Correndo

Praticar Exercícios Pode Deixar o seu Trabalho Menos Estressante

O estresse pode ser prejudicial para a sua saúde, contribuindo para diversas condições, desde a pressão arterial elevada a náuseas. Agora, um novo estudo e sugere que se exercitar pode ser uma maneira eficaz de aliviar os problemas de saúde muitas vezes causados pelo estresse no trabalho.

Em um novo relatório publicado na revista Medicine and Science in Sports and Exercise, pesquisadores analisaram 200 trabalhadores suecos e avaliaram seus níveis de estresse usando o Questionário Nórdico para Fatores Psicológicos e Sociais no Trabalho. Os participantes também foram avaliadas quanto à saúde do coração pela pressão arterial, peso e colesterol, além de terem seus níveis de aptidão física estimados.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas que estavam mais estressadas possuíam níveis mais elevados de fatores de risco para doenças cardíacas. Mas as pessoas que eram mais ativas fisicamente eram menos propensas a ter esses fatores de risco.

Isso significa que as pessoas com níveis de estresse elevados tinham níveis mais elevados de colesterol ruim em comparação com as pessoas estressadas que eram mais ativas. Os exercícios podem atuar como um amenizador de alguns dos fatores de risco à saúde que são reconhecidamente causados pelo excesso de estresse, segundo os autores.

Levando-se em conta que os participantes do estudo foram perguntados sobre seus níveis de estresse em geral, e não especificamente sobre o estresse relacionado ao trabalho, o estudo também trata da capacidade do exercício de combater os efeitos do estresse em geral.

Os pesquisadores não perguntaram diretamente aos participantes se o exercício aliviou seu estresse, mas outros estudos sugerem que sim. “No entanto, depois de um dia estressante no trabalho, as pessoas são mais propensas a fazerem atividades sedentárias, provavelmente porque essas atividades precisam de menos recursos do que o exercício”, diz o autor do estudo Markus Gerber, da Universidade de Basileia, na Suíça. “Assim, embora o exercício possa ser um bom remédio contra o estresse, ele só terá um impacto se realmente foi praticado”.

Mais pesquisas são necessárias para determinar se há um momento ideal para se exercitar a fim de aliviar o estresse, mas Gerber diz que algumas evidências sugerem que a janela de quatro horas após o exercício é quando este fornece a maior proteção contra o estresse.

Você anda muito estressado com o seu trabalho? E com que frequência pratica atividades físicas? Acredita que isso pode diminuir o estresse? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite


ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*