Estar Acima do Peso Envelhece seu Cérebro em 10 Anos

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O excesso de gordura pode fazer o seu cérebro envelhecer. Um novo estudo publicado na Neurobiology of Aging concluiu que pessoas com sobrepeso mostraram um declínio de seus cérebros maiores do que pessoas mais magras.

Depois de analisar a imagem de 537 adultos, os pesquisadores descobriram que as pessoas acima do peso (com IMC acima de 25) tinham volumes de matéria branca no cérebro menores do que pessoas com o IMC menor que 25.

A matéria branca é o tecido que conecta diferentes áreas do seu cérebro umas às outras permite a comunicação entre as regiões neurais. Ela te ajuda em diversas coisas, desde a memória ao pensamento rápido.

Esse tecido naturalmente diminui com a idade, mas este processo parece ser ainda mais rápido em pessoas obesas ou acima do peso, segundo Lisa Ronan, Ph.D., pesquisadora associada na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

De fato, os materiais do cérebro de pessoas com sobrepeso tinham características parecidas às de pessoas com o peso saudável 10 anos mais velhas.

Uma possível explicação, segundo Lisa Ronan, é que o excesso de tecido adiposo pode produzir proteínas inflamatórias chamadas citocinas, que podem prejudicar a saúde de seu cérebro.

Os pesquisadores não encontraram diferenças na função cognitiva entre as pessoas acima do peso e saudáveis neste estudo, mas pesquisas anteriores já associaram o sobrepeso a um aumento no risco de demência.

Segundo Ronan, se as pesquisas continuassem sendo feitas com o passar do tempo (em vez de apenas uma vez), possivelmente seriam encontradas no futuro diferenças cognitivas entre essas pessoas.

No entanto, uma notícia boa para quem está acima do peso agora: você pode recuperar estes “anos perdidos” ao emagrecer. Outras pesquisas sugerem que retornar ao peso normal e saudável pode melhorar a saúde do cérebro.

O que você achou do resultado dessa pesquisa? Já imaginava que o sobrepeso podia atrapalhar também a saúde do cérebro a longo prazo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário