Frango assado

Estudo Contesta Ideia de Que a Carne Branca é Mais Saudável que a Carne Vermelha

A ideia de que comer carne branca é melhor para você do que comer carne vermelha não é verdade, de acordo com um estudo recente.

Embora a crença popular tenha admitido a carne vermelha como um alimento que aumenta suas chances de doenças cardíacas e as diretrizes dietéticas nos tenham encorajado a consumir outras alternativas à carne, um novo estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que carnes vermelhas e brancas são equivalentes em relação aos danos ao seu colesterol, um fator que leva a doenças cardíacas.

Os próprios pesquisadores ficaram surpresos com os resultados.

“Quando planejamos este estudo, esperávamos que a carne vermelha tivesse um efeito mais adverso nos níveis de colesterol no sangue do que a carne branca, mas ficamos surpresos que esse não foi o caso – seus efeitos sobre o colesterol são idênticos quando os níveis de gordura saturada são equivalentes”, disse o autor sênior do estudo, Ronald Krauss.

O estudo contou com 113 adultos designados para três dietas aleatórias por um mês. Essas dietas estavam focadas em cortes magros de carne bovina, cortes magros de frango ou peru, e outros em proteínas vegetais.

Após o primeiro mês de teste, todos os participante receberam uma nova dieta diferente e acabaram experimentando todas as três e fizeram exames de sangue para aferir seus níveis de colesterol.

Os pesquisadores determinaram que tanto a carne vermelha quanto a branca são igualmente ruins para você. Eles sugeriram tentar reduzir as carnes ou eliminá-las completamente e se concentrar em proteínas vegatais na dieta. Krauss recomendou fontes de proteínas vegetais, laticínios e leguminosas.

“Nossos resultados indicam que as atuais recomendações para restringir a carne vermelha e não a carne branca não devem ser baseadas apenas em seus efeitos sobre o colesterol no sangue”, disse Krauss. “De fato, outros efeitos do consumo de carne vermelha podem contribuir para doenças cardíacas, e esses devem ser explorados com mais detalhes em um esforço para melhorar a saúde”.

Você costuma consumir muito mais carne branca do que a vermelha por acreditar que era mais saudável? Pretende mudar para proteínas vegetais agora? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*