Paulinho da Viola, um renomado cantor brasileiro, enfrentou um desafio de saúde recentemente. Na noite de um domingo, momentos antes de se apresentar em Três Rios, Rio de Janeiro, ele se sentiu mal e precisou ser internado.
A assessoria de imprensa revelou, no dia seguinte, que Paulinho foi diagnosticado com Gist, uma doença relativamente rara que se refere a tumores estromais gastrointestinais.
O que é Gist?
De acordo com os especialistas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Gist é mais comum em certas partes do trato gastrointestinal.
Normalmente, 60% a 70% dos casos dos tumores estromais gastrointestinais ocorrem no estômago, 20% a 25% no intestino delgado e uma pequena parcela dos casos ocorre no esôfago, cólon e reto.
No caso de Paulinho, o tumor foi localizado no intestino delgado. Felizmente, a cirurgia foi considerada a melhor opção de tratamento, e o procedimento foi realizado com sucesso na manhã desta segunda-feira, com o cantor se recuperando bem.
Sintomas do Gist
Esses tipos de tumores podem ter sintomas variados, dependendo da sua localização. No entanto, alguns dos sinais comuns incluem dor abdominal, sangramento, indigestão e sensação de saciedade após pequenas refeições. Em casos mais avançados, náuseas e vômitos podem ocorrer devido a possíveis bloqueios no trato digestivo.
Os fatores de risco para o desenvolvimento do Gist são diversos, incluindo predisposições genéticas, síndromes e outras condições que podem estar associadas à doença. Além disso, pessoas com mais de 50 anos têm maior suscetibilidade ao aparecimento desses tumores.
Diagnóstico do Gist
O diagnóstico do Gist é obtido por meio de exames de imagem e biópsias. A realização da biópsia só ocorre quando é necessária para definir o tratamento, já que os tumores podem provocar sangramentos internos.
O tratamento envolve o uso de medicamentos que impedem o crescimento e disseminação das células cancerígenas, em conjunto com a cirurgia.