Fat Burner funciona? O que é e qual é o melhor

Especialista da área:
atualizado em 23/06/2021

O mercado de suplementos vem ganhando mais espaço com diversos produtos, incluindo aqueles conhecidos como queimadores de gordura (Fat Burner). A promessa de auxiliar no emagrecimento é muito chamativa, já que a perda de peso pode ser desafiadora para algumas pessoas. Porém, será que eles realmente funcionam?

  Continua Depois da Publicidade  

O que é um Fat Burner?

Fat burner emagrece

De forma simples, Fat Burner é o nome do grupo de suplementos composto por ingredientes que tem como objetivo auxiliar o usuário a perder gordura corporal. Como é um grupo grande e variado, há muitas marcas que dizem promover o emagrecimento por diferentes meios.

No entanto, apesar dos diferentes mecanismos de ação dos Fat Burners, todos possuem o mesmo objetivo final: estimular a lipólise (quebra de gordura), acelerar o metabolismo geral e interferir na liberação e transporte de gordura.

Através da promessa de aumentar o gasto energético pelo corpo, os suplementos termogênicos estimulam a produção de calor, inclusive em repouso. Outra forma de alcançar a perda de peso é regular a produção e atuação de hormônios-chave (como hormônios da tireoide e a insulina).

Dessa maneira, é muito comum que os Fat Burners acumulem funções, com a promessa de serem mais eficazes por atuar em diferentes vias. Mas, nem todos os elementos e mecanismos de ação funcionam de maneira adequada.

Todo Fat Burner funciona?

Suplementos fat burners

A eficácia dos Fat Burners é uma questão muito complexa. Enquanto há substâncias cuja eficácia é reconhecida (como a efedrina, que pode trazer riscos à saúde com seu uso indiscriminado, como danos cardiovasculares e cerebrais), há outras em que seus resultados são questionáveis (como o extrato de chá verde).

Outro ponto que merece destaque é que a simples presença de um ingrediente conhecido não significa, com certeza, que ele será eficaz, pois é necessária a posologia e combinação adequada para produzir efeitos positivos no organismo.

A pergunta exige, portanto, uma resposta ambígua: alguns Fat Burners funcionam, e outros não. Por isso, é preciso uma avaliação de cada um deles, identificando os seus ingredientes e efeitos comprovados no organismo.

Além do mais, é muito comum os efeitos de um Fat Burner variarem de pessoa para pessoa. Nesse contexto, existem aquelas que respondem bem a Fat Burners à base de cafeína, enquanto outras não têm o mesmo resultado.

Portanto, não existe nenhuma substância segura que seja capaz de fornecer efeitos milagrosamente rápidos e intensos. Por isso, é necessário ter extrema cautela e ceticismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Cuidados necessários e efeitos colaterais

Mulher acima do peso

As substâncias que fazem parte dos Fat Burners são frequentemente perigosas em altas dosagens. Diante disso, o ideal é não consumir termogênicos sem orientação médica devido ao risco elevado à saúde.

Conforme um estudo publicado no periódico Nutrition, o uso inadequado de Fat Burners pode induzir a lesão hepática aguda e até insuficiência hepática, danos gravíssimos ao organismo que podem levar à morte.

Outro estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, em 2016, afirma que várias substâncias presentes nos Fat Burners, com ação termogênica, podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial e, dessa maneira, causar arritmias cardíacas e danos cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio.

Com isso, deve-se tomar os cuidados em três aspectos: ingredientes, procedência e dosagem.

Em primeiro lugar, verifique se os ingredientes são seguros. Se houver dúvida, não use o suplemento.

Em seguida, analise a procedência. Alguns suplementos dizem ser seguros, mas secretamente podem conter muitas substâncias perigosas e ilegais para garantir os seus efeitos.

Se o suplemento passar por essas etapas, só falta estabelecer a dosagem. Assim, recomenda-se começar com a menor dosagem possível e aumentá-la lentamente. Procure saber a maior dosagem permitida e jamais ultrapasse-a.

Como tomar um Fat Burner de forma segura?

suplementos em cápsulas

Após tomar todos os cuidados necessários, o Fat Burner pode ajudar bastante quem procura perder peso. Porém, devemos lembrar que o suplemento jamais fará todo o trabalho sozinho.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, a persistência do sedentarismo e uma alimentação desequilibrada podem atrapalhar os seus efeitos e a perda de peso. Não há como escapar da fórmula geral: se você consumir mais calorias do que gasta, não irá emagrecer.

Além disso, com o passar do tempo, o nosso corpo começa a tolerar as substâncias, fazendo com que percam os seus efeitos sobre a queima de gordura. Por essa razão, costuma-se adotar o consumo cíclico para os Fat Burners, alternando os períodos de consumo com períodos de abstinência.

A periodicidade ideal varia conforme o suplemento e as características corporais de uma pessoa, de modo que é necessário experimentar antes de adotar o uso de algum termogênico. Mas, uma periodicidade muito utilizada é duas semanas de consumo seguidas por uma semana de abstinência.

Como escolher o melhor queimador de gordura?

Fat Burners e fita métrica

A grande diversidade de substâncias e os seus efeitos duvidosos torna a busca do melhor Fat Burner muito difícil. Além disso, a adaptação às substâncias é mais um fator complicador, pois muitas pessoas não obtêm o resultado esperado. Então, o ideal é iniciar com doses de experimentação, sabendo os efeitos das diferentes substâncias e a reputação da marca escolhida.

Outro ponto importante é se manter cético na escolha do produto: aqueles que prometem efeitos irreais são, geralmente, mentirosos. A seriedade do consumidor, nesses momentos, pode fazer a diferença.

Portanto, escolha um suplemento que ofereça uma ajuda comprovada cientificamente, mesmo que pequena, e associe com uma dieta equilibrada e atividades físicas. Dessa forma, você estará no melhor caminho para perder peso de maneira saudável.

Fontes e referências adicionais

Você já utilizou algum Fat Burner para emagrecer? Como foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (334 votos, média 3,78)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

3 comentários em “Fat Burner funciona? O que é e qual é o melhor”

  1. década de 80 90 fazia musculação kung fu box e trabalhava com meu irmão com restauração de carros tomava algumas coisas como óleo de germe de trigo lecitina de soja amino acido e então conhecemos fat burner já com efedrina em três meses estávamos definidos ao extremo muito bom hoje ainda comentamos sobre ele me desculpa mas essa historia que é prejudicial a saúde pra nos não passa de manipulação de médicos e da indústria farmacêutica se houver algun remédio milagroso muita gente vai deixar de ganhar muito dinheiro.so tem resultado com efedrina já fizeram com sinefrina mas o resultado não e o mesmo se acharmos com efedrina vamos tomar

    Responder