Exercícios Melhoram as Habilidades Matemáticas de Crianças, Afirmam Pesquisadores

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“Eu simplesmente não sou bom em matemática,” essa é uma frase que as pessoas que não são acostumadas com somas e números costumam dizer com frequência.

Em geral, a maioria das pessoas acreditam que a matemática é um tipo de capacidade genética, que ou você nasce com aptidão para isso ou não.

Claro que há alguma verdade nisso, mas igualmente o esforço, autoconfiança e preparação também ajudam. No entanto, agora parece que há uma terceira maneira de melhorar esses resultados de matemática… Exercícios físicos.

Um novo estudo publicado na revista PLOS One, revelou que crianças entre 9 e 10 anos de idade que praticam exercícios aeróbicos tendem a ter a massa cinzenta significativamente mais fina do que aquelas que são menos aptas, e é esse afinamento da camada mais externa das células cerebrais no córtex cerebral que está relacionado com o melhor desempenho em matemática.

Esse é o primeiro estudo deste tipo que parece indicar que a aptidão ao exercício físico aumenta a competência em matemática, auxiliando o desenvolvimento de estruturas cerebrais que contribuem com o raciocínio lógico.

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Enquanto essa massa cinzenta é um processo natural no desenvolvimento infantil saudável e ajuda no desenvolvimento de um cérebro completamente formado, os pesquisadores disseram: “Nós mostramos pela primeira vez que a aptidão aeróbica pode desempenhar um papel neste afinamento cortical. Em particular, descobrimos que as crianças entre 9 e 10 anos de idade mostraram uma diminuição da espessura da massa cinzenta em algumas áreas conhecidas por mudar com o desenvolvimento, especificamente nos lobos frontal, temporal e occipital do cérebro.”

O estudo envolveu 48 crianças, e todas realizaram um teste de aptidão e respiração em uma esteira.

Metade das crianças (as mais fitness) estavam iguais ou superiores ao percentil 70 para condicionamento aeróbico, enquanto a outra metade (as menos fitness) estava abaixo ou no percentil 30.

Os cientistas então fizeram imagens dos cérebros das crianças usando ressonância magnética, e testaram suas habilidades de matemática, leitura e escrita utilizando exercícios relacionados ao rendimento escolar nestas áreas.

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Eles descobriram que as crianças que praticavam mais exercícios físicos tiveram diferentes estruturas cerebrais corticais com a matéria cinzenta mais fina, e tiveram melhor desempenho nos testes de matemática do que as “menos fitness”.

As principais diferenças entre os dois grupos de crianças quando se tratava de aptidão a ortografia ou leitura não foram detectadas.

“Esses resultados chegaram em um momento importante. As oportunidades para as crianças praticarem atividades físicas durante o dia na escola estão sendo cada vez mais reduzidas ou eliminadas em resposta a mandatos para o aumento do tempo acadêmico”, disse a responsável pelo estudo Laura Chaddock-Heyman. “Dado que as taxas de inatividade física estão subindo, há um aumento da necessidade de promover a atividade física. As escolas são as melhores instituições para implementar essas práticas de comportamento saudável, devido ao número de crianças que elas alcançam diariamente.”

Se você tem filhos, eles costumam fazer atividades físicas com certa frequência? Qual é o nível de aptidão de suas crianças em matemática? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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1 comentário em “Exercícios Melhoram as Habilidades Matemáticas de Crianças, Afirmam Pesquisadores”

  1. Boa tarde senhores professores,
    lie o material supracitado, então gostei a mensuração de avaliação com crianças na busca da aptidão de estudo da mesma, isto é muito relativo, porém a decisão do aluno vai nortear e vivenciar a uma determinada disciplina ou profissão ou varias atividades disciplinares e profissionais, cada ser(individuo) tem um universo diferenciado do outro.

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