que corresponde justamente às diferenças de horário na rotina das pessoas entre os dias da semana e o sábado e domingo – causa um distúrbio metabólico, que é o responsável por gerar esse aumento de peso e o surgimento de diabetes.

Para o pesquisador responsável pelo estudo, Michael Parson, a obesidade é resultado de vários fatores, sendo que a pesquisa coordenada por ele indica que o “jet lag social” é um deles, e que ele deve ser levado em consideração. “Nossa pesquisa confirma conclusões anteriores que ligavam pessoas com “jet-lag social” severo ao aumento de gordura corporal, mas esta é a primeira a sugerir que a grande diferença entre horas de sono pode levar a problemas”, completou ele, de acordo com O Globo.

Ainda segundo o cientista, o principal ponto analisado na pesquisa foi o fato de que algumas pessoas têm uma diferença muito grande entre as horas dormidas nos dias de semana – em que precisam trabalhar – e os finais de semana – dias em que estão livres para o descanso.

A sugestão da equipe por trás do estudo para resolver o problema é que sejam oferecidas opções de horário de trabalho mais flexíveis aos profissionais, que não façam com que eles sejam obrigados a ir contra os seus relógios biológicos.

Você tem o costume de dormir muito mais aos finais de semana para recuperar o sono? Acredita que essa diferença pode estar atrapalhando sua saúde? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário