No domingo, dia 20/08, o comediante, ator e apresentador Fabio Porchat realizou uma interação interessante com os seus seguidores ao abrir a tradicional “caixinha de perguntas”.
No meio dos questionamentos que fizeram a ele, um deles perguntava sobre o que Porchat mais gosta e menos gosta em si mesmo. O comediante falou que algo que não gosta em si mesmo é o fato de comer muito rápido. Sobre a sua aparência, o ator disse que não gosta de suas unhas.
O motivo é porque possui uma condição chamada líquen plano, uma doença que afeta a raiz da unha. Nas palavras do apresentador, a condição é psicossomática e faz com que a sua unha fique “esquisita” e “feiosa”.
Mas afinal, o que é o líquen plano?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o líquen plano ungueal (LPU) é uma condição inflamatória que pode causar alterações na raiz, na região abaixo e na área ao redor da unha, fazendo com que elas fiquem enfraquecidas e quebradiças.
Os sintomas mudam dependendo da parte afetada. Por exemplo, se a raiz da unha for atingida, pode ocorrer vermelhidão ou eritema na área da lúnula, que é a “meia lua” da unha, e pode haver perda da função de produzir a placa ungueal (anoníquia). Quando o leito é afetado, os sintomas incluem:
- Deslocamento
- Pontos hemorrágicos
- Mudança da cor marrom ou vermelho, negras ou esverdeadas
- Fragmentação e erosão da placa ungueal
- Retração e atrofia do leito ungueal
Por último, quando a pele ao redor das unhas é afetada, isso resulta em cicatrizes na de dobra proximal onde há cutícula. Isso pode dividir a unha em dois fragmentos e levar à perda dos limites das dobras laterais e da parte mais distante da unha, chamada sulco distal.
A causa precisa da condição ainda não é conhecida. Indícios apontam para a possibilidade de ser uma doença autoimune. Já outras teorias incluem origens psicogênicas e neurológicas.
O tratamento geralmente inclui o uso de corticoides. Além disso, são consideradas outras opções, como retinoides tomados por via oral, azatioprina, tacrolimus e terapia biológica.
A SBD adverte que, se não for tratado, o líquen plano ungueal pode causar danos irreversíveis, como cicatrizes permanentes na unha e até a perda completa da placa ungueal. As informações são de O Globo.