Exagerar nos exercícios de alta intensidade pode ser prejudicial para a saúde

Especialista da área:
atualizado em 19/04/2021

Uma pesquisa americana demonstrou que praticar de forma exagerada exercícios de alta intensidade como o HIIT pode causar sérios danos à sua saúde.

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Conforme os pesquisadores, a prática excessiva de HIIT pode causar principalmente mudanças no metabolismo.

Estudo aponta que sucesso de exercícios depende do equilíbrio

O estudo analisou como o treinamento intervalado de alta intensidade, também conhecido como treino HIIT, atua nas células do corpo, buscando compreender os efeitos deste tipo de exercícios em nossas moléculas.

Para a coletar os dados, os pesquisadores selecionaram 11 homens e mulheres saudáveis que praticavam exercícios, mas não eram atletas de competição.

Então, os participantes realizaram diferentes quantidades de exercícios intensos ao longo de uma semana para a checagem de desempenho.

Os pesquisadores analisavam periodicamente a condição física atual e a saúde metabólica. Além disso, verificavam os níveis de açúcar no sangue dos participantes ao longo de um dia.

No primeiro momento, os voluntários começaram um programa de exercícios. Na primeira semana, os participantes realizaram duas sessões de HIIT, repetindo intervalos de quatro minutos de duração, cinco vezes, em uma bicicleta ergométrica, com três minutos de descanso entre elas.

O nível dos exercícios foi crescendo progressivamente nas semanas seguintes.

Então, na terceira semana, os participantes já treinavam cinco vezes com uma mistura de sessões de pedalada de quatro e oito minutos.

Os pesquisadores então reduziram os exercícios na quarta semana para a recuperação.

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Os responsáveis pela pesquisa repetiam todos os exames a cada semana para verificar as mudanças no metabolismo e no corpo dos participantes.

Terceira semana de exercícios apontou queda na energia dos participantes

De acordo com os pesquisadores, os voluntários estavam melhorando sua forma e com resultados mais encorajadores durante a primeira semana. 

Do mesmo modo, a pesquisa demonstrou que houve um melhor controle diário de açúcar no sangue e mais mitocôndrias totais em suas células musculares.

As mitocôndrias, responsáveis pela criação de energia das células, estavam trabalhando com mais rapidez e eficiência durante as primeiras duas semanas.

No entanto, a partir da terceira semana os pesquisadores notaram uma queda de energia e principalmente mudanças no comportamento celular dos participantes.

Como resultado, na terceira semana a capacidade dos voluntários de gerar energia durante o ciclismo diminuiu.

As biópsias musculares mostraram mitocôndrias pulverizadas, produzindo agora apenas cerca de 60% da energia da semana anterior. Além disso, os pesquisadores também notaram que o controle de açúcar no sangue piorou.

Resultados positivos do HIIT dependem de quanto você pratica

Conforme o estudo, as pessoas que começaram a se exercitar quase todos os dias desenvolveram declínios súbitos e graves na função de suas mitocôndrias, que são as fontes de energia dentro das células.

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Da mesma forma, os voluntários que praticavam HIIT diariamente também mostraram sinais de disfunção do açúcar no sangue.

No entanto, conforme os responsáveis pela pesquisa, estes efeitos não são permanentes. Os problemas metabólicos dos participantes começaram a reverter quando eles voltaram aos treinos menos intensos.

Em suma, isso tudo demonstra que os benefícios de exercícios intensos podem depender do quanto os fazemos.

Dicas para se exercitar com segurança

Como sabemos, a prática de exercícios é extremamente benéfica para o corpo, mas ela pode trazer alguns problemas se você não faz corretamente ou pratica em excesso.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você praticar exercícios da melhor maneira possível para a sua saúde.

  • Faça exercícios com acompanhamento profissional;
  • Esteja bem alimentado antes de se exercitar;
  • Beba bastante água, a hidratação é fundamental;
  • Escolha o local certo, com boa ventilação e espaço;
  • Use roupa e calçados adequados;
  • Retire os objetos que tragam risco de quedas e acidentes;

Seguindo algumas dessas dicas, com certeza você praticará exercícios de forma segura e tranquila. Seu corpo agradece!

Você costuma praticar HIIT? Como é a sua rotina de exercícios? Conte para gente nos comentários!

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1 comentário em “Exagerar nos exercícios de alta intensidade pode ser prejudicial para a saúde”

  1. Todo excesso é prejudicial, seja a sedentarismo ou a hiper atividade. Equilíbrio e moderação são fundamentais em tudo, uma questão de cabeça boa e nos trinks
    aliada a um corpo que conhece e respeita seus próprios
    limites e o do próximo. Só isso.

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