O jornalista Evaristo Costa, 47 anos, deu um susto nos fãs ao ser internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Cambridge, no Reino Unido, onde reside com a sua família.
A causa da internação foi a doença de Crohn, um sério distúrbio inflamatório do trato gastrointestinal. A notícia de sua internação veio à tona na sexta-feira, 12 de janeiro.
A doença de Crohn é uma inflamação crônica que pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, embora predomine na parte inferior do intestino delgado (íleo) e no intestino grosso (cólon). A doença é complexa e provavelmente causada pela desregulação do sistema imunológico do paciente.
Os sintomas da condição incluem diarreia, cólicas abdominais, febre recorrente, sangramento retal, perda de apetite e consequente perda de peso. A diarreia pode ser gradual ou abrupta e vir acompanhada de dores nas articulações e lesões na pele.
Além disso, em um quadro de doença de Crohn, a dor abdominal e a diarreia costumam aparecer após as refeições. Podem surgir ainda problemas na região anal, como fissuras ou hemorroidas.
Evaristo, que foi diagnosticado com a doença há aproximadamente quatro anos, sofreu com dores abdominais intensas, febre, perda de peso e diarreia. O jornalista, apesar de hospitalizado, manteve o bom humor, compartilhando atualizações e curiosidades sobre seu estado e o hospital através de suas redes sociais.
Conforme uma nota divulgada por sua assessoria, houve uma evolução em seu quadro de saúde. A doença entrou em remissão e a infecção respondeu bem ao tratamento com antibióticos, informou o comunicado.
Entretanto, os médicos acharam melhor continuar com a medicação intravenosa e, por isso, o apresentador ainda não tem previsão de alta, acrescentou a nota.
O diagnóstico da doença de Crohn geralmente envolve uma combinação de exames de imagem, como raio-X e endoscopia, e exames de sangue.
Dependendo da gravidade da doença, o tratamento pode variar desde um simples monitoramento até abordagens mais intensivas, incluindo o uso de medicamentos e, em casos mais graves, cirurgia.
Evaristo mencionou se sentir vulnerável e revelou que a sua baixa imunidade deixa o seu corpo mais suscetível a vírus e bactérias, como a que enfrentou na perna. Em novembro, o jornalista foi internado e diagnosticado com erisipela, uma infecção de pele.
Inclusive, admitiu ainda que se não cuidar da sua saúde, pode enfrentar complicações como anemia e infecções graves.
A internação de Evaristo na UTI destaca a seriedade da doença de Crohn e a importância de estar atento aos seus sintomas. Embora possa ser gerenciada com o tratamento adequado, essa é uma condição crônica que exige monitoramento contínuo e um cuidado rigoroso com a saúde.