5 esfoliantes caseiros para o rosto

Especialista da área:
atualizado em 02/04/2022

Alguns produtos que estão na sua cozinha não servem apenas para preparar as suas refeições. Eles também podem se juntar em receitas de esfoliantes caseiros para o rosto e fazer parte da sua rotina de skincare

Afinal, vale a pena incluir a esfoliação regularmente na rotina porque ela ajuda a deixar a pele mais saudável e limpa, além de prevenir a obstrução dos poros. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ao mesmo tempo, esfoliar pode dar a pele uma aparência mais brilhante e até mesmo melhorar a eficácia de produtos usados na pele ao aumentar a sua absorção. 

5 esfoliantes caseiros para o rosto

Para ter bons resultados, faça a esfoliação de uma a duas vezes por semana, com movimentos circulares e suaves para evitar machucar a pele. Além disso, ao aplicar o esfoliante, evite passar perto da região dos olhos.

Após esfoliar, não esqueça de lavar o rosto com água e de secar com uma toalha macia. Entretanto, não use água quente, pois ela pode irritar a pele. Além disso, ao secar, não esfregue a toalha com força para não machucar a pele. Em vez disso, dê batidinhas de leve.

Ao mesmo tempo, é aconselhável complementar o tratamento com um bom creme para hidratação profunda da pele e sempre usar protetor solar.

1. Esfoliante caseiro de babosa com mel para o rosto

Babosa
A babosa tem propriedades importantes para a pele

Para quem tem uma pele sensível ou que se irrita com facilidade, a indicação é uma misturinha de babosa com mel cru. Enquanto a babosa acalma e suaviza a pele, o mel cru é um esfoliante natural que ajuda a remover a pele morta.

  Continua Depois da Publicidade  

Aliás, vale citar que para quem tem a pele sensível, a esfoliação pode ocorrer semanalmente ou até mesmo em intervalos maiores, se houver alguma reação ativa.

Ingredientes

  • 2 colheres de chá de mel cru
  • 1 colher de chá de babosa.

Instruções

Misture bem todos os ingredientes. Logo após, aplique a mistura no rosto e no pescoço, fazendo movimentos suaves e circulares. Deixe agir por 10 a 20 minutos. Então, lave e seque.

2. Esfoliante caseiro de kiwi, azeite e açúcar mascavo para o rosto

Este é um dos esfoliantes caseiros para o rosto para quem tem uma pele oleosa. Com seus aminoácidos e vitamina C, o kiwi pode ajudar a diminuir a produção excessiva de óleo na pele.

Além disso, o azeite de oliva aparece na receita porque acredita-se que ele tem propriedades antibacterianas que também podem auxiliar contra a secreção excessiva de sebo na pele.

  Continua Depois da Publicidade  

Por sua vez, o açúcar mascavo colabora com a remoção de pele morta e com a hidratação da pele.

Ingredientes

  • 1 kiwi inteiro descascado e amassado
  • Algumas gotinhas de azeite de oliva
  • 2 colheres de chá de açúcar mascavo.

Instruções

Junte todos os ingredientes e misture tudo muito bem. Então, esfregue delicadamente o esfoliante na pele, fazendo movimentos circulares e suaves por três a cinco minutos. Logo depois, lave o rosto com água morna e seque.

3. Esfoliante caseiro de aveia com iogurte ou mel para o rosto

A terceira opção é mais indicada para quem sofre com uma pele seca e desidratada. Afinal, além de ajudar a remover células mortas do rosto, a aveia colabora com a hidratação da pele.

Ao mesmo tempo, incluir mel ou um produto laticínio como o iogurte no esfoliante contribui ainda mais com a hidratação. 

  Continua Depois da Publicidade  

Ingredientes

  • 2 colheres de aveia
  • 1 colher de mel ou iogurte.

Instruções

Misture muito bem a aveia com o mel ou iogurte. Então, aplique o esfoliante fazendo movimentos circulares e suaves. Logo depois que terminar, lave o rosto com água fria e seque.

4. Esfoliante caseiro de mamão com açúcar para o rosto

Um esfoliante caseiro para o rosto com mamão serve para todos os tipos de pele. A fruta contribui com a hidratação, ajudando a promover uma limpeza profunda e delicada.

Ingredientes

  • ½ mamão papaia amassado
  • 1 colher de sopa de açúcar.

Instruções

Amasse o mamão e misture a fruta com o açúcar. Logo após, faça a esfoliação normalmente, por meio de movimentos circulares e suaves na pele. Então, lave com bastante água e seque o rosto.

5. Esfoliante caseiro de banana com aveia e iogurte para o rosto

Banana, aveia e iogurte
Para você que tem pele oleosa, essa é uma boa escolha

Este é outro dos esfoliantes caseiros para o rosto que dá certo para quem tem a pele oleosa e quer passar longe de receitinhas que levem algum tipo de óleo. A quinta opção da nossa listinha combina a banana com aveia e o iogurte.

Ingredientes

  • 1 banana madura e amassada (não deixe a fruta ficar muito mole)
  • 2 colheres de sopa de aveia bem moída
  • 1 colher de sopa de iogurte grego orgânico.

Instruções

Após amassar a banana, passe a aveia no processador até obter um pó fino. Então, misture todos os ingredientes e passe na pele, fazendo movimentos circulares e suaves por 30 a 60 segundos. Lave e seque a pele.

Cuidados ao usar esfoliantes caseiros para o rosto

Esfoliante caseiro
É preciso tomar alguns cuidados com os esfoliantes, mesmo sendo naturais

Se um esfoliante caseiro é feito com produtos naturais, então, ele não vai causar nenhum problema, certo? Para ter certeza, não custa fazer um teste fácil e rápido: passe um pouco do esfoliante no dorso da mão e espere cinco minutos. 

Caso a pele fique vermelha, irritada, coçando ou ardendo, então, o esfoliante não deve ser usado. Por outro lado, se não houver uma reação, ele está liberado. 

Além disso, fique de olho também nas alergias e sensibilidades que você já sabe que tem e evite os esfoliantes que levam ingredientes que o seu corpo não tolera. Por exemplo, se você tem alergia ao mel, pólen ou própolis, não use os esfoliantes caseiros para o rosto que pedem mel.

Você já usou algum esfoliante natural no rosto? Tem alguma dica de outra combinação que funcionou bem para sua pele? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário