Faz Mal Comer Banana com Febre?

Especialista:
atualizado em 29/01/2020

Veja se, mesmo sendo uma fruta tão nutritiva, é verdade que faz mal comer banana com febre por algum motivo ou se não precisamos nos preocupar com esse mito.

Conhecida como rica em potássio, a banana também fornece carboidratos, fibras, magnésio, cobre, manganês, vitamina B6, vitamina C e antioxidantes. Aproveite e confira todos os benefícios da banana para a saúde e boa forma.

Para quem gosta do alimento e tem esse tipo de dúvida, também vai valer a pena entender se faz mal comer banana à noite.

E então, será que faz mal comer banana com febre?

Há quem diga que não se deve comer banana com febre, alegando que o alimento é pesado para a digestão ou que a fruta não digere tão rapidamente durante o período com febre.

Entretanto, essas afirmações são questionáveis, pois de acordo com a cientista pesquisadora de comportamento humano e animal Charlotte Lillis, a banana é um dos alimentos que costumam ser indicados em casos de náusea, vômito e/ou diarreia, justamente por se tratar de uma comida branda e suave para o estômago.

“As bananas são um ótimo alimento para comer quando se está doente. Elas são fáceis de mastigar e suaves em sabor, mas também fornecem uma quantidade decente de calorias e nutrientes”, defendeu a nutricionista Taylor Jones, em artigo publicado.

A verdade é que a banana pode ser uma das frutas mais úteis para um período febril. De acordo com especialistas, a ingestão do alimento contribui no sentido de repor o potássio perdido na diarreia, transpiração ou vômito que podem acompanhar um estado de febre.

No mesmo sentido, nutricionistas ressaltam que, ao mesmo tempo em que são um alimento de fácil digestão, as bananas são alimentos ricos em potássio, um nutriente que costuma ser diminuído durante ataques de diarreia, transpiração ou vômito.

Outro grande benefício das bananas são as fibras solúveis que elas contêm. Se você tem diarreia, as bananas são um dos melhores alimentos que você pode comer porque a fibra pode ajudar a aliviar a diarreia.

Os antioxidantes

As frutas e os vegetais são excelentes fontes de antioxidantes alimentares e as bananas não são exceção. Elas contêm diversos tipos de antioxidantes potentes, incluindo dopamina e catequinas.

Os antioxidantes podem auxiliar a manter o sistema imunológico fortalecido. Especialistas explicam que os antioxidantes auxiliam a proteger o organismo pois atingem os maléficos radicais livres, compostos conhecidos por causar danos a diversas partes do nosso corpo como as membranas celulares.

Os antioxidantes são nutrientes que bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres, cujo acúmulo ao longo do tempo é amplamente responsável pelo processo de envelhecimento.

Os radicais livres também podem exercer um papel no desenvolvimento de problemas de saúde como câncer, doença no coração e artrite, informou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Ao combater o poder de destruição dos radicais livres, os antioxidantes podem auxiliar o organismo a se manter saudável ou a se recuperar mais rápido quando o mesmo ficar doente.

A melhor maneira de incluir os antioxidantes na dieta é consumir mais frutas e vegetais. A maioria das organizações da área da saúde recomenda ingerir entre seis a nove porções de frutas e vegetais diariamente. Aproveite e conheça mais alimentos ricos em antioxidantes.

No entanto, vale registrar que embora existam boas evidências de que consumir uma dieta com muitas frutas e vegetais seja saudável e diminua os riscos de ter certas doenças, não está claro se isso ocorre devido aos antioxidantes, às outras substâncias presentes nos alimentos ou outros fatores. De qualquer forma, o recado que fica é que comer mais frutas e vegetais é algo importantíssimo para se manter uma boa saúde.

Além disso, precisamos ressaltar que o que está sendo afirmado não é que basta comer banana, outra fruta e/ou vegetais para curar uma febre, mas sim que seguir regularmente uma dieta saudável composta por esses alimentos é importante para o fortalecimento do sistema imunológico e, consequentemente, para uma prevenção e combate mais efetivo a essas doenças.

Conheça a origem da sua febre

Quando analisamos se é verdade que faz mal comer banana com febre, não podemos deixar de abordar a importância de descobrir o que pode estar provocando o sintoma, principalmente quando ele não diminui ou não cessa.

Isso porque a febre consiste em um aumento temporário da temperatura do corpo, geralmente em decorrência de uma doença, e é um indicativo de que algo fora do normal está acontecendo com o organismo.

A febre pode ser causada por um problema viral como a gripe, mas também pode ser sintoma de infecção bacteriana, exaustão do calor, certos problemas inflamatórios como a artrite reumatoide e um tumor maligno.

Determinados medicamentos como os antibióticos, os remédios para tratar pressão alta e os medicamentos para convulsão e algumas imunizações como as vacinas da difteria, do tétano e a pneumocócica são outros fatores que podem provocar a febre ou a elevação da temperatura corporal.

Portanto, principalmente se a sua febre persiste sem diminuir ou cessar e vem acompanhada de outros sintomas, é fundamental que você marque uma consulta médica para verificar se ela não é indicativo de algum problema de saúde e começar prontamente o tratamento necessário, caso uma condição seja diagnosticada.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que faz mal comer banana com febre? Costuma consumir banana na sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário