Farinha de Amora Emagrece?

Especialista:
atualizado em 11/03/2020

Emagrecer não é uma das tarefas mais fáceis. Nós sabemos que existem diversas formas de intensificar a perda de peso, mas o mais indicado é escolher os métodos naturais. Não é porque surgem diversos aliados para proporcionar uma queima de gorduras mais eficiente, que você irá abrir mão dos exercícios físicos e da dieta regular. A farinha de amora emagrece e tem se destacado por proporcionar benefícios além da perda de peso para seus usuários. Se você busca reduzir seu peso com o consumo de alimentos funcionais, a farinha de amora pode ser uma das suas mais novas aliadas.

O que é farinha de amora?

Em relação à fruta, a farinha de amora emagrece e pode ser mais benéfica, pois possui maior concentração dos nutrientes. Ela é mais calórica, o que deve ser levado em consideração na hora das dosagens. A farinha contém alta concentração de vitaminas, sais minerais e flavonoides. Dentre esses flavonoides, podemos destacar a antocianina, pois ele se destaca devido à sua ação antioxidante que se destina a evitar a formação de radicais livres.

O poder antioxidante destaca a eficiência da farinha de amora para a prevenção contra o envelhecimento das células, além de contribuir com efeito anti-inflamatório. A farinha de amora emagrece, reduz os níveis de açucares na corrente sanguínea e é rica em fibras, principalmente pectina, essas fibras solúveis podem favorecer a saúde de seu intestino, assim favorecendo a eliminação de toxinas e regulando o funcionamento da flora intestinal.

Ao comer a farinha de amora, você poderá ser beneficiado com vitamina A, vitaminas de complexo B e sais minerais como Potássio, Fósforo, Magnésio e Selênio, além de Zinco e Cálcio. A farinha de amora deixa a desejar apenas por não contribuir como fonte de proteínas.

Efeitos

  • A farinha de amora emagrece oferecendo sentimento de saciedade e reduzindo a absorção de gorduras no organismo.
  • O Potássio contido na farinha de amora pode auxiliar no controle da pressão arterial, já o Magnésio favorece ao controle de reações do sistema nervoso, o que beneficia aqueles que desejam emagrecer, pois reduz o impacto de ansiedade e estresse, que são muito comuns em um processo de emagrecimento.
  • O Zinco e o Cálcio ainda podem favorecer à saúde de sua visão.
  • A pectina é a responsável pelo sentimento de saciedade oferecido pela farinha de amora. Nesse ponto é fundamental que você consuma pelo menos 2,5 litros de água por dia. O sentimento de saciedade é resultante da reação da água com a pectina, então quanto mais água você consumir, melhor será o benefício adquirido.
  • A pectina ainda pode grudar nas gorduras, as quais se transformam em bolos intestinais, assim sendo eliminadas junto com as toxinas.
  • A farinha de amora emagrece não só devido à absorção de gorduras, mas ela ainda pode reduzir os níveis de colesterol ruim, o chamado LDL.
  • A farinha de amora ainda pode reduzir a compulsão por doces, o que é muito comum em diversos casos de obesidade.
  • Ela pode prevenir infecções urinárias, regular o funcionamento dos rins, ser utilizada em tratamentos de reposição hormonal e ainda prevenir contra câncer no estômago e problemas na úlcera.

Como ingerir?

Você pode adicionar a farinha de amora aos sucos, smoothies e vitaminas. Não pense que a farinha de amora apenas pode ser incorporada às bebidas, você ainda pode sentir o sabor diferenciado em saladas e em receitas mais elaboradas. O recomendado é que você consuma de duas a três colheres de sopa de farinha de amora diariamente. Duas colheres de sopa de farinha de amora contêm em média 67 calorias, e como esse preparo é mais calórico que a própria fruta, é imprescindível que você regule o consumo e não exagere, pois os benefícios podem se tornar consequências indesejadas.

A ingestão de farinha de amora também pode ser feita em torno de 30 minutos antes das refeições e preferencialmente com água. O alimento contribuirá com o sentimento de saciedade, e assim você consumirá porções menores para se sentir satisfeito.

Efeitos Colaterais

O consumo excessivo de farinha de amora pode ocasionar prisão de ventre devido à quantidade de fibras contidas no alimento, assim resultando no efeito contrário.

Reeducação alimentar

A farinha de amora emagrece, mas é fundamental que você reconheça que a perda de peso não se limita a medidas temporárias. É recomendável o planejamento para uma reeducação alimentar de acordo com os seus objetivos e paladar particular. A farinha de amora contribuirá para a perda de peso, mas não será eficiente se apenas acrescentada a uma alimentação irregular pouco nutritiva. Se você não adotar uma alimentação saudável e nutritiva, a ingestão de farinha de amora não oferecerá os benefícios esperados.

Acompanhamento médico

A construção de uma reeducação alimentar correta não deve ser feita sem conhecimentos sobre as funcionalidades dos alimentos. Busque orientação médica para a construção de um plano alimentar nutritivo e funcional para que melhor contribua para a redução de suas medidas. Apenas os médicos poderão oferecer o melhor suporte para você perder peso de forma eficiente, permanente e saudável.

Exercícios físicos

Se você cogitou adicionar a farinha de amora à sua alimentação e ainda está disposto a se adequar a uma reeducação alimentar, então você está consciente de que necessita de hábitos saudáveis para manter qualidade de vida ainda mais superior, certo? Busque reservar um período de seu dia, adeque pelo menos meia hora de seu dia para que você pratique exercícios físicos regularmente.

Movimentar mais o corpo pode intensificar a queima de calorias, pois seu metabolismo se manterá ativo permanentemente. O seu condicionamento físico e resistência física também evoluirão devido à prática de atividades físicas regulares, mesmo que em períodos limitados.

Contra indicações

Não há contra indicações para o consumo de farinha de amora, mas é importante que você avalie o funcionamento particular de seu organismo, para que assim reconheça sua real necessidade e se os benefícios da farinha de amora contribuirão apenas para reações positivas de seu corpo.

Preço

A farinha de amora pode ser adquirida por valores de em média R$ 25,00.

Onde comprar?

Você pode comprar a farinha de amora em lojas de suplementos alimentares e lojas de produtos naturais. Há supermercados que também disponibilizam o alimento nas seções de alimentos naturais e integrais.

Você conhece alguém que já tenha experimentado a farinha de amora para perder peso? Acredita que comer farinha de amora emagrece mesmo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (17 votos, média: 3,76 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário