O mercado de suplementos vem ganhando mais espaço com diversos produtos, incluindo aqueles conhecidos como queimadores de gordura (Fat Burner). A promessa de auxiliar no emagrecimento é muito chamativa, já que a perda de peso pode ser desafiadora para algumas pessoas. Porém, será que eles realmente funcionam?
O que é um Fat Burner?
De forma simples, Fat Burner é o nome do grupo de suplementos composto por ingredientes que tem como objetivo auxiliar o usuário a perder gordura corporal. Como é um grupo grande e variado, há muitas marcas que dizem promover o emagrecimento por diferentes meios.
No entanto, apesar dos diferentes mecanismos de ação dos Fat Burners, todos possuem o mesmo objetivo final: estimular a lipólise (quebra de gordura), acelerar o metabolismo geral e interferir na liberação e transporte de gordura.
Através da promessa de aumentar o gasto energético pelo corpo, os suplementos termogênicos estimulam a produção de calor, inclusive em repouso. Outra forma de alcançar a perda de peso é regular a produção e atuação de hormônios-chave (como hormônios da tireoide e a insulina).
Dessa maneira, é muito comum que os Fat Burners acumulem funções, com a promessa de serem mais eficazes por atuar em diferentes vias. Mas, nem todos os elementos e mecanismos de ação funcionam de maneira adequada.
Todo Fat Burner funciona?
A eficácia dos Fat Burners é uma questão muito complexa. Enquanto há substâncias cuja eficácia é reconhecida (como a efedrina, que pode trazer riscos à saúde com seu uso indiscriminado, como danos cardiovasculares e cerebrais), há outras em que seus resultados são questionáveis (como o extrato de chá verde).
Outro ponto que merece destaque é que a simples presença de um ingrediente conhecido não significa, com certeza, que ele será eficaz, pois é necessária a posologia e combinação adequada para produzir efeitos positivos no organismo.
A pergunta exige, portanto, uma resposta ambígua: alguns Fat Burners funcionam, e outros não. Por isso, é preciso uma avaliação de cada um deles, identificando os seus ingredientes e efeitos comprovados no organismo.
Além do mais, é muito comum os efeitos de um Fat Burner variarem de pessoa para pessoa. Nesse contexto, existem aquelas que respondem bem a Fat Burners à base de cafeína, enquanto outras não têm o mesmo resultado.
Portanto, não existe nenhuma substância segura que seja capaz de fornecer efeitos milagrosamente rápidos e intensos. Por isso, é necessário ter extrema cautela e ceticismo.
Cuidados necessários e efeitos colaterais
As substâncias que fazem parte dos Fat Burners são frequentemente perigosas em altas dosagens. Diante disso, o ideal é não consumir termogênicos sem orientação médica devido ao risco elevado à saúde.
Conforme um estudo publicado no periódico Nutrition, o uso inadequado de Fat Burners pode induzir a lesão hepática aguda e até insuficiência hepática, danos gravíssimos ao organismo que podem levar à morte.
Outro estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, em 2016, afirma que várias substâncias presentes nos Fat Burners, com ação termogênica, podem aumentar a frequência cardíaca e a pressão arterial e, dessa maneira, causar arritmias cardíacas e danos cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio.
Com isso, deve-se tomar os cuidados em três aspectos: ingredientes, procedência e dosagem.
Em primeiro lugar, verifique se os ingredientes são seguros. Se houver dúvida, não use o suplemento.
Em seguida, analise a procedência. Alguns suplementos dizem ser seguros, mas secretamente podem conter muitas substâncias perigosas e ilegais para garantir os seus efeitos.
Se o suplemento passar por essas etapas, só falta estabelecer a dosagem. Assim, recomenda-se começar com a menor dosagem possível e aumentá-la lentamente. Procure saber a maior dosagem permitida e jamais ultrapasse-a.
Como tomar um Fat Burner de forma segura?
Após tomar todos os cuidados necessários, o Fat Burner pode ajudar bastante quem procura perder peso. Porém, devemos lembrar que o suplemento jamais fará todo o trabalho sozinho.
Assim, a persistência do sedentarismo e uma alimentação desequilibrada podem atrapalhar os seus efeitos e a perda de peso. Não há como escapar da fórmula geral: se você consumir mais calorias do que gasta, não irá emagrecer.
Além disso, com o passar do tempo, o nosso corpo começa a tolerar as substâncias, fazendo com que percam os seus efeitos sobre a queima de gordura. Por essa razão, costuma-se adotar o consumo cíclico para os Fat Burners, alternando os períodos de consumo com períodos de abstinência.
A periodicidade ideal varia conforme o suplemento e as características corporais de uma pessoa, de modo que é necessário experimentar antes de adotar o uso de algum termogênico. Mas, uma periodicidade muito utilizada é duas semanas de consumo seguidas por uma semana de abstinência.
Como escolher o melhor queimador de gordura?
A grande diversidade de substâncias e os seus efeitos duvidosos torna a busca do melhor Fat Burner muito difícil. Além disso, a adaptação às substâncias é mais um fator complicador, pois muitas pessoas não obtêm o resultado esperado. Então, o ideal é iniciar com doses de experimentação, sabendo os efeitos das diferentes substâncias e a reputação da marca escolhida.
Outro ponto importante é se manter cético na escolha do produto: aqueles que prometem efeitos irreais são, geralmente, mentirosos. A seriedade do consumidor, nesses momentos, pode fazer a diferença.
Portanto, escolha um suplemento que ofereça uma ajuda comprovada cientificamente, mesmo que pequena, e associe com uma dieta equilibrada e atividades físicas. Dessa forma, você estará no melhor caminho para perder peso de maneira saudável.
Fontes e referências adicionais
- The effects of a fat loss supplement on resting metabolic rate and hemodynamic variables in resistance trained males: a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over trial, Journal of the International Society of Sports Nutrition volume 13, Article number: 14 (2016)
- Fat burner–induced acute liver injury: Case series of four patients, Nutrition Volume 47, March 2018, Pages 110-114
- Prevalencia de la suplementación y efectos adversos en personas que practican ejercicio físico, Nutricíon Hospitalaria 2014;29(1):158-165
Fontes e referências adicionais
- The effects of a fat loss supplement on resting metabolic rate and hemodynamic variables in resistance trained males: a randomized, double-blind, placebo-controlled, cross-over trial, Journal of the International Society of Sports Nutrition volume 13, Article number: 14 (2016)
- Fat burner–induced acute liver injury: Case series of four patients, Nutrition Volume 47, March 2018, Pages 110-114
- Prevalencia de la suplementación y efectos adversos en personas que practican ejercicio físico, Nutricíon Hospitalaria 2014;29(1):158-165
Faz três meses q comecei tomar o fat red bumer no primeiro mês perdi 6 kilos mais n sei oq aconteceu no segundo só perdi um no terceiro mais 1 achei pouco
década de 80 90 fazia musculação kung fu box e trabalhava com meu irmão com restauração de carros tomava algumas coisas como óleo de germe de trigo lecitina de soja amino acido e então conhecemos fat burner já com efedrina em três meses estávamos definidos ao extremo muito bom hoje ainda comentamos sobre ele me desculpa mas essa historia que é prejudicial a saúde pra nos não passa de manipulação de médicos e da indústria farmacêutica se houver algun remédio milagroso muita gente vai deixar de ganhar muito dinheiro.so tem resultado com efedrina já fizeram com sinefrina mas o resultado não e o mesmo se acharmos com efedrina vamos tomar
Já tomei efedrina. Me fez um mal.lascado. taquicardia, tremedeira e palpitação. O pior é que foi a longo prazo.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽