Esses São os Alimentos que Você Deve Comer para Perder Peso em 2018

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

É sempre bom ter um novo começo, e mesmo se você não é um fã de promessas de Ano Novo, provavelmente há alguns objetivos de saúde e boa forma que você almeja alcançar em 2018.

Se a perda de peso estiver na sua lista de desejos e você está procurando alguma inspiração sobre como melhorar sua dieta, aqui temos alguns conselhos importantes que você precisará para o ano que vem.

“Esforce-se para fazer melhores escolhas alimentares em geral, incluindo comer mais alimentos à base de plantas e menos processados, bem como eliminar alimentos que são difíceis de digerir, como produtos laticínios”, diz Kimberly Snyder, nutricionista e autora de livros do tema. Seu lema é: “Abrace o progresso, não a perfeição”.

Em vez de eliminar muitos alimentos diferentes da sua dieta, ela recomenda adicionar alimentos que o ajudarão a se sentir melhor.

Já a Dra. Luiza Petre, cardiologista e especialista em perda de peso, também aconselha a “consumir alimentos naturais e integrais”, que “baixam as taxas de diabetes, obesidade, câncer e doença cardíaca”.

Estes são os 5 tipos de alimentos que você deve procurar comer mais no ano novo, se você quiser melhorar sua saúde e boa forma. Que venha 2018!

Alimentos anti-inflamatórios

“Adicionar opções de alimentos anti-inflamatórios à sua dieta fará o início de 2018 ser excelente para a saúde e perda de peso”, disse a Dra. Petre.

Para evitar os produtos processados e cheios de amigo que estão disponíveis a cada passo, ela sugere que você evite os corredores do meio do supermercado inteiramente e, em vez disso, percorra os corredores externos, que geralmente estão cheios de grãos integrais, frutas, vegetais e peixes.

Os principais alimentos anti-inflamatórios para consumir em 2018 são salmão, brócolis, gengibre, açafrão, alho, chocolate amargo, chá verde, espinafre e nozes.

Alimentos ricos em fibras

Snyder diz que devemos consumir cerca de 30 gramas de fibra todos os dias, mas a maioria dos brasileiros consome apenas cerca de 17 gramas. Por que é importante mudar isso em 2018?

“Os alimentos ricos em fibras nos fazem sentir saciados sem ter que ficar obcecados com calorias ou tamanhos de porções muito pequenas”, explicou. “Eles também ajudam a expulsar do corpo os materiais que obstruem o estômago. A fibra move o alimento através do trato gastrointestinal rapidamente para uma melhor digestão”.

Se você não está consumindo fibras suficientes em sua dieta, você pode estar sofrendo com inchaço e problemas digestivos, o que tornaria muito difícil perder peso e se sentir saudável. “Incorpore fibras em sua dieta, incluindo alimentos como vegetais, saladas, sopas, feijões e leguminosas, aveia, grãos sem glúten, framboesas, lentilhas e alcachofras em suas refeições”, informou Snyder.

“Comer uma dieta primariamente baseada em plantas ajudará a garantir que suas necessidades de fibras sejam atendidas”.

Alimentos ricos em magnésio

“Este mineral crucial alivia a constipação, relaxando os músculos nas paredes intestinais”, disse Snyder. Ela recomenda optar por verduras como espinafre, legumes, nozes e sementes, e grãos integrais. Outros alimentos com alto teor de magnésio são tofu, banana, abacate e chocolate amargo.

Alimentos sem açúcar

Você já sabe que o açúcar não está exatamente na lista de alimentos saudáveis, certo? “Açúcar foi associado à resistência à leptina, que é o hormônio que diz quando você está satisfeito. Bactérias ruins também consomem açúcar e comprometem o seu sistema imunológico. Isso causa envelhecimento celular e um declínio na função e elasticidade do tecido”.

Verifique os rótulos de tudo o que você está comendo, de modo que você não consuma quantidades elevadas de açúcar sem saber ao longo do dia. Fique longe de lanches que são geralmente cheios de açúcar, como granola, mixed nuts e iogurtes aromatizados. A Dra. Petre recomenda que você escolha alimentos sem aditivos e integrais.

Alimentos ricos em potássio

“O potássio assegura que todas as células, tecidos e órgãos funcionem corretamente”, disse Snyder. “Pode proporcionar alívio do inchaço através do equilíbrio e circulação de fluidos corporais”. Comer alimentos que são naturalmente ricos em potássio ajuda seus rins a eliminar o excesso de sódio e prevenir inchaço.

Kimberly recomenda bananas, kiwis, laranjas e morangos. Você também pode incorporar batatas doces, espinafre e damascos na sua dieta em 2018.

Você pretende perder peso em 2018? Quais são os seus maiores objetivos para o ano que vem aí? Quais seriam as maiores dificuldades desta lista acima? Comente abaixo!

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Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

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